ÁRVORE DE NATAL

É difícil fazer a árvore de natal comigo. É complicado aceitar que eu tenha de escolher a combinação de cores perfeita e tenha de colocar os enfeites milimetricamente organizados. Falar da minha árvore, depois disto, é como falar da minha mãe. A minha árvore é a melhor do mundo.

Foram dezenas de lutas em casa dos meus pais na hora de fazer a árvore de natal. Ano após ano eu e a minha irmã discutimos pela cor das bolas, por que ordem iam elas ficar e em que ramo as íamos colocar. Mais para cima ou mais para a esquerda. Nunca estávamos de acordo e a árvore de natal sempre demorou muitas horas a ser feita.

A maior felicidade da minha irmã foi quando eu saí de casa. Ela não só se mudou para o meu quarto como ainda ficou com o monopólio da árvore de natal. Pode agora decora-la de amarelo, rosa, vermelho e com tudo ao molho se ela quiser. Isto melhorou bastante a qualidade de vida dos meus pais. Ficaram com uma árvore mais pirosa e feia, é um facto, mas ao menos não nos ouvem a discutir pela cor da estrela.

A minha árvore de natal tem a minha identidade (e a minha loucura)

Fazer a árvore de natal é parte da minha identidade. É um reflexo meu. Nenhum adereço é posto à balda. Há ordem e organização. Não gosto de misturar enfeites. Muito menos de juntar demasiadas cores e pior ainda se não combinarem entre si. Há uma lógica no sítio onde coloco as peças. E tem que haver algum detalhe que me identifique. Um pormenor fora do comum. Algo que mostre que aquela árvore só podia ser minha.

Agora divido a árvore com outra pessoa muito mais compreensiva, do que a minha irmã, e que me deixa meter as coisas onde eu bem entender. Ultrapasso a fase de aceitar que não se pode mudar de enfeites todos os anos e apareço munida de fita métrica para ver a distância entre as decorações assim numa lógica de organizar o espaço entre arbustos. Bom, não fiz bem isso, mas podia! Ele namora comigo há muitos anos e vive comigo há outros tantos. Já SÓ me acha louca. Posso bem com isso. E ele também. Eu vou tentando inventar manias diferentes para não deixar cair isto na monotonia e para ele me continuar a achar alguma graça, sem ter de me internar.

E tu, como fazes a tua árvore de natal?