Páginas Salteadas | Receitas peculiares

Páginas Salteadas | Receitas peculiares

Normalmente não escolhemos temas para as nossas receitas nem definimos assuntos para os nossos livros no Páginas Salteadas. Mas em Outubro sabíamos que queríamos algo relacionado com o Halloween. Mas como somos diferentes, não podia ser assim tão óbvio. Não escolhemos um livro de bruxas nem histórias de fantasmas. Não optamos por nada assustador, só um bocado enigmático. Escolhemos o livro de Ransom Riggs “A casa da senhora Peregrine para crianças peculiares”.

Jacob é um adolescente que cresceu a ouvir as histórias fantásticas do avô. Como qualquer criança entrava no mundo da fantasia e delirava com tudo aquilo. Mas um dia a magia acabou. O avô envelheceu e Jacob cresceu. E as histórias perderam o encanto e passaram a ser só isso, histórias e imaginação. Após a morte do avô Jacob vai ter tempo de descobrir que as coisas que o avô contava talvez não fossem só imaginação da sua cabeça. E se fossem reais?

“Quando era pequeno as histórias fantásticas do vô Portman significavam que era possível levar uma vida mágica. Mesmo depois de deixar de acreditar nelas, continuei a ver alguma magia no meu avô. O facto de ter suportado todos aqueles horrores, de ter vislumbrado o pior da humanidade e de ver a sua vida modificada de forma irreconhecível por causa disso, de ter saído de tudo aquilo como uma pessoa honrada, boa e corajosa que eu sabia que era, isso era magico. Desta forma, não podia acreditar que fosse um mentiroso, um adúltero e mau pai. É que se o vô Portman não era honrado e bom, então eu não estava bem certo de que alguém o pudesse ser”

IMG_3080

Porque é que deixamos de acreditar em histórias quando crescemos? Porque é que deixamos de nos deslumbrar com a fantasia? Desde quando é que crescer é um impeditivo de sonhar? O que eu retiro deste livro é exatamente isto. Não quero deixar de ter os pés na terra e saber qual é a minha realidade, mas não vou deixar que a idade me tire a capacidade de sonhar, de fantasiar, de acreditar. Não deixarei morrer o encanto.

Jacob também não deixou. E perseguiu os caminhos que o avô trilhou na sua infância e juventude e percebeu finalmente que as histórias em que deixou de acreditar, com a idade, não eram só isso. Essas histórias não eram fantasias provocadas por uma doença. Não era delírios da idade avançada. Eram, sim, memórias. E Jacob foi atrás do passado do avô, conheceu as personagens daquelas histórias e voltou a encantar-se por elas. Quando parte em viagem, Jacob encontra as ruínas de um lar para crianças peculiares criado pela senhora Peregrine. Seria possível que as memórias do avô, ainda estivessem vivas passados tantos anos?

“Na noite de terça, grande parte do que pensava saber sobre mim mesmo revelou estar erradae, na manhã de domingo, eu deveria fazer as malas com o meu pai para regressar a casa. Tinha apenas alguns dias para decidir o que fazer. Ficar ou partir – não gostava de nenhuma das opções. Como é que podia ficar alie abandonar tudo o que conhecera? Em contrapartida, depois de tudo o que ficara a saber, como poderia eu voltar a casa?”

Querem saber porque é que Jacob voltou a acreditar nas histórias do avô depois da sua morte? O que descobriu sobre o seu passado de tão mágico e peculiar? E querem saber o que optou Jacob por fazer, ficar lá junto do passado ou partir e viver o presente? O que é o passado e o presente dele, afinal? Têm de ler este livro que nos transporta de volta para contos encantados daqueles que liamos quando éramos mais novos. A mim deu-me um gosto enorme voltar a ler sobre fantasia. Afinal, nunca deixei de acreditar.

IMG_3084

 Receita de scones com mirtilos, compota de abóbora e chocolate quente de Halloween 

Scones com mirtilos

  • 250g de farinha integral
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 3 colheres de sopa de açúcar de coco
  • uma pitada de sal
  • 20g de manteiga derretida
  • 1 chávena de leite
  • 1 ovo
  • Uma mão cheia de mirtilos

Misturar a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. De seguida juntar no centro um ovo, o leite e a manteiga derretida. Mexer até a massa ficar espessa e ser preciso moldá-la com a mão. Formar pequenas bolinhas e colocar dois ou três mirtilos em cada.

scones com mirtilos

IMG_3076

Compota de abóbora

  • Um bocado de abóbora do tamanho de uma mão
  • 5 colheres de sopa de açúcar de coco
  • 2 paus de canela
  • Sumo de uma laranja

Juntar tudo num tacho e deixar cozinhar durante uma hora. Retirar os paus de canela e triturar o resto com a varinha mágica.

IMG_3063

Chocolate quente com gomas

  • Uma tablet de chocolate
  • Chocolate em pó
  • Leite

Derreter a vossa barra de chocolate preferida, adicionar chocolate em pó e leite. Se quiserem engrossar tentem meter um pouco de maizena. Decorar com gomas alusivas ao Halloween como dedos, caveiras ou dentaduras.

chocolate quente de halloween

Explicação da receita

Enquanto estava a ler o livro apeteceu-me muito comer scones e portanto decidi que era isso que ia fazer. Quando os retirei do forno, em formato de pequenas bolinhas, com os mirtilos no meio, pareciam mesmo olhos e encontrei ali o meu elemento de halloween assustador.

O doce de abóbora dispensa apresentações já que a abóbora é a peça de excelência da época. Eu costumo comer os scones ao natural mas se vocês gostarem de adicionar doces, este é o mais apropriado pela esta celebração festiva.

E o chocolate quente, o que faz aqui? Lembrei-me daqueles caldeirões cheios de olhos e patas de rã. Portanto trazendo o mundo de fantasia para a minha realidade decidi-me por um chocolate quente que decorei com gomas.

páginas salteadas

crianças peculiares

“A casa da senhora Peregrine para crianças peculiares” tem uma adaptação ao cinema, feita por Tim Burton, que fiquei com vontade de ver. Além disso, tem uma sequela e eu agora vou querer saber o que aconteceu ao Jacob. Sim porque eu já sei o que ele decidiu, se ir ou ficar. Portanto resta-me saber onde essa decisão o levou.

7 Comentários

  • Green
    9 Outubro, 2017 22:38

    Há muito que tenho curiosidade em ler esse livro e agora fiquei com mais ainda.
    Adorei as tuas receitas de Halloween.

    • Andreia Moita
      10 Outubro, 2017 9:51

      Lê, lê, lê 😉 para trocarmos ideias! Eu tenho de ler os seguintes para saber o que aconteceu, agora tou curiosa! Bjs

  • Joana
    10 Outubro, 2017 0:22

    Meu deus!! És realmente fantástica! É preciso ser tão criativa eheh.
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    • Andreia Moita
      10 Outubro, 2017 9:49

      Ohhh 💛 obrigada. Ainda bem que gostaste, eu adoro fazer isto! Bj

  • Palavra de Bailarina by Joana Duarte
    10 Outubro, 2017 11:09

    Boa! É mesmo esse o próximo livro que vou comprar 🙂 acabei de ler o meu de prateleira do momento e andava já a pensar em qul escolheria. Obrigado! O post está muito original. Beijinhos *

    • Andreia Moita
      10 Outubro, 2017 12:01

      Obrigada Joana! Eu tenho que ir atras do segundo para saber o que o que aconteceu eheh 💛

  • vânia duarte
    25 Outubro, 2017 15:34

    esta receitinha de scones foi direitinha para a minha lista de “tenho de fazer já”. ficaram com tão bom aspecto 🙂 cada dia gosto mais do nosso projecto, é mesmo bonito ver as interpretações de cada uma 🙂

Deixe uma resposta