Palavras quase perfeitas # resiliência

Palavras quase perfeitas # resiliência

Esta foi de todas as palavras, até agora, a mais difícil. Tive mesmo de ir recolher alguma sabedoria ao dicionário para poder escrever com mais certezas. Optei então por começar dando-vos a vocês também a definição de resiliência. 

A resiliência é a nossa capacidade de ultrapassar problemas, de nos adaptarmos a mudanças, de passar por cima de adversidades que nos aparecem à frente e de lidar com a pressão encontrando soluções e estratégias. E foi uma bonita palavra para este final de Junho, o adorado.

Ao contrário da esperança que mesmo escondida, e a actuar de modo meio secreto, está sempre presente, a resiliência aparece em situações limite. A resiliência é uma espécie de teste a nós mesmos. É em momentos de aperto que nos apercebemos da capacidade que temos. Como já disse aqui não há nada que não sejamos capazes de fazer porque nós somos mais fortes do que pensamos. Aquilo que demoramos tempos infinitos a dizer que não conseguimos, vamos conseguir quando chegar a altura de termos mesmo de o fazer. Porque o que tem que ser tem muita força.

Vamos então imaginar uma ponte suspensa. Por onde nós precisamos de passar para chegar ao outro lado. A ponte vai abanar um pouco porque há condições adversas mas nós precisamos de manter o nosso equilíbrio intacto para chegar ao outro lado, ultrapassando o medo da ponte suspensa. Em diversas fases da vida vamos passando pontes. E isso, percebo agora, deve-se à nossa resiliência.

 

Para verem outros textos do desafio visitem o blog da Cris Loureiro, o a vida não tem que ser perfeita.

 

6 Comentários

  • The Brunette’s Tofu
    28 Junho, 2017 11:17

    Adoro pesquisar essas palavras. Mas normalmente faço-o em Inglês. As minhas favoritas são ethereal, ineffable, logophile, redamancy, ailurophile, wanderlust.

    • Andreia Moita
      28 Junho, 2017 11:42

      Gostei dessa ideia de procurar palavras em inglês. Há pouco tempo dei com a palavra wanderlust e é curioso que a tenhas mencionado agora, realmente…h´+a coisas… É a minha preferida e a que me melhor me define em conjunto com a logophile. Obrigada por me mostrares palavras e desafios novos Raquel. Beijinho :)

  • Cris Loureiro
    28 Junho, 2017 14:49

    Que bom que o desafio acabou por te dar a conhecer mais profundamente a resiliência… realmente, tal como a esperança, elas estão sempre connosco, actuando quando mais precisamos delas 😉

    Beijinhos
    Cris
    blogfacebookbloglovin instagram loja

  • Chic’ Ana
    29 Junho, 2017 10:18

    Gostei mesmo muito da interpretação! =)
    Beijinhos

    • Andreia Moita
      29 Junho, 2017 11:45

      Obrigada. Deu-me muito prazer descobrir esta palavra e fez-me muito sentido o que ela significa. Bjs

  • O Cantinho da Fia
    7 Julho, 2017 21:21

    Nunca tinha pensado nisso, mas sim, a resiliência está em stand by em nós e só fica ‘on’ quando precisamos de ultrapassar adversidades.
    Gostei muito da tua interpretação.
    Beijinho

Deixe uma resposta