sê tu próprio

“Sê tu próprio!” O tipo de coisa que costumamos dizer às pessoas nas fitas de final de curso, nos postais, nos conselhos que não nos pedem e nos cadernos de despedida quando a pessoa muda de emprego ou cidade. “Sê tu próprio” é o tipo de coisa que dizemos…quando não sabemos o que dizer.

“Sê tu próprio” pode parecer que é meio vago. Pode parecer que não quer dizer nada de especial. Parece que é uma coisa que não diz nada. Mas na realidade diz.  Querem ver? “Sê tu próprio” quer dizer exatamente isso. Sê aquilo que tu és. Toda a gente tem um feitio (podemos antes chamar “personalidade” ao mau feitio, se quiserem!). Toda a gente tem problemas. Defeitos. Mas toda a gente tem coisas espetaculares também. E a junção disso tudo é que faz das pessoas serem diferentes ou únicas. Essa junção é o que nos faz gostar das pessoas (ou não gostar, também é válido!)

Inspira-te e cria. Vai tentar fazer. Não sejamos iguais. A nossa identidade vive no momento em que semos nós próprios. Se o ioga é bom para uns, correr é bom para outros. Coisas diferentes servem pessoas diferentes, propósitos diferentes.

Em 2019 sê tu próprio e encontra as diferenças

Este ano procura pessoas que te elevem e privilegia quem te diz a verdade (mais ou menos como se estiveres com couve nos dentes.) Mas não deixes de te procurar a ti também no meio de tanta gente. Isto às vezes é difícil. Perdemo-nos a tentar seguir a manada. Não é isso que nos faz melhores. Procura pessoas com quem te identifiques mas não te prendas só aos gostos delas. Se gostas de ler romances, o que é que interessa se a tua amiga goza contigo?!

É importante perceber quando são as nossas inseguranças e medo que bloqueiam o nosso sucesso. E quando são os outros que o fazem. Depois há uma certa tendência a confundir egoísmo com auto estima. Há também uma certa confusão entre valorizar os nossos feitos com falta de humildade. Em 2019 aprende a diferenciar isto. E “sê tu próprio”.

Bom ano.