Frases que vêm nos livros e das quais nunca mais me esqueci
Todos nós temos aquela frase feita preferida. Uma que tenha algum significado para nós. Há sempre aquela coisa que alguém nos disse, que ouvimos num filme ou lemos num livro. Uma lição, um pensamento, um ideia. Eu prendo-me muito a estas coisas. Por isso reuni algumas frases que vêm nos livros e das quais nunca mais me esqueci.
Sou um bocadinho louca mas acredito que muitos de vocês me vão perceber: Eu costumo escrever num caderno, próprio só para esse efeito, (sou dessas!) frases que vêm nos livros. Frases que gostei de ler só porque sim, que achei bonitas ou bem escritas, com uma mensagem ou significado importante. Frases que achei engraçadas, pensamentos a reter ou a guardar para presente e futuro.
Frases que vêm nos livros e das quais nunca mais me esqueci
Fui buscar o tal caderno, de capa rosa, que um dia destinei à escrita de frases que vêm nos livros. Fui buscar as frases mais antigas, de livros que já li há muito tempo e dos quais hoje ainda me lembro. Talvez faça depois outros posts com o mesmo tema com outros livros, mais recentes, por exemplo.
Livro “Um dia” de David Nicholls
“- Acho que o importante é fazer alguma
diferença – disse ela. – Mudar realmente alguma coisa, percebes?– O quê, tipo “mudar o mundo”, é isso?– Não o mundo inteiro! Só aquele
bocadinho à tua volta.”
Esta é das minhas frases preferidas do mundo literário. Porque de uma forma simples ela diz a maior de todas as coisas. Que lamechas que estou eu hoje! Basicamente, esta frese é a possibilidade que temos de criar, de fazer, de mudar alguma coisa no mundo, ou pelo menos no nosso mundo. E eu acredito mesmo nisto. Não é a primeira vez que vos falo desta frase, deste livro, podem ler mais neste post aqui.
Livro “Harry Potter e ordem da fénix”
“Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.”
“São as nossas escolhas, mais do que as nossas habilidades, que definem quem realmente somos”
É inegável o poder que as frases de Harry Potter têm. É que nem há discussão para mim. São fortes e têm grandes ensinamentos. Por isso, escolhi duas. Porque ambas estão ligadas, pelo menos para mim. Acredito muito que ninguém é só bom ou só mau. Somos todos bons e maus. Depois o lado que escolhemos para pautar as nossas ações, uma de cada vez, é que diz quem somos. E nem sempre decidimos pelo mesmo lado. Lá está, são as nossas escolhas que nos definem.
Vai onde te leva o coração, Susanna Tamaro
“Sabes qual é o erro que cometemos sempre? Acreditar que a vida é imutável, que mal escolhemos um carril temos de o seguir até ao fim. Contudo, o destino tem muito mais imaginação do que nós. Precisamente quando se pensa que se está num beco sem saída, quando se atinge o cúmulo do desespero, com a velocidade de uma rajada de vento tudo muda, tudo se transforma e de um momento para o outro damos por nós a viver uma vida nova”
Li este livro era eu uma adolescente. Das frases que vêm nos livros esta é bem antiga. Apontei esta citação no meu caderno, não sabia eu nada da vida. Depois disso… bom, ainda não sei. Mas que ela muda de um momento para o outro isso é a primeira lição de quase todos nós, certamente.
Os Maias, Eça de Queiroz
” – Falhámos na vida, menino!” “- Creio que sim. Mas todo o mundo mais ou menos a falha, isto é, falha-se sempre na realidade aquela vida que se planeou com imaginação”.
É a última frase dos Maias. E eu adoro. Porque vai contra todos os planos que eu insisto sempre em fazer. Chata!!! Porque mostra a frustração que é não cumprir uma vida toda planeada ao milimetro. E eu bem preciso de saber lidar com os imprevistos. De saber enfrentar que as coisas nem sempre acontecem como eu imagino na minha cabeça.
O pricipezinho, Saint – Exupéry
“-A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. Os homens não têm tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres ter um amigo cativa-me”.
Quantas vezes não nos abrimos a novas amizades? Temos medo de nos entregar, de dar de nos, de nos mostrar. Aconteceu muito comigo em tempos. Agora já não. Não é fácil conquistar-me, eu sei que não é. Tenho lá as minhas reservas. Mas hoje já me dou a conhecer mais facilmente e já mostro muito mais a minha vertente social. E, consequentemente, permito a entrada de mais pessoas na minha vida.
Concluindo, há frases que vêm nos livros que nos marcam ou das quais não nos esquecemos porque retirámos alguma coisa importante dali. Estas são algumas das minhas. Quais são as vossas?
Green
Confesso que nunca fui de escrever frases de livros, mas sem dúvida que há muitas que nos dizem tanto. Gostei das tuas escolhas 🙂
Sara Canhoto
Confesso que acho este post “delicioso” de se ler. Há frases que nos marcam tanto e que nunca na vida as vamos esquecer. Gostei das tuas! Admito que guardo amor mais por livros em si do que frases.
Um beijinho!
https://www.healthyfoodandme.com/