Para mim não existe calor a mais. Nunca está um calor insuportável e quanto mais sol melhor! Nestes dias, não existem almoços de família, só se for na praia. Não existem corridas, só se for na praia. Não existem limpezas, excepto sacudir a toalha de praia. Não existem compras, só se for aos senhores que andam a vender na praia. Desmarquem tudo, vamos para a praia!

São dias tão simples, os dias de calor. Uns calções, uma camisola. Chinelos nos pés. São dias leves estes. Sem preocupações. Vamos então refletir sobre  que realmente interessa:

A toalha: Eu sou uma pessoa que gosta de ver as toalhas de praia todas alinhadas. A família ali toda, uns na fila de cima outros na fila de baixo. Assim mesmo uns a dar com os pés na cara dos outros, uma maravilha. Mas melhor ainda é quando me começo aperceber que o sol já está do outro lado e então “obrigo” toda a gente a virar as toalhas ora mais para a esquerda ora mais para a direita. A certa altura do dia isto começa a acontecer de dez em dez minutos à medida que o sol vai baixando. Tudo por um bronzeado mais uniforme! Recentemente surgiu a moda das toalhas grandes e redondas o que estraga esta bonita visão de toalhas alinhadas, mas no entanto protege da areia alheia em cima de nós e ainda permite que sejamos nós a rodar e não a toalha. Interessante, muito interessante!

A mala: Na teoria devíamos levar para a praia uma mala de viagem com dez kg e com rodinhas. É o protetor 50+ para a cara. É o protetor de corpo. É o protetor para os lábios. É o bronzeador, é o óleo do cabelo, é o pente, é a fita do cabelo e o elástico, é um espelho, é uma almofada, o livro, é o baralho de cartas, as raquetes, os óculos de sol, a carteira, o telemóvel e o carregador, a toalha, um colchão de ar, uff. E depois quantas destas coisas vamos efetivamente usar? Exato, uma, a toalha! (Ok, o protetor também convém.) Mas ainda assim, vai uma pessoa a ganhar músculo pelo caminho até à praia para não usar nada. Está certo.

A marmita: Ah este verão é que é. Vamos comer saudável nas férias. Vamos preparar saladas com rúcula e abacate. Vamos comer fruta e cenouras em palitos para manter um bronzeado bonito. Não, isto não vai acontecer. Vamos levar sandes e batatas fritas. Vamos beber sumos calóricos e caipirinhas cheias de açúcar. E sim, vamos comer o raio da bola de berlim (se houver com chocolate é essa mesmo).

Ah, um ano inteiro à espera de sol e cheiro a mar. Não percamos mais tempo. Encontramo-nos no areal!