Marrocos # 7 Fim de roteiro, ‘inchallá’

Marrocos # 7 Fim de roteiro, ‘inchallá’

Marrocos, 17 Junho 2011
Dia 7 # Zagora – Ouazazarte – Marraquexe

Eu vou, eu vou pelas montanhas eu vou… Viagem de regresso a Ouarzazate e daqui para Marraquexe. A aventura estava quase a acabar e neste dia não há mesmo nada que deva acrescentar senão começo a ficar enjoada das curvas outra vez!

DSC02412

Marrocos, 18 Junho 2011
Dia 8 # Marraquexe – Porto – Lisboa

O último dia foi para fazer umas comprinhas de última hora. Sei lá…ervas para fazer um chá quando chegássemos a casa, por exemplo. “Comprinhas” foi, de resto, uma actividade bastante apreciada nesta viagem. Nunca consegui mostrar aqui fotos decentes do comércio, de como as coisas estão à venda das ruas porque eles pedem-nos dinheiro sempre que temos a máquina mesmo apontada, sendo que acabava sempre por ir um de nós fazer uma pose num sítio qualquer para mostrar que vimos uma cobra amestrada ou um macaco às cavalitas.

Já depois de almoço mantivemo-nos no hotel e tivemos um último contacto com o senhor que lá trabalhava que nos falou durante algumas horas sobre a vida deles.Os ordenados, as casas, os trabalhos, os turistas… e ele questionou também sobre Portugal.
Chegámos ao Porto já tarde e esfomeados. Depois de sete dias a comer aquelas coisas a francesinha teve mesmo o papel principal…

É tempo de reflexão. Para ver uma cultura absolutamente diferente é o ideal e é bom para enriquecer aquilo que concebemos sobre o mundo. Gostei de ver as ruas, a arquitectura dos edifícios. As roupas. As coisas a que a eles dão valor. As coisas que não lhes dizem nada. O ambiente. A Língua. Os cheiros, as cores, os sabores. A diversidade, a confusão, o caos. O medo. A diversão. Não se vê nada assim aqui. Há pessoas boas e más em todo o lado, mas isso eu já sabia. Sofri um choque cultural mas acho que era essa a ideia.

DSC02417
Hotel Central Palace, Marraquexe

 

Deixe uma resposta