Clube de leitura

Clube de leitura

Eu costumo ler. Tenho sempre um livro na mesa de cabeceira, como se costuma dizer, e outros tantos na estante em fila de espera pela ordem que os quero ler. E mesmo assim consigo ter muitos mais na mira que quero comprar. 

Já vos falei aqui das minhas taras e manias com os livros. Se há pessoa com esquisitice aguda sou eu, de certeza. A verdade é que desde que me mudei para a minha casa tenho lido menos. Parecendo que não, dava imenso jeito que a minha mãe fizesse o jantar enquanto eu estava esparramada na cama a ler. Hoje em dia o facto de ter que estender e apanhar a roupa ou controlar se o frango não queima tem retardado um pouco as minhas leituras. Mas calma nessa hora que eu continuo a ler. Menos, mas leio.

Por isso vi na iniciativa da Sónia Morais Santos, do blog Cocó na fralda, uma excelente oportunidade de falar sobre as coisas que leio. A ideia é que, mensalmente, um grupo de pessoas se junte para falar de um livro que se comprometeu a ler. Ora isto para além de ser um compromisso que nos obriga a ler mais (quer dizer, também ninguém vem atrás de nós com um pau, se formos a meio do livro podemos ir na mesma) é também benéfico para descobrir novas literaturas e potenciar as relações pessoais.

Lá fui experimentar. (Já vi que eu estou virada para sair fora da minha caixa este mês.) E, olhem adorei. Sentados em rodinha o convívio fez-se à boleia das histórias que os livros nos contam. À medida que nos íamos envolvendo com personagens, paisagens literárias e páginas de livros velhos e novos fui-me apercebendo de como estava a ser bom falar com pessoas desconhecidas das coisas que nos unem. Olhem que no meio da correria da vida atarefada de todos nós, pessoas terem interesse e disponibilidade para se juntarem a falar sobre livros é totalmente incrível. Eu acho!

Foi um final de tarde despretensioso, saudável e inteligente. Porque as pessoas e os livros acrescentam sempre mais alguma coisa cá dentro. Estejam atentos que vem aí mais. A Sónia (que é uma querida e tão genuína como vemos no blog, é impressionante) vai publicar em breve a data do próximo Clube de Leitura. Vou já escolhendo o livro, tenho só cerca de…vinte e três à espera.

E vocês o que estão a ler? Têm interesse neste tipo de encontros? Vamos ao próximo?

6 Comentários

  • Ellie
    29 Junho, 2017 13:32

    Já a alguns anos que sou uma verdadeira bookaholic e tal como tu; tenho um livro na cabeceira e uma data deles à espera. Este ano a minha meta no goodreads (se não conheces aconselho a ires espreitar 😉 ) é ler 51 livros. O ano passado foi 50 e atingi a meta.
    Por acaso nunca fui a um clube de leitura e duvido que tal coisa haja por estes lados, o que é pena.

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2017 14:55

      Nunca contei os livros que li, que giro. Para o próximo ano também hei-de ter uma meta dessas! 50 é muito bom, grande leitora!

  • Joana
    29 Junho, 2017 13:53

    Muito fixe! Por acaso também acabei de fazer um post sobre os 10 livros que quero ler este Verão. Já li o ”Mister Gregory” da imagem, e adorei!
    Pena é o encontro ser em Lisboa, senão ia de certeza! Mas estou ansiosa por saber qual o livro que vais escolher!
    Beijinhos,
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2017 14:28

      Joana, vou espreitar essa lista de 10 livros. Não meti aqui o livro que eu escolhi porque era um post sobre o evento mesmo. Vai sair no post de amanhã, o livro que eu li. Beijinhos

  • Filipa M.
    29 Junho, 2017 19:20

    Já pensei em ir das vezes anteriores mas nunca conseguir. Acho que vai ser desta! Vemo-nos por lá? 😉

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2017 22:31

      Na próxima data estarei a trabalhar àquela hora :( mas em setembro volta!

Deixe uma resposta