Sou uma pessoa um bocado para o esquisita do que toca à comida. Mas nada temam que eu consigo alimentar-me. Aliás, para mim eu como tudo o que é normal, as outras pessoas é que não. Eu até acho que os outros é que são esquisitos.

No que respeita ao Natal a coisa funciona muito bem. Lá está, na minha visão. Não passo fome e como muita porcaria e isso é que é importante. Vou debitar para aqui alguns dos meus gostos nesta época e sobretudo as minhas particularidades. No final, tenho a certeza não vou estar sozinha. Mas preparem-se. Isto não vai ser fácil.

Jantar de Natal

Gosto de uma mesa bonita. Com aquele serviço que nunca se pode usar. Só no Natal. Nunca percebi isto. Ter coisas para usar só em determinada ocasião. Sempre disse à minha mãe que devíamos usar mais vezes. Bom, adiante. Para mim tem que haver sempre umas tâmaras com bacon de entrada mas dispenso os queijinhos. Odeio queijo. Nem percebo como é que isso é uma entrada. Para mim só serve para fazer sandes mistas. Depois bacalhau, sim senhora, como manda a tradição. Gosto de bacalhau de todas as formas. Agora não me venham com as couves e com as batatas cozidas. Odeio tudo o que são folhas verdes. São folhas, não são para comer. E a batata…bom eu não gosto de batata. Sinto-me um pouco sozinha no mundo mas odeio batata porque é mole. Só gosto fritas e mesmo assim é a custo. Portanto vamos lá saber o que é que eu como a acompanhar a posta de bacalhau. Ovo cozido. Mas só a parte branca. Detesto a parte amarela porque é mole. Lá está odeio coisas moles, pronto. Eu disse que isto não ia ser fácil. De há uns anos para cá passei a acrescentar grão no meu prato. Gosto e sempre fica mais composto. Mais ninguém à mesa come. Dizem que não é de natal. Esquisitos!

Almoço do dia de natal

Perú está muito bem. Gosto muito. Mas não me venham agora com as batatas assadas. Por amor à santa. Outra vez batatas? Ora cozidas, ora assadas, tudo mole! Como com arroz ou salada e vai bem. Vêem? Eu disse que não morria à fome. Pelo contrário há é ainda mais comida.

Jantar do dia de Natal

Bonito serviço aquela misturada toda que fazem com os restos do bacalhau e das couves e dessas coisas todas. Chama-se Roupa Velha. Conhecem? Tudo bem quanto a comer restos. Eu gosto de restos. Mas vamos tentar não misturá-los todos ok? Como o resto do bacalhau. O resto do Perú e do arroz. Mas tudo em doses separadas se não for incomodar muito.

Sobremesa

Então é a aletria não é? Não gosto. Massa doce? Não acho isso bem. Eu adoro massa de todas as formas menos doce. Portanto vou para o arroz. Arroz doce é que é. #teamarrozdoce. Depois também gosto de cheesecake, mousse de chocolate e pudim. Neste aspecto a coisa dá-se. Ah e ananás. Lá em casa também se costuma comer ananás. Ou abacaxi. Gosto!

Doces de Natal

Ora aqui neste departamento vamos lá ver o que é que se safa. Gosto de coscorões. Mas estaladiços. Com massa fininha. Com açúcar e canela. Manda a tradição que na noite de dia 23 eu e a minha família passemos um bom bocado a amassar, esticar e fritar. É aqui que começa o natal para mim. Esta é a melhor receita. A verdadeira.  Depois gosto das fatias douradas da minha mãe porque ela sabe como é que são boas. Eu gosto que fiquem secas. Portanto não se pode molhar demasiado no leite (para não ficarem molengas estão a ver?) e depois por causa disso mais ninguém come. Eu não digo que são todos uns esquisitos? Não faz mal. São boas. Por fim temos o bolo rei que tem uma massa excelente mas umas frutas horríveis. Portanto passo ali uma boa meia hora a esburacar o bolo para tirar as frutas. Eu sei que há bolo rainha mas não é a mesma coisa. De resto sonhos e azevias e coisas desse gênero não gosto. Tenho que deixar alguma coisa para as outras pessoas comerem.

E então… vamos comer? Hoje é dia de comer!