Blogging for a cause 2018

O Blogging for a cause 2018 já aconteceu. E só agora consegui vir falar sobre ele e organizar as ideias sobre aquilo que aconteceu. Vou ter que dividir em alguns posts aquilo que vos quero transmitir sobre aquele que é o primeiro evento totalmente solidário em Portugal.

Confesso que não sabia muito bem como começar a falar do Blogging for a cause. Talvez ainda não saiba enquanto já estou aqui a dar ao dedo. Eu sempre quis criar alguma coisa. Ter um projecto, fazer, desenvolver, pensar, resolver, decidir, agir e no fim concretizar. Eu sempre quis um trabalho que me motivasse, que me levasse a aprender, que me obrigasse a mexer, a pensar em soluções, a falar com pessoas, que me desse autonomia e me fizesse sentir realizada.

O Blogging for a cause é um evento solidário para com as instituições que ajudamos, é um evento de partilha para quem assiste às talks e um momento de concretização para nós que o organizamos. Posto isto acho que todos os objectivos foram cumpridos.

Como se monta um evento solidário em Portugal?

Não há receitas mágicas. Lamento desapontar. Mas tal como a magia, organizar um evento dá trabalho. Muito trabalho. Muitas horas depois do nosso trabalho de oito horas. Depois da nossa família, dos nossos amigos, do nosso blog, da nossa vida e actividades em geral. Nós escolhemos dedicar-nos a isto sabendo no que nos estávamos a meter. Afinal já o tínhamos feito o ano passado. Estivemos desde o verão a fazer contactos, a angariar parceiros, a ir a reuniões e ouvir “nãos”.

O Blogging for a cause é o primeiro evento totalmente solidário feito por bloggers em Portugal. O projecto foi posto de pé do zero por mim, pela Vânia (Lolly Taste) pela Joana (às cavalitas do vento), pela Catarina (Joan of July) e pela Helena Magalhães  Cada uma de nós escolhe uma associação de solidariedade social e juntas dividimos o total angariado (em bilhetes, donativos e parcerias) de forma igual por estas cinco causas.

O preconceito de valorizar o próprio trabalho e as dificuldades do Blogging for a cause 2018

Há por aí um enorme preconceito em dizer bem do nosso próprio trabalho. Chega a ser mesmo confundido com sermos convencidas. É uma pena. Quer dizer, elogiar os outros sim senhor. Elogiarmo-nos a nós mesmos alto e pára o baile! Se somos inseguros e não sabemos o nosso valor somos uns fracos, sem poder interior. Se gostamos do que fazemos é porque temos sorte. Se vangloriamos o que conseguimos somos convencidos, sem noção, nariz empinado, armados em bons. Ora santa paciência.

O Blogging for a cause 2018 foi mais difícil devo dizer. Sinto que a luta foi maior. Tivemos mais dificuldades em colocá-lo de pé. A realização do evento chegou a ser posta em causa. E digo isto mesmo de propósito para chocar. Porque a verdade choca. Quero vangloriar o nosso esforço. Merecemos um abraço coletivo pelo que fizemos. Não me estou a queixar do trabalho. Pelo contrário. Estou enfatizar que é preciso trabalho para chegar onde queremos. E devemos ser valorizados por isso. Pronto, falei.

Qual é o nosso propósito?

O nosso propósito é doar dinheiro a quem precisa, a quem trabalha diariamente para uma causa maior. Depois é mostrar que o digital pode servir para mais do que aquilo para que tem servido até agora. As bloggers não são montras. Somos criadoras de conteúdo com capacidade de fazer mais coisas do que reviews de produtos. Queremos provar que o digital é mais próximo da vida real e trouxemos aquilo que está por trás de um computador para um dia na vida destas pessoas. Gostaria que lessem os posts da Vânia e da Joana sobre isto.

O nosso propósito é proporcionar um dia de partilha verdadeira, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento pessoal a quem está presente. No final sinto que todos saímos a ganhar, nós que criámos e trabalhámos nisto. Os oradores por passarem a sua mensagem. O publico pelo que aprende. E as associações que recebem mais do que dinheiro, ajuda e carinho.

Um dos nossos valores é a transparência

As associações estiveram presentes durante o evento. Fazemos questão de ter total transparência e mostrar onde vai ser aplicado o dinheiro que estamos a doar. A Catarina fez todas as contas e podem ver mais a fundo no post dela. A Plantar uma árvore vai conseguir plantar 162 árvores. O projecto bebé e criança feliz vai puder finalmente constituir-se como associação. O grupo Lobo conseguirá continuar a demanda pelo trabalho com um animal em vias de extinção, a Bigodes fofos poderá continuar a alimentar os animais e pagar tratamentos veterinários. O ninho continuará o trabalho com vitimas de prostituição, podem ver o vídeo aqui. Angariamos um total de 2425 euros. Foram entregues 485 euros a cada associação. E estamos muito felizes.

O próximo post sobre o Blogging for a cause 2018 já vai ter direito a fotografias oficiais. Vão poder perceber o ambiente que se viveu. E vou explicar um pouco os temas que foram abordados. Quem sabe não se animam para o próximo ano virem ter connosco?