Alimentos que deixei de comprar cá para casa
Hoje em dia os temas sobre comida ganharam contornos bastante delicados. Sempre que se fala de assuntos relacionados com alimentos há sempre qualquer coisa que está mal (ou…faz mal!) Há alguns alimentos que deixei de comprar cá para casa porque quero reduzir o seu consumo, mas isso não significa que os tenha deixado de comer.
Eu sou da opinião que de podemos comer tudo. Agora, não é para comer tudo de forma exagerada. Eu não como tudo porque há muitas coisas que não gosto. E claro que dentro das que gosto há algumas que sei que me fazem mal. Por exemplo, sei que apesar de gostar muito, não é boa ideia comer uma carbonara todos os dias. Portanto, aproveito para comer este prato que adoro em restaurantes onde sei que é bom, Não o faço em casa. Percebem o que quero dizer?
A minha maneira de equilibrar as coisas foi deixar de ter cá em casa coisas que considero que não são necessárias de comer todos os dias. (Porque se estiverem eu vou comer. E não quero.)
Alimentos que deixei de comprar e que substitui por outros
Tudo o que é em exagero faz mal, até deixar de comer coisas das quais gostamos tanto. Esta é a minha opinião. A minha escolha foi deixar de comprar estas coisas para não as comer constantemente, assim, quando as comer, de forma espontânea e esporádica não fará tanto mal e saberá melhor.
Cereais
Estrelitas. Chocapic. Corn Flakes. E toda essa gama de cereais (cheios e açúcar) ma-ra-vi-lho-sos. Eu tinha um ritual. Comia estes cereais à mão como se de pipocas se tratassem. E comia à noite. Que devia fazer um bem danado. Percebi que era um consumo exagerado de açúcar e deixei de comprar. Continuo a gostar. Mas não consumo habitualmente porque assim escolhi. Não tem acontecido, mas se um dia tiver um desejo, compro, como e pronto, passa.
Bolachas
Eu adoro bolachas. É o meu snack preferido. É o que gosto de comer…quando não há nada para comer. Mas deixei de comer aquelas com recheio de chocolate. Com creme de morango e outros mil sabores. Deixei de comer as bolachas de manteiga, as torradas, as belgas e as oreos. E todas essas da família das bolachas boas. Substituí por marinheiras, que sei que não têm metade do sabor, mas confesso que até me agradam as papilas gustativas.
Então o que faço, no lugar de comer cereais e bolachas?
- Como fruta, gosto de praticamente todas portanto é muito fácil;
- Como iogurtes;
- Faço os meus próprios snacks: granola caseira com aveia e frutos secos ou panquecas de aveia e banana.
- Faço Barrinhas com tâmaras,
- Faço Brownies com batata doce;
- Vejam também – Receitas de outras bloggers
Alimentos que deixei de usar para preparar as minhas refeições
Há alimentos que deixei de comprar e também deixei de consumir de forma permanente cá em casa. Quer dizer, não vem ninguém atrás de mim com um pau se usar, mas geralmente não o faço.
Polpa de Tomate
Sem ser o facto de ser prático e rápido, não vejo outro motivo para usar polpa enlatada nos cozinhados quando podemos usar tomates ao natural. Foi isso que comecei a fazer. Triturar os tomates no robot de cozinha e usar diretamente na panela. Tem mais sabor, é mais saudável, fresco e barato.
Congelados
Longe vão os tempos em que tinha o congelador cheio de panados de carne ou de queijo e fiambre, empadas e hambúrgueres congelados. Safava-me muitas vezes com este tipo de comida. Vezes demais. Agora troquei estes itens por filetes de pescada que meto no forno com um pouco de queijo derretido e especiarias (para dar mais sabor).
Cogumelos em lata
Nem sequer percebo por alma de quem eu comia isto. Não se compara o sabor destes cogumelos de lata com os naturais, que são vinte vezes melhores. A sério, um minuto de silêncio pela luz que eu tive no dia em que fiz esta substituição.
Salsichas
Ao tempo que eu não como salsichas. E não me fazem falta nenhuma. Aliás de todas estas coisas que deixei de comer é coisa da qual não tenho saudades. Sou capaz de comer um cachorro quente na rua se se der o caso, mas já não como salsichas com ovos mexidos como fazia antes.
Alimentos que deixei de comprar cá para casa mas que consumo ocasionalmente porque gosto
Manteiga
Ao contrário das salsichas eu tenho saudades de comer manteiga. Bom, entenda-se pão com manteiga e não a própria, não é?! É uma coisa que eu gosto. Mas deixei de comprar cá para casa há muitos anos. Acho mesmo que foi a primeira alteração que fiz. Todos os outros alimentos que deixei de comprar são coisas mais recentes do que a manteiga.
Comer torradas com manteiga é um guilty pleasure que percebi que não era fixe cometer todos os dias, até porque tenho colesterol. Hoje opto por comer manteiga nos restaurantes, quando servem como entradas, e se me estiver a apetecer muito uma torrada vou tomar o pequeno-almoço fora e sabe-me optimamente!
Acho que a minha noção de equilíbrio está aqui mesmo, neste ponto. Percebi que se comprasse ia comer sempre. Assim, não preciso de deixar de comer uma coisa que gosto, apenas não o faço todos os dias. Se não como arroz ou massa todos os dias, porque é que eu havia de comer torradas de segunda a sexta?
Batatas fritas de pacote
Eu não gosto de batata. Desculpem os mais sensíveis. Não gosto de batatas cozidas, nem assadas, nem de puré. Safam-se as batatas fritas, mas mesmo assim não gosto de todas, por isso como raramente. Não estou preocupada. Quanto às batatas de pacote…o assunto muda de figura. Dessas gosto, mas não compro cá para casa, excepto em festas e coisas do género.
Eu não como mal. Até porque tenho a sorte de não gostar de muitas coisas consideradas más. Deixar de comprar alguns alimentos é um truque para comer melhor. Assim, sempre que quiser comer alguma coisa fora da roda dos alimentos também não vem mal nem ao mundo nem a mim,
E vocês que alimentos tentam evitar? Como é a vossa relação com esta coisa do “faz mal” mas “sabe bem”?
Green
Gostei muito deste teu texto, por é mesmo isso, se não se comprar não se come, tal e qual.