Janelas de Lisboa
Passear em Lisboa é das coisas que mais gosto de fazer. Este ano tenho feito mais isso, em dias de sol que não são de praia, e tenho adorado. Sempre gostei desta minha cidade e mais recentemente descobri que gosto de olhar para cima e fotografar. As janelas de Lisboa devem ter muitas histórias para contar. Mas enquanto não as sabemos, podemos inventar.
Vejo tantas cores. Lisboa é uma cidade de cores. De azulejos. De paredes pintadas. De árvores que mascaram a paisagem. Lisboa, além de janelas grandes e desenhadas, tem muitas varandas, bonitas e bem tratadas. Com arranjos de flores que a senhora todos os dias vai regar. Ao contrário de mim ela sabe cuidar das plantas e não as deixa morrer. Imagino-a num ritual. Todas as manhãs depois de tomar um galão e uma torrada, com muita manteiga, ela passa na varanda. Respira o ar da cidade que já conhece há muitos anos. Sim, ela já deve viver ali há muitos anos. Conhece os vizinhos. E o senhor do pão. E é pela manhã que gosta de ir dar água às plantas que aparecerem vistosas na sua varanda.
Depois há o dia-a-dia igual ao nosso. Os dias passados a cuidar da casa. Mas aqui no meu prédio alto nos arredores de Lisboa não há roupas estendidas como há lá nos bairros mais bonitos. Lá na Lisboa antiga vivem sem medos, estendem a sua roupa branca ali mesmo de frente à estrada. E é assim que os turistas olham para nós. Gente espontânea, natural, trabalhadora. Imagino eu, que depois de conversar e abençoar as plantas, a mesma senhora vá buscar o alguidar cheio de roupa molhada que deixou a lavar antes de ir comprar ao pão à mercearia.
E assim se junta a Lisboa antiga, maravilhosa, cheia de gente de gema e histórias coloridas à Lisboa de hoje, renovada e moderna, com espaços revitalizados e turistas carregados de malas pela calçada. Lisboa é hoje uma mistura. E está tão linda assim. Até nas janelas dá para ver.
Maria
É por isto que eu digo que se morasse em Lisboa não me sentiria tão sozinha, porque andava sempre a passear e a descobrir novos locais.
Andreia Moita
De certeza que não estarias sozinha, há muitas histórias em Lisboa! Beijinhos
Xana Nunes
Acreditas que tenho esse mesmo fascínio pelas janelas? Não só de Lisboa, mas no geral 😀 Adoro olhar para elas, pensar no que as pessoas lá de cima pensam quando olham para baixo, e pensar no que as pessoas cá de baixo pensam quando olham la para cima 😀 Um beijinho muito grande, minha querida*
Andreia Moita
Janelas e portas é mágico, não é? Adoro fotografar estas coisas porque há muitas histórias que se criam na nossa cabeça! É bonito isto. Beijinhos
Helena Pereira
Que post tão bonito! Sem dúvida que também adoro olhar para cima e ver as janelas a recortar os edifícios que por sua vez recortam o céu. Gosto tanto.
Andreia Moita
Os edifícios em Lisboa são tão bonitos. Vamos olhar mais para cima ;). Obrigada Helena.