Eu costumo ler. Tenho sempre um livro na mesa de cabeceira, como se costuma dizer, e outros tantos na estante em fila de espera pela ordem que os quero ler. E mesmo assim consigo ter muitos mais na mira que quero comprar. 

Já vos falei aqui das minhas taras e manias com os livros. Se há pessoa com esquisitice aguda sou eu, de certeza. A verdade é que desde que me mudei para a minha casa tenho lido menos. Parecendo que não, dava imenso jeito que a minha mãe fizesse o jantar enquanto eu estava esparramada na cama a ler. Hoje em dia o facto de ter que estender e apanhar a roupa ou controlar se o frango não queima tem retardado um pouco as minhas leituras. Mas calma nessa hora que eu continuo a ler. Menos, mas leio.

Por isso vi na iniciativa da Sónia Morais Santos, do blog Cocó na fralda, uma excelente oportunidade de falar sobre as coisas que leio. A ideia é que, mensalmente, um grupo de pessoas se junte para falar de um livro que se comprometeu a ler. Ora isto para além de ser um compromisso que nos obriga a ler mais (quer dizer, também ninguém vem atrás de nós com um pau, se formos a meio do livro podemos ir na mesma) é também benéfico para descobrir novas literaturas e potenciar as relações pessoais.

Lá fui experimentar. (Já vi que eu estou virada para sair fora da minha caixa este mês.) E, olhem adorei. Sentados em rodinha o convívio fez-se à boleia das histórias que os livros nos contam. À medida que nos íamos envolvendo com personagens, paisagens literárias e páginas de livros velhos e novos fui-me apercebendo de como estava a ser bom falar com pessoas desconhecidas das coisas que nos unem. Olhem que no meio da correria da vida atarefada de todos nós, pessoas terem interesse e disponibilidade para se juntarem a falar sobre livros é totalmente incrível. Eu acho!

Foi um final de tarde despretensioso, saudável e inteligente. Porque as pessoas e os livros acrescentam sempre mais alguma coisa cá dentro. Estejam atentos que vem aí mais. A Sónia (que é uma querida e tão genuína como vemos no blog, é impressionante) vai publicar em breve a data do próximo Clube de Leitura. Vou já escolhendo o livro, tenho só cerca de…vinte e três à espera.

E vocês o que estão a ler? Têm interesse neste tipo de encontros? Vamos ao próximo?