Blogging for a cause

A segunda edição do Blogging for a cause aconteceu no dia 1 de Dezembro. Pode parecer um pouco estranho escrever sobre ele passados três meses, mas quero mostrar-vos as fotos e contar-vos como fizemos a diferença na vida das associações que ajudámos naquele dia.

Por isso hoje vou contar-vos algumas coisas sobre o Blogging for a cause deste o momento em que o pensamos, passando pelo dia em si e o que acontece depois do evento acabar. Para quem não sabe trata-se de um evento 100% solidário que organizo com a Catarina (Joan of july) a Vânia (Lolly Taste), a Joana ( Às cavalitas do vento) e a Helena Magalhães. Consiste num dia de workshops cujas receitas revertem na totalidade para cinco instituições.

Blogging for a causa: o que acontece antes?

São meses de trabalho que antecedem o evento. Já expliquei um bocadinho neste post que é preciso ter muita força de vontade e acreditar muito neste projecto para levá-lo para a frente. No meses anteriores. falamos muito. Estamos praticamente o dia todo a falar. E todos os dias. Falamos com as pessoas que queremos ter connosco no dia como oradores. Procuramos espaços. Procuramos patrocínios. São muitos telefonemas, mails e reuniões. E ouvimos nãos. Desta vez foi particularmente difícil. Mais difícil do que da primeira vez.

Durante o tempo em que estamos a preparar e a estudar ao pormenor o dia do Blogging for a cause sonhamos, voamos, descemos à terra e batemos no chão algumas vezes. A grande vantagem de sermos cinco, além de grandes brainstormings, é que nunca nenhuma deixa as outras desistir quando as coisas começam a dar para o torto. Recebemos e vamos buscar as ofertas. Vamos visitar o espaço. Andamos de um lado para o outro. Sempre com aquele bichinho incrível de aquilo vai mesmo acontecer!

O dia do evento

Acordamos cedo. Vamos muito antes da hora. Arranjamos o espaço para que fique igual ao que imaginamos. Recebemos os parceiros, os oradores, os participantes. Raramente nos sentamos a apreciar aquilo que estamos a fazer. Estamos sempre em ânsias, parecemos os noivos no dia do casamento. Este ano talvez tenhamos aproveitado um pouco mais, porque aprendemos com a experiência.

Os oradores

Agradeço muito a confiança da Mónica Vale de Gato e do Guilherme Fonseca para abrirem o evento com humor. Agradeço à Ana Milhazes pelos conceitos de desperdício zero, à Fátima Lopes por nos mostrar como devemos investir em nós, à Cláudia Fonseca e à Susana Rodrigues por nos falarem de empreendedorismo na primeira pessoa e a à Sofia Castro Fernandes por ser uma espécie de madrinha do Blogging for a cause e ainda nos falar de positivismo. Depois agradeço à Ana Varão por permitir que a Red Apple fosse o palco deste evento.

E para ficar para a posteridade, todas as fotos deste post são da autoria da Margarida Pestana e da Raquel Pontes, as nossas parceiras fotográficas. E há um vídeo incrível, resultado do trabalho do António da Vida Macro, que podem ver aqui.

As marcas que acreditaram em nós

Às marcas que se juntaram a nós tanto no lanche como nos goodie bags para os participantes o meu gigante obrigada. Nada teria sido igual sem elas terem acreditado no valor deste projecto.

A Too natural healthy food as barrinhas. Celeiro com água isotónica e chás. A Fruut , Nuts for paper com o bloco de notas personalizado. A The body shop com um creme de mãos bem cheiroso. A Sociedade Ponto Verde com sacos de reciclagem. A Trinca com uma granola personalizada para cada participante. O Thirteen Studio com a camisola Be Kind. A Ellephant como agência de comunicação. A Auchan com material biodegradável. A Brands Martinho com os sacos de pano para os participantes.

A So natural com sumos de fruta. A Luso com águas em garrafas de vidro totalmente alinhados com a nossa visão. A Iswari com barrinhas despertar de buda. A YogurtNest com iogurte caseiro. A Consciência Orgânica, o The love food, o Como em casa, a Eunice Van Uden, o In love with food, a Nem acredito que é saudável e o Some kind of passion – todos com comida para o nosso lanche. E os Bolos da Mãe da Ana (responsáveis pelo bolo do primeiro aniversário do Blogging for a cause).

 

 

 

 

 

O Blogging for a cause não acabou naquele dia

O Blogging for a cause não se esgota no dia em que acontece. Todo o dinheiro angariado com a venda bilhetes foi doádo a cinco instituições que estiveram presentes a dar a conhecer o que fazem. Eu, a Vânia, a Catarina, a Helena e a Joana temos vindo a acompanhar o desenvolvimento destas instituições. Posso-vos dizer que com o dinheiro angariado no Blogging for a cause o Projecto Bebé e criança feliz conseguiu constituir-se como Associação e agora chama-se Sonhar e Sentir – Associação Solidária. E a associação Plantar uma Árvore já plantou 162 árvores na serra de Sintra, com o donativo.

O Blogging for a cause está a ver o seu propósito ser cumprido. E nós estamos muito felizes por isso, mesmo que já tenham passado três meses do dia do evento e mais meses ainda desde o dia em que começamos a trabalhar nele.