fazer árvore de natal

Hoje venho falar sobre fazer a árvore de natal. Como se isto fosse realmente alguma ciência ou fosse preciso tirar um curso ou qualquer coisa. Céus, não Nada disso. Mas há realmente algumas questões pertinentes para mim. Bom, talvez sejam mesmo só para mim, porque a fazer árvore de natal é como fazer um bife, cada um faz como quer.

Questões e assuntos pertinentes sobre fazer a árvore de natal

Então vou abordar aqui algumas coisas de extrema importância, vocês vejam bem: o tamanho da árvore (e se é natural ou não); o facto de em vez de uma árvore se optar por outro tipo de item para a substituir; o tipo de enfeites (fitas, bolas, estrelas, botas, renas, bla bla); as cores dos enfeites (o assunto mais relevante para mim); a distribuição dos mesmos e a restante decoração da divisão ou da casa toda (enfim) e por fim o momento de montar a árvore. Vamos a isso.

1.O tamanho (da árvore) importa ou não?

Ora bem. Sim. Para mim o tamanho da árvore importa, ok? Explico já porquê. Então, na minha primeira casa tinha uma sala enorme. Quase um salão. Logo. comprei uma árvore grande que se adequava perfeitamente naquela sala, ficava mesmo perfeita.

Agora na nova casa a sala não é que seja pequena. mas também não é um salão de baile. Portanto, obviamente que a árvore que ficava esplêndida na outra sala fica GIGANTE nesta. Não bate uma coisa com a outra, percebem? Mas eu recusei comprar uma nova já que aquela estava perfeitamente boa e tinha custado meio rim. Portanto, sabem como fazemos a árvore cá em casa? Só montamos metade. Exatamente. Imaginem um cone cortado ao meio. É assim que fazemos. Depois encostamos à parede. Assim como assim nunca se decora a parte de trás quando se encosta a árvore à parede, não é? Neste caso a parte de trás nem sequer existe. A nossa árvore completa ia quase até meio da sala e assim fica perfeita.

2.Árvore artificial ou natural?

Sempre usei árvore artificial, vou vos dizer. Gosto de ver a árvore natural e imagino que cheire muito bem, mas prefiro a convencional porque acho que os enfeites ficam mais bonitos nelas.

3.Substitutos da árvore de natal tradicional

Ah, aqui eu já acho imensa graça. Já vi imensos exemplos possíveis e gosto muito. Acho super criativo e original construir uma árvore de madeira, com colagens, com desenhos, com livros, com luzes, o que seja. Aqui a ideia é que quem não quer montar a árvore possa sentir o espírito do natal na mesma. Há imensas ideias giras e muito simples que eu considero muito engraçadas. Nunca experimentei, mas não me importava, até porque há umas que são a minha cara.

4.Enfeites da árvore de natal

Este item vai dar pano para mangas. Sou muito sensível quanto a este assunto, han?! Primeiro, gosto de mudar os enfeites de ano para ano. O que significa que a menos que crie um grupo de troca de enfeites, em breve terei praticamente uma loja inteira de natal na garagem.

Depois gosto de combinar duas cores e não mil. Entendo totalmente que natal é cor e há árvores maravilhosas todas coloridas, mas a minha não é. Já fiz a árvore com branco e vermelho, prateado e branco, branco e azul, enfim. Este ano decidi que gostava de ter dourado na árvore para combinar com a restante decoração da casa. E aqui entramos noutro ponto que queria trazer para este post. Vocês acham importante (ou interessante) ter os enfeites nos mesmos tons da decoração? Eu nunca achei que sim, mas este ano mudei de ideias e escolhi cores para a árvore que combinassem com a sala.

Em terceiro lugar, eu não gosto de meter a árvore cheia de decorações diferentes. Ou seja, estrelas, bolas, prendinhas, carinhas, botas, pinhas, bonecos, essas coisas… eu gosto de ficar ali pelas bolas e estrelas e tenho especial tendência a escolher tamanhos grandes (por causa do tamanho da árvore).

Para terminar este item (que já vai longo) a distribuição dos enfeites para mim importa muito. Não gosto de colocar tudo à balda. Gosto que as coisas estejam bem organizadas. Se está aqui uma bola pequena prateada não vamos por no ramo imediatamente em baixo outra igual. Não é preciso uma régua (embora fosse boa ideia) mas acontece muitas vezes estar no sofá à noite e olhar para árvore e ir lá trocar um enfeite de sítio porque está demasiado perto do outro.

5. Decorar só a divisão onde está a árvore ou a casa inteira?

Geralmente eu decoro a sala, que é onde a árvore fica, e o hall de entrada. Meto ainda um enfeite na porta do lado de fora. E fica assim. Não é nada exaustivo. É uma vela, uma letreiro, um quadro. Não mudo propriamente a manta do sofá nem as almofadas. Estão a ver a ideia?

6.O momento em si de montar a árvore é um acontecimento

Gosto de fazer de manhã. No primeiro dia de dezembro (nunca fiz antes de Dezembro, é nesse mês que entro no espírito). Gosto de me vestir confortável e colocar músicas de natal, é a partir desse momento que começa oficialmente para mim a época. E depois é ir cantando com um ramo de árvore a fazer de microfone e as luzes a fazer de plumas, dando show.

A nossa árvore de natal diz muito de nós

Se calhar nunca pensaram muito sobre fazer a árvore de natal. Simplesmente vão lá e fazem. Eu antes também era assim, mas agora dei em louca. Gosto de fazer árvores sempre diferentes e acho que é uma arte criativa a forma como a fazemos. Temos que ter orgulho da nossa obra. Como fazem a vossa árvore de natal?