Halloween: Trick or Treat?

Halloween: Trick or Treat?

É hoje. Dia das bruxas. Dia do preto, do roxo e do cor-de-laranja. É hoje que as abóboras ganham feições humanas. É dia do susto. Pena eu não achar grande piada a máscaras.

No dia 1 de Novembro institui-se feriado para recordar os entes falecidos. Diz a história que na noite de dia 31 de Outubro o povo celta acreditava que os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse das almas vivas. Por isso mesmo surgiram as fantasias e os enfeites nas casas com caveiras e teias de aranha, ratos ou morcegos, para assustar esses espíritos. Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a idade média passando assim a ser chamado de dia das bruxas.

Em Portugal não acho que faça sentido esta tradição. Ao nível da máscara e da fantasia já bem basta a forma como comemoramos o carnaval, mas hoje em dia já se organizam festas dignas de Hollywood para comemorar o Halloween. Até mesmo os miúdos vão disfarçados de zombies para a escola. É pena eu não gostar de disfarces. Até sou capaz de pôr um modelito, mas nunca gostei de meter perucas no cabelo e muito menos máscaras e pinturas na cara.

Nos EUA comemoram isto efusivamente. Adultos e crianças seguem à risca as fantasias e as decorações em suas casas. Mas cabe às crianças a parte mais gira, a meu ver é mesmo a única. As crianças reúnem-se em grupos e tocam às campainhas dos vizinhos dizendo “Trick or Treat?”

E esta é mesmo a única parte que acho que posso aproveitar deste festejo. Nunca fui à casa de ninguém pedir doces. Devia ter ido, agora com esta idade já ninguém acharia engraçado. Há coisas que só são permitidas às crianças. Crescer é, de facto, chato. No último “Doçura ou Travessura” que me calhou à porta eu só tinha bolachas de água e sal. Muito triste. Resolvi então providenciar mantimentos desta vez. Comprei doces. Muitos doces. Para dar aos miúdos disfarçados de bruxas que me apareçam à porta. No fundo desejo muito que não apareça ninguém para eu poder comer o que comprei. Isto sim, é uma atitude digna de uma verdadeira bruxa.

1 Comente

  • Ellie
    31 Outubro, 2016 12:58

    Nunca liguei muito a esta época, mas adoro o feriado a seguir :p

Deixe uma resposta