Escapadas para jantar a meio da semana é assim das melhores coisinhas que podem acontecer. Quando saímos do trabalho cansadíssimos e não há nada para jantar, tão a ver, né? Vamos jantar fora? Vamos, mas hoje só a malta do norte é que pode!

O Norte é um restaurante em Santa Maria da Feira. Mas é um sonho antigo que eu tive oportunidade de ver nascer. Tanto ouvi falar dele, desde a sua raiz, que agora que está mais do que instalado no norte do país quis mesmo lá ir ver o resultado. Achei, agora que o vi na minha visita ao Porto, que era um sinal claro de que os sonhos podem ser reais e bem sucedidos com a ajuda do trabalho.

A decoração está tão gira, pah. As mesas e cadeiras não são todas iguais e os quadros nas paredes não têm nada a ver com nada e isso é para mim o pormenor mais interessante. É uma decoração desafiante, porque não é toda a gente que é capaz de desalinhar assim as coisas, estão a ver? Mas isso é o que o faz ser fresco, moderno e confortável.

O staff é muito competente. Não é sempre que somos atendidos com um sorriso. Até dá gosto. A comida é muito bem confeccionada. Tem as típicas francesinhas lá da terra, mas depois inova e apresenta uma francesinha com camarão, por exemplo. O bife à casa é o que eu recomendo porque foi o que eu comi. E comi tudo!

Mas a minha perdição são as entradas. Lá eles servem umas belas tábuas com presuntos, chouriços, queijos e todas essas coisas belas. Depois, calma, que as sobremesas batem tudo. Eu provei esta aqui. Cheesecake de maracujá. Já tenho saudades. Dá para encomendar para Lisboa?

Deixei o melhor para o fim. Senhores e senhoras apreciadores de cerveja este é o vosso spot. É assim, muito se tem ouvido falar de cervejas artesanais. Muito se tem visto cervejas novas a brotar por aí. Mas não estão a perceber. Aqui há todas. Tudo o que é novidade. O grande excilibris do “Norte” é a carta de cervejas. Há cervejas até para quem não gosta. Eu não gosto e bebi. Cervejas fortes, suaves, frutadas… para o homem de barba rija, para o menino e para a menina. É provar gente!