Faz quatro anos que fiz o meu interrail pela Europa. Foi durante esta aventura que visitei o Vaticano. Não sou devota. Nem pratico nenhuma religião. Mas achei que era um sítio que devia conhecer. Por dois motivos: Para saber como é, ver toda a riqueza que tem dentro e confirmar ou desmentir a opinião que tenho acerca da religião. O segundo é porque adoro ler livros sobre o Vaticano.

Apesar de não seguir nenhuma religião e achar até que há muita coisa controversa neste assunto, adoro ler livros sobre o Vaticano. Há um fascínio qualquer na minha pessoa por histórias relacionadas com o tema. Talvez por achar tudo um pouco bizarro. Por achar que demasiada riqueza não combina com aquilo que apregoam. Mas o facto é que os mistérios do Vaticano me dão muita curiosidade e acho que formam histórias incríveis.

Cinco livros sobre o Vaticano:

Aproveitando o facto de me começarem a aparecer fotos no facebook sobre o interrail e a à visita ao Vaticano, decidi mostrar cinco livros sobre o Vaticano que já li e, claro, adorei.

A filha do papa, Luis Miguel Rocha

Quando Niklas, um jovem padre, é raptado, ninguém imagina que esse acontecimento é apenas o início de uma grande conspiração que tem como objectivo acabar com um dos segredos mais bem guardados do Vaticano, a filha do Papa Pio XII

Quando falamos de livros sobre o Vaticano este é dos meus preferidos. Gostei muito da escrita de Luis Miguel Rocha e da história à volta do segredo da filha do Papa. É um livro que tem todos os ingredientes que eu gosto. Suspense, mistério, surpresas. reviravoltas, boa narrativa, boa escrita. O autor já faleceu, bastante novo até, mas deixou-nos vários livros sobre este tema.

Vaticanum, José Rodrigues dos Santos

Um clássico. Eu sou suspeita porque se do autor anterior só tenho um livro, do José Rodrigues dos Santos tenho vários. Capítulos curtos, histórias cruzadas. Factos reais misturados com ficção, bastidores do Vaticano e Tomás Noronha são as peças fundamentais para eu gostar dos livros dele.

Um comando do Estado Islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o papa desaparece. Horas depois surge na Internet um vídeo em que os terroristas mostram o sumo pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante. O papa será decapitado em direto à meia noite.”

Este livro li depois de ter visitado o Vaticano pelo que adorei não só imaginar, mas sim visualizar as coisas lá descritas. É absolutamente diferente ler livros sobre o Vaticano depois de lá ter estado. Este livro surpreende, sobretudo pela forma e o sítio por onde levaram o Papa. (Não vou dar spoilers, se souberem do que falo, digam-me nos comentários!)

Anjos e Demónio, Dan Brown

E eu que não falasse de Dan Brown. É dos meus escritores preferidos. Além da escrita fluída, rápida e interessante, este autor toca em temas super actuais, e sempre controversos, para incluir nas suas histórias e eu amo isso. Aqui é Robert Langdon o herói típico (que nunca sofre um arranhão em nenhum acidente), que se não conhecem dos livros, já devem ter visto nos filmes interpretado por Tom Hanks.

Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe de que foram raptados quatro cardeais; ao mesmo tempo a Guarda Suiça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir…

Dominus, Tom Fox

A catedral do Vaticano tem a sua lotação completamente esgotada, num dia em que o Papa Gregório XVII celebra uma missa. Um estranho misterioso dirige-se temeramente na direção do altar e ordena ao Papa, que está preso a uma cadeira de rodas que se erga. O Papa ergue-se. O milagre deixa o mundo siderado.

O Vaticano encerra as portas ao mundo por questões de segurança. E segue-se uma investigação interna, policial e jornalistica. Cá está outro ingrediente que me agrada nas histórias. As investigações.

O anjo caído, Daniel Silva

Foi encontrado o cadáver de uma bela mulher debaixo da magnífica abóbada de Miguel Ângelo. A polícia do Vaticano suspeita de suicídio mas Gabriel não concorda.”

Uma associação criminosa, descobertas sobre tesouros da Antiguidade, obras primas, segredos e dinheiro.

 

Todos estes livros sobre o Vaticano, tal como muitos outros têm muitas coisas em comum. Segredos. Perguntas por responder. Um rapto ou uma morte misteriosa. Associações secretas. Dinheiro, traições, desconfianças, corrupção. Referências à arte antiga. Descrições sobre os corredores do Vaticano. Investigações policiais, jornalisticas e de pessoas que aparentemente não têm nada a ver com o caso. Dados históricos. Factos reais. Capítulos curtos. intercalados com uma história paralela e ficcional, para nos aguçar a curiosidade e não conseguir parar de ler capítulo após capítulo!

Já leram algum destes livros? Gostam desta temática? Quais sãos os temas sobre os quais gostam de ler?