Páginas salteadas

Páginas salteadas

Todas as histórias bonitas deviam começar com “era uma vez”. Porque nos habituámos a ouvir essa expressão nas histórias de encantar. E porque associamos essa frase a finais felizes. Quero que esta história que vos vou contar a seguir também seja de encantar e que sobretudo nos faça felizes. Portanto, tentem ouvir os sinos e… “Era uma vez, 

quatro miúdas inspiradas pelos cabelos ao vento, pela magia das palavras, pelo conforto de um brunch, pelas gargalhadas que enchem retratos e pelo poder das amizades que nascem em tardes de conversas demoradas, onde os relógios não despertam. As miúdas têm ares descontraídos, leveza nos olhares, sorrisos fáceis e muita vontade de criar. E é então num dia quentinho, numa conversa simples sobre dicas para fazer panquecas (daquelas empilhadas e gorduchas, que aparecem nos filmes) que surge a ideia do projecto que nasce hoje.

O Páginas Salteadas é um projecto de quatro bloggers que não passam sem ler e que adoram os prazeres de uma boa comida. Por isso sem serem bloggers de culinária vão aliar a alegria que é ler um bom livro à loucura que é inventar receitas. Todos os meses vão escolher um livro (que será de várias áreas do conhecimento menos de culinária) e todos as semanas vão criar receitas com base nas emoções que aquele livro lhes despertou. Quando lemos formam-se nas nossas mentes não só as caraterísticas físicas das personagens, não só os espaços descritos. Formam-se também cheiros, sabores ou texturas. Eu por exemplo gostava imenso de comer o bolo que tanto chamou a Alice dizendo-lhe “come-me”. Ou a torta de pêssegos que a Branca de Neve preparou na casa dos anões antes de a bruxa lhe oferecer a maçã envenenada. Se bem me lembro nunca ninguém chegou a prová-la!

ph lucielu
ph lucielu
O desafio começa já amanhã no blog da Joana, o Às Cavalitas do Vento. Uma menina graciosa na sua forma de despertar emoções e comunicar. Há ali uma magia transparente, um certo clima místico e de bem estar quando se está com ela. Uma sonhadora e inspiradora na forma de caminhar pela sua vida que quer encher de ninhos e de luz. Na próxima segunda, dia 17, será a vez de provarmos a receita da Catarina, sobre o mesmo livro, no blog Joan of July. A Catarina é uma pessoa carregada de força de vontade. É inteligente e suave na forma estar e falar. Há um certo conforto quando se está com ela e a mim tem me feito ver, ainda que sem se aperceber, que os sonhos concretizam-se e são para viver acordados. Que nós somos capazes, sim senhora. Na terceira segunda feira do mês o desafio está a cargo da Vânia, do Lolly Taste que tem a alegria na sua forma mais genuína de ser. As suas expressões trespassam tanta energia que eu sinto-me em casa com ela. Ela é a pessoa que me mais tem falado e feito pensar em amor-próprio nos últimos tempos. E na última segunda, dia 31, será a minha vez de sujar a cozinha para mostrar o que este livro me fez cozinhar. Quero só ver quem é que vai limpar aquilo depois!

Há triplo desafio aqui. O primeiro é lermos o mesmo livro num mês, o segundo é produzir uma receita inspirada nas cores desse livro e o último é partilhá-las aqui convosco. Não somos bloggers de cozinha. Mas temos tanta vontade de criar, de fazer, de inovar e de provar novos desafios que tem tudo para correr cozer bem. Espero que gostem e nos acompanhem mês após mês e semana após semana.

Dizem que a cozinha só funciona quando colocamos uns pózinhos de amor. Nós vamos tentar colocar também as páginas a saltear e deixar crescer este docinho que já nos é muito querido. Amanhã sai a primeira receita do forno da Joana onde poderão descobrir o livro escolhido para este mês!

Vitória, vitória, começou a nossa história…”

Agradecimento especial: Lúcia, do LucieLu, pelo carinho e pela capacidade de nos ver através da lente

7 Comentários

  • Susana
    9 Julho, 2017 17:18

    Cá vos aguardo e… parabéns pela iniciativa! Parece-me ótima, mesmo no início ❤

  • Joana Silva Rosa
    9 Julho, 2017 20:58

    Fingers crossed para este novo projeto!! Parabéns!! 😃

  • Iris Carvalho
    10 Julho, 2017 8:04

    Ansiosa para ver as receitas e inspirações:) Parabéns! <3

  • Xana Nunes
    10 Julho, 2017 10:18

    Então não é que com este teu post recordei as emoções de infância e fiquei também cheia de vontade de provar a tarte de pêssego da Branca de Neve? :p assim não vale :) Mas desejos de infância à parte, adorei esta vossa ideia e estou ansiosa por recriar todas as vossas receitas :) Um beijinho grande*

    • Andreia Moita
      10 Julho, 2017 14:22

      Opah tão linda que era a tarde de pêssego, e ninguém comeu! Lol beijinhos Xana e obrigada!

  • Joana
    12 Julho, 2017 0:44

    Que projeto bonito! Desejo-vos a maior da sorte, e vou sem dúvida acompanhar!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    • Andreia Moita
      12 Julho, 2017 13:03

      Obrigada Joana. De certeza que vais gostar! Bjo

Deixe uma resposta