Moura - vale do manantio

O Vale do Manantio foi o sítio escolhido para terminar as férias deste mês. A primeira semana foi passada em família no Algarve, numa espécie de vida louca boa, e depois resolvemos terminar as férias a dois num recanto guardado no Alentejo, em Moura.

Mas quando eu digo um recanto guardado é mesmo assim letra por letra. O Vale do Manantio é uma espécie de pérola escondida no meio do silêncio dos vales de ervas douradas pelo sol, em Moura. Para lá chegar é preciso passar um caminho de terra batida muito lentamente e parece que não vemos nada ao fundo. Só o vale. Só o natural. Só o céu lá em cima e um grilo que fala.

IMG_2475

img_1928.jpg

img_1940.jpg

img_2018.jpg

img_1995.jpg

img_2091.jpg

Um recanto em Moura pousado no sol que é dourado

Foi neste recanto, em Moura, que eu vi a lua mais bonita das férias e o céu mais estrelado a acontecer. Eu não fico indiferente às estrelas. Aquelas pintas que brilham quando olhamos para cima. Nas noites de verão gosto sempre de olhar para lá e imaginar o que se passa por baixo de tudo aquilo. O Alentejo sempre teve noites de céu limpo e estrelado. Era isso, de certeza, que lhe oferecia o amanhacer dourado todos os dias. Muito embora o vento, este ano, teimasse em soprar forte, o sol nunca se deixou esmorecer e continuou a queimar-nos as costas. De manhã não se ouvia nada além dos pássaros a voar lá na vida deles. Aquele orvalho matinal que se sente nas quintas dizia-nos sempre bom dia quando chegavamos para o pequeno-almoço.

E que pequeno-almoço. Servido na área de fora da casa junto ao jardim tudo tinha enorme qualidade e estava incluído na estadia. As loiças eram de majestade e encheram o meu coração. Todos os funcionários revelaram extrema atenção e disponibilidade para connosco pelo que merecem este pequeno mimo.

img_2037.jpg

img_2092.jpg

IMG_2425

img_2066.jpg

img_1931.jpg

img_2080.jpg

img_2110.jpg

img_2232.jpg

Vale do Manantio é silêncio, mas tem histórias

O espaço do Vale do Manantio apela a todos os sentidos mas o principal é o silêncio. Ai, esperem, que isto não é um sentido. Mas podia ser. Às vezes precisamos de parar e sentir o silêncio. Eu fiz isso.

João Maria Bravo foi um dos caçadores mais conhecidos de Portugal e a aquisição da herdade resultou da forte ligação da família à natureza. O nome vale do manantio significa vale fluvial. Um vale cheio de vida com muita água e uma vegetação. O interior da quinta apela muito aos sentidos da caça uma vez que toda ela está incrivelmente decorada com objectos alusivos. A parte exterior conta com uma agradável piscina de olhos postos na planicie e com uma cama de rede que me faz as delícias de verão.

img_1929.jpg

img_1917.jpg

IMG_2462

IMG_2455

IMG_2438

img_2106.jpg

IMG_2472

IMG_2473

IMG_2474

IMG_2484