O dia “F”

O dia “F”

Fátima. Futebol. Festival. O país viveu ontem o dia “F”, o dia Feliz.

Há dias em que não acontece nada. E depois há coincidências felizes. Ontem o dia não teve um acontecimento, teve três. Podemos dizer o que quisermos do nosso país mas ninguém nega que Portugal é um país de luta e força. Os portugueses são guerreiros. São unidos por causas. Já vimos isso. E são acima de tudo orgulhosos da sua condição de portugueses. O país pequeno. Que é tão grande em emoções.

Fátima: A mim a religião não me move, admito, mas reconheço que a religião faz parte da tradição portuguesa. Sejamos mais ou menos crentes, acreditemos mais ou menos nos valores da igreja Portugal é um pais de fé. E a fé é como a razão, cada um tem a sua. No centenário das aparições de Fátima, o Papa veio a Portugal e encheu Fátima de gente.

Futebol: o desporto move mundos e é um despertador de emoções fervilhante. O futebol é capaz de mover Portugal e o facto de nos juntarmos todos em torno de uma bola é uma coisa impressionante. Ontem o Benfica voltou a juntar pessoas na Rotunda do Marquês. E o Benfica é o maior clube de Portugal. E o Benfica é tetra campeão. Estou a ser tendenciosa? Estou. Eu sou benfiquista e fui à festa, pois está claro!

Festival: A música também é uma coisa bem portuguesa ou não fosse o nosso Fado património. Ontem um português a cantar na nossa língua ganhou aquilo que há anos andámos a tentar. Portugal ganhou o Festival da Canção pela voz do Salvador Sobral e com a letra da irmã Luísa Sobral. Parabéns. Aqui mais uma vez não interessa se gostamos ou não. Eu confesso que gosto da música e da voz do Salvador mas estranho um pouco a sua interpretação. Contudo, sei que foi por essa diferença genuína que ele ganhou. E ainda bem.

Portugal é fé, é futebol, é festival. Portugal acredita, une-se e emociona-se junto. Portugal canta, encanta, sorri, chora. E ganha. Portugal somos todos. Parabéns Portugal.

2 Comentários

  • Raquel
    15 Maio, 2017 16:59

    Estive mais a par do festival da canção. :) Foi excelente!

  • Melhor Amiga
    16 Maio, 2017 11:30

    Foi um grande dia…

Deixe uma resposta