podcasts-portugueses

Há podcasts que ouço do principio ao fim, quando os encontro. Ouço praticamente de uma assentada. E depois é como nas séries. Odeio ficar à espera da próxima temporada. Ou só ter um episódio por semana para ver, ou neste caso, ouvir. Depois há outros que seleciono, para ouvir, só os episódios sobre os temas que me interessam. Depende do tipo de podcast que for. Só ouço podcasts portugueses e hoje trago-vos alguns dos que gosto mais.

Comecei por ouvir podcasts de desenvolvimento pessoal, mas depois abri muito mais o meu leque.

Que podcasts ouvir?

Hoje em dia a oferta é grande. Quase que aposto que toda a gente tem um que goste sejam podcasts portugueses ou noutras línguas. Pessoalmente gostava de tentar ouvir em inglês por exemplo. Se tiverem sugestões, digam-me.

Gosto de ouvir vários temas dependendo das situações e do mood. Quando estou no trânsito, no regresso a casa, depois de trabalhar gosto de coisas descontraídas. Gosto de ouvir outro estilo, algo mais sério, enquanto estou a trabalhar (concentro-me na mesmo, desde que não sejam podcasts que me façam rir no meio do escritório, né). Gosto de ouvir outros géneros quando estou a fazer a comida ou quando estou a apanhar na sol na varanda.

N’a Caravana, da Rita Ferro Alvim

Este é aquele podcast que ouço a trabalhar, por exemplo. Tem a duração de uma hora mais ou menos. (É perfeito para medir tempos de trabalho.) É um formato de entrevistas e por isso só ouço os episódios cujos entrevistados me interessam ou sobre os quais tenha curiosidade. Gosto do conceito de não ter um tema definido, a conversa corre naturalmente e é conduzido de forma muito calma pela Rita Ferro Alvim.

Só Mais Cinco Minutos, da Catarina Miranda

À semelhança do anterior este podcast é de entrevistas e portanto podemos escolher que episódios ouvir. Mais uma vez sem tema, as conversas são como o programa do Daniel Oliveira, intensas, comoventes (até para uma pedra como eu) e sobre histórias de vida. Tenho ouvido todos, até agora.

Sobremesa, da Mafalda Beirão

A Mafalda convida amigos, para conversarem sobre um tema. Saúde mental, adolescência, feminismo, música. O facto de ter um tema por episódio e não ser com pessoas conhecidas distingue-o dos dois exemplos anteriores e deixa algumas reflexões na nossa mente, quer concordemos ou não com o que está a ser dito.

Mundo Indefinido, da Catarina

Diferente dos outros, a Catarina conversa com pessoas sobre um destino específico em cada episódio. Curiosamente, os que mais gosto de ouvir são aqueles sobre países em que já estive. Podia querer descobrir coisas sobre os sítios onde não fui, mas não. Isso eu quero ver sozinha. Por isso adoro recordar os lugares onde já estive.

Fuso, Bumba na Fofinha

Gente, é a Bumba. Ela pode falar de agrafadores que vai ser bom. Mas não, ela fala de viagens, mas com aquele registo humorístico que lhe é característico. Começou por relatar a sua estadia em Nova Iorque de forma épica. Depois falou-nos da Índia. E mais recentemente fez relatos da quarentena. Nunca poderia ouvir enquanto trabalho porque não ia conseguir conter o riso. Quando não souberem que podcast ouvir, ouçam este.

Terapia de Casal, da Rita da Nova e do Guilherme Fonseca

Eles são um casal e convidam uma pessoa que faz de terapeuta e tenta resolver um dilema entre ambos. Às vezes respondem a emais de ouvintes, fazendo eles de conselheiros amorosos. Recentemente também nos apresentaram as problemáticas de um casal a viver na mesma casa em tempos de quarentena. Mas há um senão. Nada do que eles dizem é para levar a sério. Não sou eu que digo. São eles. E isto é o melhor de tudo. Este é dos podcasts portugueses que mais gosto.

A Mãe é que Sabe, Joana Paixão Brás e Joana Gama

Não desconfiem. Este podcast não é sobre maternidade se não eu nem ouvia. É precisamente o contrário do que elas fazem no blog. E isso é uma ideia excelente. Aqui elas falam de tudo menos maternidade. É mesmo assunto proibido. É uma conversa descontraída entre amigas sobre séries, amor, trabalho, o que seja. Este é muito bom para ouvir no carro, por exemplo.

Banana-Papaia, da Joana Gama e Rita Camarneiro

Fiquei fã do registo da Joana Gama no podcast anterior e decidi ouvir este também. É totalmente diferente. Aqui cada epísódio fala com humor e ironia e não é para gente que não aceita piadas negras, aviso já.

Quando não souberem que podcast ouvir venham a esta lista porque há para vários gostos. Ouvem podcasts portugueses? Quais? E conhecem algum destes?