pai natal de neve

Há alguma coisa no pai natal que não bate certo. E nem é o facto de ele não existir. É alguma coisa ainda mais complexa do que isso. Não sei se é das barbas brancas ou da roupa vermelha. Nem sei se é do meu imaginário. O pai natal é como a história das bruxas, em que ninguém acredita, mas que as há, há.Eu gosto da história do pai natal e acho piada que as crianças acreditem que há uma pessoa que vive com as renas e duendes a preparar as prendas delas numa terra longe daqui. Acho um história bonita para envolver toda a gente no espírito do natal. Mas. Todas as coisas têm um “mas” nesta vida. E há pequenas incongruências nesta história, desculpem lá. Vamos analisar as três problemáticas que eu encontrei.

Problemática número um: mãe há só uma, já pais natal há bastantes

Há um certo misticismo nisto de falarmos numa pessoa que não existe mas que está em todo o lado. Dezembro chega e há pais natal em todas as ruas, em todos os centros comerciais, em todas as feiras de natal. E não há só um. Há vários, até. Como é que querem que as crianças achem que o pai natal só aparece se elas se portarem bem se depois ele está em todo o lado? Como é que depois mais tarde, quando quiserem parar com isto, lhes vão dizer que ele não existe?

Problemática número dois: o pai natal é uma pessoa mascarada

O pai natal não agrada a todas as crianças. Eu conheço muitas que têm medo dele. Eu acho normal. Eu mesma não adorava ficar perto do pai natal e muito menos dar-lhe beijinhos. Vejam bem a situação: É um estranho mascarado que nos entra pela casa. E tem comportamentos suspeitos: só traz prendas para nós, tem a cara tapada até aos olhos, e não fala nada, só diz “ho ho ho”. Tudo isto acontece enquanto a família toda está aos berros virada para ti e a dizer “Filha, é o pai natal, ele veio!”. Opah, a sério, isto é estranho. O pai natal é uma pessoa mascarada. Como se o carnaval começasse em Dezembro. Como não ter receio de uma pessoa que não mostra a cara e fala por mono sílabos?

Problemática número três: há sempre alguém que não vê

Há sempre uma pessoa da família que nunca o vê. Essa pessoa tem sempre vontade de ir à casa de banho, ano após ano, mesmo na hora que o pai natal bate à porta. É um grande azar. E ninguém se lembra de chamar essa pessoa, no meio de tanta berraria e entusiasmo.

Quem por aí tinha medo do pai natal? Ou então alguém como eu que não lhe dava muita confiança e muito menos bejinhos? Há alguém mais destemido que lhe tenha puxado as barbas ou que tenha descoberto as roupas dentro do armário dos pais?