Todos os anos existem aqueles anúncios tão bem feitos que nos ficam na memória para sempre. Uns mais comoventes, outros mais engraçados. Mas todos com histórias giras e músicas que nos ficam no ouvido.

Passamos a vida a reclamar do excesso de publicidade que passa nos intervalos dos programas que mais gostamos. Mas depois andamos o dia todo a cantarolar aquela música sem sentido nenhum. Como aquela do anúncio ao detergente das sanitas ou aquele da vaca que ri.

No Natal há anúncios brilhantes, mesmo giros. Este aqui só vi na internet e é de uma rede de supermercados alemã. Não tem a ver com nenhum produto em si. Tem a mensagem mais forte que pode haver nesta época de natal e é o meu preferido deste ano:

Depois há este do licor beirão que mais do que fazer publicidade a uma marca está a fazer publicidade e a promover a solidariedade. De uma forma super criativa o licor beirão quer deixar as pessoas que recebem presentes que não gostam mais satisfeitas trocando esse presente por beirão. Ao mesmo tempo uma instituição recebe a nossa prenda. O que nós não gostamos pode fazer falta a alguém. Eu normalmente não gosto de trocar presentes mas esta é ideia, pela mensagem em si, é tudo de bom.

Este anúncio não é muito o meu género. É um bocado lamechas. Mas achei que estava mais um filme bem feito do que propriamente um anúncio. Tem o produto lá no meio de uma forma muito sublime, porque no fundo já não queremos saber dele, só queremos saber o que vai acontecer com as personagens da história.

Este do MEO não passa mensagem nenhuma de especial. É mesmo só publicidade ao produto. Mas é muito divertido por ir buscar uma pessoa tão adorada pelos portugueses e um filme que não há ninguém que não tenha visto na vida.

Este anúncio foi o meu preferido do ano passado. A mensagem é mesmo bonita e nesta altura do natal faz mesmo sentido. Adorei. Bravo senhores publicitários!

E estes são mais antigos, mas ainda se lembram? Anúncios e natal que são verdadeiros musicais!

Por fim, não posso deixar de falar daquele que é o melhor anúncio de sempre. Um clássico. E passem os anos que passarem, venham os anúncios que vierem, este é o tal. Vá lá, sabemos as falas de cor, não é? Bravo Ambrósio!