8 filmes tristes
Eu não sou uma pessoa de filmes. Prefiro séries. Mas recentemente vi um filme na Netflix que me fez perguntar a mim própria porque é que os filmes tristes são sempre tão bons?! Talvez nem sempre, mas se calhar para mim sim porque são filmes que eu acabo por gostar mais. Então, fiz uma lista com 8 filmes tristes para me dizerem se concordam comigo.
Parece que um filme para ser bom tem que ser triste. A mim tem que me cativar através de alguma emoção. E como eu não sou pessoa de chorar, acho que os filmes tristes acabam por despertar essa tal emoção em mim. Continuo sem chorar, mas creio que mensagem que um filme triste me passa é bastante mais intensa do que aquela que é passada por um filme de acção, comédia ou terror. Eu adormeço em filmes de ação. Eu não acho piada às comédias que não são inteligentes e nos de terror nunca sinto qualquer emoção porque tapo os olhos. Ou seja, as coisas que sinto ao ver estes filmes são momentâneas. Não há nada que fique depois disso. (Atenção, não é obrigatório que um filme nos deixe lições para a vida, nem que tenha mensagens filosóficas, pelo amor de deus. Podemos ver apenas para adormecer ou para não pensar em nada que também é muito bom).
8 filmes tristes
A mim parece-me que os filmes tristes nos deixam pelo menos a pensar neles durante uns momentos ou nos fazem conversar sobre eles com alguém. E por isso são os filmes que eu tenho dado conta que prefiro, porque consigo tirar de lá alguma coisa. Inclusivamente consigo um motivo para escrever sobre eles, estou-me a fazer entender?
Que bruxaria é esta que nos faz ficar a ver um filme que sabemos que nos vai deixar triste o resto do dia? Ou mesmo que seja cinco minutos? O que é que nos faz ficar a ver uma história triste? Que necessidade é esta de nos sentirmos assim?
Criei uma lista de 8 filmes tristes nos quais não chorei, mas que me fizeram sentir uma tristeza imensa e por isso já merecem ser considerados bons filmes, Nunca diria “não vejam estes filmes” porque apesar de serem tristes são muito bons, Aliás é precisamente por isso que são tão bons.
O Milagre da Cela 7
Este foi o filme que vi mais recentemente e o culpado deste post. Foi com ele que percebi que os filmes tristes são os melhores, se é que me faço entender. Durante todo o tempo em que o estava a ver eu só dizia “este filme é tão triste porque é que o estamos a ver?” Eu sabia que me ia sentir triste durante e depois do filme. Mas continuei a ver.
Ova é uma menina que vive com o pai que tem deficiência mental e a avô. Memo é um pastor e gostamos dele nos primeiros minutos do filme pelo seu bom coração independentemente da sua doença. Só que ele vai ser preso. O filme acontece a partir daí. E é um drama total. Mas muito bonito! A mensagem principal tem a ver com família, amizade e com um valor inestimável que é a justiça.
Joker
Como não vejo muitos filmes, Joker foi o último que vi no cinema e na altura até deixei aqui a minha opinião de tanto que me tocou pela história e pela interpretação. Não sou fã do ´universo dos super heróis mas este não tem nada a ver. É extremamente cruel e intenso.
Arthur vive com a mãe, sofre de doença mental e trabalha como palhaço. A mãe sempre lhe disse que devia meter uma cara feliz. E, na verdade, estamos habituados a ver os palhaços rir. Mas a primeira cena do filme é precisamente Arthur a tratar da sua caracterização, pintando a cara, formando um sorriso com tinta vermelha e com uma lágrima a cair-lhe cara abaixo. Não preciso dizer qual é a mensagem aqui, certo?
O Impossível
É capaz de ser o meu preferido desta lista de 8 filmes tristes. Embora eu não goste de coisas preferidas! Este filme conta a história de uma família que é separada após um tsunami na ilha onde estão a passar férias. Além de ser doloroso ver as crianças à procura dos pais é uma história sobre não desistir e sobre sobrevivência que mostra a força que temos quando realmente é preciso tê-la.
É sempre muito difícil falar sobre estes temas sem dar nenhum spoiler. Por isso passem este paragrafo à frente…. já está?
Para mim o ponto alto da história é quando os três irmãos se reencontram. Crianças são o meu ponto fraco.
O rapaz do pijama às riscas
Gosto muito de histórias sobre a segunda guerra mundial. Aqui vemos a história de amizade entre duas crianças, separadas por uma parede de arames. Uma dentro de um campo de concentração e outra fora. Nenhuma sabe exatamente o que se passa do outro lado. Às vezes nem mesmo sabem o que se passa do lado em que estão. Mas, são apenas crianças. E ver o mundio como elas veem é incrível. Este filme é triste, mas triste! Principalmente no último minuto. Vale a pena ver até ao fim.
A Culpa é das Estrelas
Uma história de amor adolescente. E como eu adoro filmes de adolescentes. Fiquei parada no tempo. Gosto mesmo de ver. Acho que não os vi na altura certa ou então não eram tão bons como são agora.
Em a Culpa é das Estrelas vemos dois adolescentes apaixonados mas doentes com cancro. E doenças é outra coisa que me afeta o coração. Sou uma pedra da calçada que não chora, mas fico incrivelmente comovida com pessoas doentes.
Me Before you
Este é o único que não digo o nome em português porque é muito péssimo. E pior do que isso é o facto de ter visto este filme dobrado no avião. Adiante.
Mais uma vez uma história de amor que envolve uma doença. E eu não posso com isto. Uma jovem rapariga é contratada para ser…dama de companhia de um rapaz tetraplégico. Está mais do que sabido que se vão apaixonar! Mas então porque é que é uma história triste? Porque há decisões na vida maiores do que o amor.
Markey e eu
Este aqui é o filme mais antigo de sempre. Vou já adiantar que eu tenho medo de cães portanto não é por causa do cão que ele faz parte da lista. O que aconteceu foi que entendi a grande ligação das pessoas com um animal do qual eu tenho medo e isso foi importante. Tenho medo na mesma, mas fiquei triste. E esta controvérsia faz com que um filme tão simples seja realmente bom e imensamente triste.
Já viram alguns destes filmes? O que acham desta questão dos filmes tristes serem bons?
Simple Girl
Já vi todos menos “O rapaz do pijama às riscas” e “O impossível”
orefugiodasimplegirl.blogspot.com
Green
Já vi alguns deles e são de facto triste, reais também, mas definitivamente tristes.
Andreia Morais
Chorei tanto a ver Milagre na Cela 7! Acho que esgotei todo o stock de lágrimas com esse filme.
O Rapaz do Pijama às Riscas e A Culpa é das Estrelas são dois dos meus favoritos
Patrícia
Concordo com tudo o que dizes. Desde a primeira linha. Eu também sou mais séries, e nem consigo ter um filme favorito.
Dos filmes que enunciaste, vi todos, menos o Joker. Sinto o mesmo que tu por todos.
Raios! Somos umas madalenas (sem choro)!
Ou então somos só muito profundas…
Andreia Moita
Pensamos de forma profunda e gostamos de filmes com conteúdo! O que acontece é que este tipo de filmes consegue passar uma mensagem e acho que é isso que procuramos 🙂