“O pecado de Porto Negro” com brownie de batata doce |Páginas Salteadas
“O Pecado de Porto Negro” é um livro que já tem alguns anos e, penso eu, passou bastante despercebido no mercado e nas criticas literárias. Procurei um pouco na net e não encontrei muitas reviews, por exemplo. Eu própria já o li há muito tempo. E também não falei dele na altura. O que faz com que também eu tenha contribuído para a não divulgação deste livro. Cá estou a redimir-me.
Neste regresso ao Páginas Salteadas (que fez uma curta pausa no final do ano passado) achei por bem trazer “O Pecado de Porto Negro”, de Norberto Morais, acompanhado de uns Brownies de batata doce.
O Pecado de Porto Negro conta uma história de amor e tragédia ao estilo dos grandes clássicos
Santiago é um mulherengo e conhecido por gostar de mulheres feias. Nunca se tinha apaixonado por ninguém até bater os olhos em Ducélia, uma menina tímida secretamente apaixonada por ele. Os dois vão viver um romance às escondidas de toda a aldeia por causa do pai do rapariga. Mas, claro, logo alguém descobre e tudo acaba numa grande tragédia.
Na minha opinião, assistimos ao romance durante pouco tempo. A história ao longo das mais de 400 páginas desenrola-se à volta de muitos outros detalhes e pormenores. Alguns desses contornos eu até dispensava. Mas no fundo sei que são reveladores e importantes para a construção de uma história densa, intrigante e muitíssimo bem escrita pelo autor.
Brownies de batata doce
Para acompanhar esta história trago-vos uma receita da Inês Pais da qual já falei no post que fiz com receitas de outras bloggers. É um pequeno bolo tão fácil de fazer que parece mentira. Leva apenas três ingredientes e coze num instante no forno.
Ingredientes:
- Um pacote de amêndoas sem pele
- Uma batata doce grande
- Uma tablete de chocolate (ou quem sabe um pouquinho mais
Enquanto a batata doce coze, triturem as amêndoas. Se quiserem saltar este passo e usar farinha de amêndoa é possível, mas eu prefiro triturar porque assim ficamos com pequenos pedacinhos de amêndoa no bolo.
Quando a batata estiver cozida, esmaga-se com um garfo e envolve-se a amêndoa e o chocolate derretido. Forra-se uma forma com papel vegetal e leva-se o preparado espesso ao forno durante uns vinte minutos.
Sigam também as receitas da Joana, da Catarina e da Vânia e descobram o livro que elas escolheram para Janeiro. Para Fevereiro que entra agora já estamos todas a ler o mesmo livro para depois vos mostrarmos diferentes receitas. Não vou adiantar qual é, só posso dizer que estou a gostar imenso.
O Páginas Salteadas para quem já não se lembra
O Páginas Salteadas é um projecto em que todos os meses escolhemos um livro e fazemos uma receita para o acompanhar. Às vezes lemos o mesmo livro e é mesmo engraçado ver como cada uma entende o mesmo livro e o associa a diferentes receitas. Outras vezes cada uma de nós escolhe um livro diferente. O objectivo é juntar paixões que temos em comum: ler, cozinhar, escrever e partilhar com vocês.
Green
Só ótimas sugestões, um bom livro e um excelente acompanhamento.