brócolos

Eu disse que só comia brócolos depois dos 30. Quando fiz esta idade redonda adiei a decisão. Pensei em meter a coisa lá para os 35. Entretanto, o espírito da consciência alimentar desceu em mim. E transformou-me a maneira de pensar. Fiz um mês sem comer carne em Março e depois fiz 32 anos e comecei a comer brócolos…mas disfarçadamente. (Nem acredito que isto agora fica publico, mas pronto eu depois nego tudo.)

O que é isso de comer brócolos disfarçadamente?

Eu explico. É simples. Eu não quero assumir que como uma coisa que sempre disse que não ia comer. ESTOU A GOZAR. Quer dizer. Isto é verdade, No entanto. comer brócolos disfarçadamente não é isso. Comer brócolos disfarçadamente é cortá-los muito picadinhos e misturar com outras comidas. Sim, isso, como se faz às crianças!

A questão aqui é a seguinte, gente: eu não consigo comer brócolos como as pessoas normais. O aspecto faz-me confusão. É manhoso. Tem coisinhas. Não me dá vontade comer e portanto nunca tinha experimentado. Este ano decidi que ia comer outras coisas que nunca tinha comido. FOI A LOUCURA.

Por que decidi provar agora? Porque baixou em mim um pequeno demónio que diz que eu tenho que me alimentar melhor e começar ( aos 32 anos) a comer as coisas verdes que não comi durante muito tempo!

Comecei pelos espinafres (com os quais faço o mesmo e misturo com tudo: saladas, arroz, cogumelos, ovos mexidos) depois o feijão verde começou a boiar na sopa (antes só comia na sopa se fosse passada) e agora comecei a comer brócolos. PALMAS PARA MIM! Coloco-os disfarçadamente nestas três receitas que vos vou deixar aqui. Nada cientifico nem inventado por mim, mas hoje estou umas mãos largas, para vocês ficarem já com ideias e fazerem marmitas para a semana.

Risotto de cogumelos, brócolos e creme de abóbora

  • 2 copos de arroz de risotto
  • 2 copos de vinho branco
  • 2 copos de água
  • Uma embalagem de cogumelos
  • 1 molho de brocolos
  • 250 g de abóbora
  • coentros

Saltear os cogumelos e os brócolos cortados em pequenos pedaços. Juntar ao preparado o arroz que coze em vinho branco e água previamente. Retirei esta ideia do livro da Vânia Ribeiro, do blog Made by Choices o “Menu da semana”. Ela faz este risotto que em vez de envolver em queijo envolve num puré de abóbora, coisa que eu provei e gostei. Estou crescida, portanto.

Esparguete com cogumelos, brócolos e molho de couve flor

Mais uma vez tirei a receita do livro da Vânia e fiz com que o tinha em casa. É bastante fácil. É só esparguete com cogumelos e depois adicionar as coisas verdes que preferirem. Podem ser espargos, por exemplo. Eu voltei a desfazer os brócolos e depois é tudo envolvido com um molho de couve flor. Podem ver a receita original no made by choices.

Souflé de peixe com brócolos

Esta receita foi-me dada por uma amiga. É um recurso que ela usa para meter os miúdos a comer brócolos (ah e por conseguinte mais peixe também, já agora). Se com os miúdos funciona então comigo também teria de dar certo. Já me fartei de fazer esta receita e é um sucesso cá em casa.

  • 5 ovos
  • 1 embalagem de lombinhos de pescada
  • 2 latas de atum
  • 1 ou 2 embalagem de natas de soja ou arroz
  • queijo
  • 1 molho de brocolos

Cozer a pescada e os brócolos durante 10 minutos. Depois desfazer ambas as coisas com um garfo e juntar o atum. Num tacho envolver este preparado com as natas e as gemas. Bater as claras em castelo e misturar. Colocar uma camada num tabuleiro, encher de queijo e “fechar” com outra camada do preparado. Terminar com queijo para derreter por cima. Levar ao forno até dourar.

Já que estamos no final do ano, acho interessante observar esta minha evolução ao nível da alimentação e por isso partilho convosco. Gostaram destas minhas sugestões para comer brócolos disfarçadamente? Há algum ingrediente que comam com este tipo de recursos engenhosos?