Quando escrevi sobre a liberdade disse que ela era branca. É a cor mais pura da paleta. O senso comum diz que a esperança é verde. E não sei de ninguém que não olhe para a palavra e não imagine uma saia verde, como a do “Felizmente há luar”.

A esperança é o sentimento mais forte que existe. Ou não fosse por causa dela que nos movemos neste mundo. Mesmo que digamos que não. Mesmo que andemos mais tristes. Mesmo que já não acreditemos em grande coisa. Há sempre uma coisa que nos move e é a esperança.

Ela funciona de modo meio secreto, acho eu. Nós às vezes não sabemos que ela lá está. Mas acredito que se andamos para a frente é porque temos esperança. Esperança que alguma coisa vai mudar. Esperança em poder fazer alguma coisa para isso. Esperança em conseguir alcançar o que pretendemos.

Se toda a gente tem sonhos, toda a gente tem esperança também. Esperança em poder alcança-los. E se isto fosse um triângulo a outra ponta é o trabalho. Se tens um sonho e esperança em concretizá-lo trabalho é o que falta para o realizar. Sorte talvez. Mas sem a esperança não se tem grandes sonhos.