A minha praia preferida do Algarve é bem capaz de ser aquela a que já não vou há mais tempo. A praia da Rocha, em Portimão. A seguir é a praia da Galé, em Albufeira. Devem ser as praias de onde tenho as recordações mais bonitas de tardes adolescentes e histórias de pés molhados. 

Já é costume ir para o Algarve em Agosto há alguns anos. E já sei que é a confusão e essas coisas todas que ninguém gosta mas para onde toda a gente vai. Enfim, eu gosto. Apanho sempre um espaço na praia e o mar é de todos. Incomoda-me sim as filas nos restaurantes e supermercados que nos fazem perder imenso tempo, mas avancemos. Vou muito à praia dos Salgados, em Albufeira ou da Rocha Baixinha, em Vilamoura que é a que tem o melhor sunset do Algarve,. Também já visitei a praia da Falésia, a praia da dona Ana, a praia dos Arrifes, a praia de Tavira, a praia de Monte Gordo e a Meia Praia.

2016-08-10 13.54.30

Depois há aquelas praias um bocadinho menos lotadas mas de difícil acesso. Parece que temos de penar para termos depois a recompensa quando lá chegamos, estão a ver? Talvez por isso tenham menos gente. A Praia do Camilo, em Lagos vê-se depois de descer uma longa escadaria. Esta é um pequena praia rodeada de rochas que é o que lhe dá toda a graça.

Praia da Coelha, em Albufeira, por exemplo, é preciso percorrer uma estrada com terra batida até não haver mais espaço para o carro e sermos obrigados a fazer o resto do trilho a pé. Mas isto deixa de interessar a partir do momento que lá chegamos porque esta pequena praia tem o mar mais azul que já vi no Algarve, parece mesmo o mar do caribe. Aquele azul forte e luminoso. 

2016-08-18 16.17.22

Também é preciso descer uma extensa escadaria para chegar à praia da Marinha, em Lagoa. As águas são límpidas e tem passagem para outras praias. Uma de cada lado. Uma delas através de um túnel e outra delas a nado mesmo. Quando a maré está vazia, é mais fácil, como é óbvio. Eu fiz com um colchão e com a máquina fotográfica na mão o que significa que tive de ir de braços no ar o caminho todo, mas com a água pela barriga mais ou menos.

SAM_1774

E vocês já visitaram estas praias? E que outras praias geniais ando eu a perder pelos Algarves?