bolo saudável de banana e mirtilos

Ah, segunda-feira outra vez. Haja muita força nesta hora. Ontem foi dia de preparar marmitas e organizar a semana. Não aguento pensar todos os dias em comidas diferentes e andar a cozinhar a semana toda. Já não posso nem sequer com o pequeno almoço e com aquelas torradas e cereais todos os dias. Então, deixei já preparado o pequeno-almoço também e trouxe-vos a receita do bolo saudável de banana e mirtilos que fiz.

Aprendi no Brunch das Princesas com a Catarina Beato. O bolo de banana e mirtilos que sabe bem e não faz mal. Mas, uma característica minha, ficam a saber, é não conseguir seguir uma receita e alterar sempre alguma coisa. Seja nas medidas ou nos ingredientes (não liguem).

Ingredientes para a receita do bolo saudável de banana e mirtilos:

  • Uma caneca e meia de farinha de aveia
  • Meia caneca de iogurte simples (eu usei um syrk inteiro)
  • Um terço de caneca de mel
  • Uma colher de bicarbonato de sódio (eu não tinha e portanto não meti)
  • Três bananas
  • Uma colher de sopa de essência de baunilha (eu usei aroma)
  • Uma mão cheia de mirtilos

Juntar tudo na batedeira e deixar os mirtilos para o fim que são apenas envolvidos, com cuidado, com uma colher. Deitar o preparado numa forma de bolo inglês forrado com papel vegetal (lá está, eu não tinha e tive que fazer batota e untar com manteiga de emergência). Vai ao forno por 50 minutos a 180 graus.

Este é um bolo saudável porquê?

Este bolo saudável de banana e mirtilos não leva nem farinha, nem ovos nem açúcar. Imaginem! Será possível saber bem? Só é possível. O bolo é perfeito e doce. Reparem, a aveia (que eu comprei em farinha, mas também podem triturar aveia em flocos, se quiserem) funciona como o substituto da farinha que vai dar consistência ao bolo e nos vai fazer ficar sem fome durante um bom tempo porque nos enche a barriguinha. E a banana funciona como o açúcar porque é aquilo que nos vai dar o doce ao bolo. Desta forma, aveia e banana funcionam muito bem juntas e eu sou muito fã, vejam aqui, por exemplo, a receita das panquecas que eu como antes de ir correr.

O bolo fica com uma consistência perfeita e rija, tanto dá para comer à mão como para servir com garfo e faca. Experimentem! Desejo a todos boas comidinhas e uma boa semana.