seguir no instagram

O instagram é a minha rede social preferida. Mas reconheço que a sua essência tem se tem vindo a alterar ao longo dos tempos. Inicialmente servia para divulgarmos as nossas fotografias, mais ou menos inspiradoras. Depois passou a ser um sítio onde escrevemos também as nossas mensagens ao mundo, como um post, mas mais pequeno. Então o que me faz seguir alguém no instagram?

Actualmente, não é só isto. É também o que está por trás disso. Ora, parece que se tornou moda ser “instagrammer”. cujo objectivo é ter seguidores e para quê? Para chegar às marcas, que muitas vezes só valorizam exatamente esse número, independentemente das interações que se tenha. E assim o instagram passou a ser um sítio de vendas, de seguir para ser seguido e muito menos de partilha e inspiração.

Continuo no instagram a fazer aquilo em que eu acredito e gosto. Dá-me prazer publicar os meus conteúdos desta forma. Com as imagens remeto muitas vezes para os textos no blog, porque o instagram é uma extensão dele. Continuo a dar importância àquilo que partilho e não me importo se não publico todos os dias. Gosto de ver feeds bonitos, com paletas de cores e com combinações de fotos. Mas também dou valor aqueles que publicam apenas quando lhes faz sentido mesmo que o feed não fique segundo as “regras”. (Até para o instagram agora existem normas!)

Eu não sigo só porque me seguem

Não percebo esta coisa de seguirem uma pessoa para ela nos ir seguir depois. Desatar a seguir pessoas de quem não se quer receber partilhas no feed? Acho que faz sentido seguir alguém quando queremos realmente ver o que vão publicar. Se não depois, abrirmos o instagram e nada do que lá está nos faz sentido ou nos interessa.

Eu não sigo todas as pessoas que me seguem. E talvez por isso veja que os meus seguidores diminuem algumas vezes. Talvez alguém tenha retirado o seu “seguir” na minha página porque eu não segui de volta. Santa paciência se eu me lembraria de andar a ver quem me seguiu de volta e quem não. Eu sei que até há aplicações para tais coisas mas não entendo na mesma. São vidas!

Atenção, não estou a dizer que não deixo de seguir pessoas. Isto aqui é tudo às claras, eu deixo sim de seguir pessoas, quando não me identifico com o que publicam ou quando não interesso mais por aquele tipo de conteúdo.

Então, o que me faz seguir alguém no instagram?

  • Vejo um blog, um site, ou alguém de quem gostei do trabalho e penso que seria interessante receber as suas partilhas diárias. Vou ao instagram, procuro o nome e sigo. É uma coisa arcaica, não é, esta maneira de seguir gente?!
  • Vejo nas sugestões ou nos stories de alguém e interesso-me em seguir porque as imagens são bonitas, ou o conceito ou os textos me tocam de alguma forma. Então decido que quero receber as partilhas dessa pessoa porque vai ser positivo para mim quando abrir o meu feed ver tal imagem ou tal texto. Arcaico isto, não é?
  • Conheço as pessoas pessoalmente e depois em conversa pergunto o seu instagram para seguir porque gostei realmente da pessoa e quero ver o que ela partilha nas redes. Ah, o contacto cara-a-cara, esse mistério!

E pronto, estes são os meus motivos para seguir alguém no instagram. E vocês, o que vos faz seguir alguém? Qual é o vosso intuito nesta rede social?