Este podia ser o primeiro post de natal aqui no blog. Mas não. É um post sobre um filme que estreia hoje no cinema. Ou então talvez seja de natal sim. Bem vocês já vão perceber.

Mia, Kiki e Carla são amigas e vivem com as suas famílias na sua pacata vida. Até que as mães decidem chegar para passar o natal (muitos dias antes, diga-se). A partir daí tudo muda na vida delas porque as mães acham que o natal não é assim como elas estão a pensar. A mãe de Mia é a mais excêntrica e pretende preparar um natal com direito a decorações nas paredes e cânticos pelas ruas. A mãe de Kiki nunca superou o facto da filha ter uma vida própria com marido e filhos e passa o dia a usar camisolas com a cara dela e a cheirar-lhe o cabelo como se ela ainda tivesse dois anos. A mãe de Carla é mais louca do que a filha, além de esta sempre a perder dinheiro no jogo mete-se na bebida e nem sabe em que época do ano está.

Nada disto é um drama. Pelo contrário este filme é uma comédia bem engraçada ao estilo de domingo à tarde. (“Domingo à tarde” é um estilo não é? Tipo, há filmes de terror, de humor, de domingo à tarde…) Cumpre perfeitamente o propósito que é fazer-nos rir com o modo como cada mãe e cada filha pensa e faz-nos ainda pensar sobre aquilo que queremos que seja o nosso próprio natal.

Elas querem recuperar o natal tradicional que está no imaginário delas. Querem andar de trenó, decorar a casa, passar o dia de pijama, fazer bolos e espalhar farinha pela casa. Eu sei que talvez ainda seja cedo para sentir o espírito destas coisas, mas fica a sugestão de filme para se divertirem por um bocado sem pensar em nada problemático como por exemplo… os centros comerciais cheios de gente a fazer compras de natal!