organizar a roupa

Quantas vezes vocês dão a chamada “volta à roupa”? Eu achava que dava muitas vezes mas acabavam por nunca ser as necessárias porque não era daquilo que eu precisava. Mas eu não sabia disso. Como organizar a roupa, afinal? 

Tenho a sorte de não precisar de fazer a mudança da roupa de verão para a roupa de inverno. Como tenho dois armários uso um para cada estação. Mas se por um lado isto é muito bonito e me poupa a trabalheira que isso é, por outro há a desvantagem de não ter a noção completa da roupa que tenho porque não preciso de a rever estação após estação.

A Ana Couceiro Pires veio cá a casa com o projeto “Eu Organizo Contigo” e ensinou-me que arrumar é uma coisa e organizar é outra. Quase que me obrigou a escrever isto cem vezes como se faz às crianças. Ela é a master da arrumação…ah, perdão, da organização! E além disso já ser incrível, melhor ainda é ela ser minha amiga!

Como organizar a roupa? 

Organizar a roupa é todo um processo. Não é chegar lá e tirar, meter em sacos para dar e ficar com as peças que mais gostamos e já está. Isso achava eu. Mas no tempo em que Ana esteve cá em casa conversamos, bebemos café e falamos sobre as nossas preocupações dentro de casa. Eu podia ter escolhido organizar os tupperwares nos armários da cozinha (mas talvez caísse alguma tampa na hora fatídica de abrir a porta) ou as gavetas para onde só atiro o que não sei onde pôr. Ela, com o seu jeito ajudava-me de certeza e garanto que seria até bem divertido, mas provavelmente a Ana deixaria de ser minha amiga. Portanto, escolhi a roupa.

Avisei a Ana que eu era muito difícil. Que achava que as coisas da maneira que eu fazia é que estavam certas. Mas ela não quis nem saber! Se é difícil ainda melhor, pensou!

Apesar de lhe ter pintado um mau cenário, eu não sou nada do género que não aceita opiniões. Pelo contrário, eu sou muito disponível para ouvir e ela sabia disso. E ouvi com toda a atenção que ela merece. E absorvi o conhecimento que ela tinha e estava disposta a partilhar comigo. 

A Ana trouxe toda uma preparação porque ela diz que para organizar é preciso pensar e planear. E saber o que queremos fazer, dividir em tarefas e o mais difícil…saber por onde começar. O meu armário está diferente desde o dia em que ela veio, só vos digo! Até as meias eu dobro direitinhas agora, vocês não estão a entender!

Coisas importantes que eu retive no processo de organização do meu armário:

  • É primordial identificar quais são as coisas com que estamos satisfeitos no nosso armário e quais são as coisas das quais não gostamos;
  • É preciso planear a mudança que pretendemos;
  • Devemos selecionar o que fica o e que vai;
  • É fundamental entender o espaço que temos;
  • Dá jeito e faz uma enorme diferença aprender técnicas de dobragem;
  • Saber a melhor forma de exposição/visibilidade/acesso às nossas coisas;
  • Reconhecer um padrão de cores, estios e categorias ajuda muito;
  • É importante criar rotinas de arrumação aquando da manutenção (por exemplo, ter uma caixa, uma cadeira para ir metendo as coisas quando temos menos paciência e depois no fim-de-semana arrumar tudo nos lugares, que é o que eu faço!)

Como organizar a roupa – Dicas que aprendi com a Ana:

  • ter os cabides todos iguais;
  • dispor as peças juntas por cores ou estilos;
  • ter as peças todas viradas para o mesmo lado, que deve ser o lado para onde o armário abre (nunca tinha pensado nisto);
  • usar caixas de arrumação com propósitos identificados e etiquetados (por exemplo, “roupa para vender”, “roupa de praia”, ect);
  • dobrar camisolas e calças deixa as gavetas harmoniosas, bonitas e facilita o processo de escolha naquela fatídica hora em que não há nada para vestir.

Isto que fizemos aqui ajudou-me a gostar ainda mais do meu quarto de vestir. Sim, “quarto de vestir” é a chamada versão pobre de Closet. Eu preferia ter armários com as portas fechadas para não me deparar com a rebaldaria que lá ia dentro. Mas agora fiquei super satisfeita e entusiasmada, com o aspeto com que isto ficou. E sempre que arrumo, ai não…organizo… a roupa, as caixas na despensa ou sei lá os colares na casa de banho, lembro-me do orgulho que a Ana ia sentir em mim. 

Todas as fotografias deste post são da talentosa Margarida Pestana que se juntou ao nosso dia para documentar a minha evolução como pessoa organizada e o jeitinho que a Ana tem para isto!