como ultrapassar o bloqueio criativo

“Como ultrapassar o bloqueio criativo” é mais ou menos como perguntar os números do euromilhões. Cada um tem a sua chave, a sua solução. Geralmente tendemos a acreditar que há respostas certas, como se fossem ingredientes de receitas. E não há.

Como ter sucesso? Como ficar rico? Como ter mais seguidores no instagram? Estas perguntas podem fazer títulos bonitos e prometedores, mas as respostas serão bastante individuais (se é que há respostas).

Mas afinal como é ter um bloqueio de escritor?

Estão a ver como é estar super inspirado e confortável a escrever um texto? As ideias parecem andar mais rápido do que a mão que as escreve. Estão a ver quando o cérebro vai à frente do vosso lápis (ou das teclas) e as letras até saem meio entorpecidas a querer escrever (ou digitar) depressa porque têm medo de se esquecer de algum tópico? Isto é o escritor empolgado, entusiasmado e nesta altura não deve ser interrompido. Deve esvaziar o conteúdo que está na sua cabeça. Até ficar cansado. Sim, porque tirar o que está na nossa imaginação para uma folha (ou computador) deixa-nos, muitas vezes, exaustos.

O bloqueio de escritor precisa exatamente do mesmo tempo do que a critiviadade, Ou seja, ele tambem não deve ser interrompido. Coisa meio maluca, né? Vou explicar. Sempre que sinto que não consigo escrever deixo-me estar. É hoje fácil para mim compreender quando o processo não está a funcionar. Deixo o bloqueio viver. Respeito-o. Sei que as palavras regressam amanhã. E é essa absoluta certeza e confiança, que adquiri ao longo do tempo, às vezes a custo, de que a escrita volta, que me deixa descansar.

O bloqueio de escritor não é, para mim, ausência de ideias. Muitas vezes é uma falha na capacidade de as colocar a todas harmoniozamente por escrito. Às vezes deixo um texto a meio porque não tenho capacidade no momento para o levar para onde quero. Outras vezes tenho a ideia toda formada e não passo do título. E há outras ainda em que escrevo tudo de rajada e quando vou rever está uma bela porcaria. No dia seguinte temos outra clareza. Lá está, o dia a seguir o meu melhor amigo e é o que me ajuda a saber como ultrapassar o bloqueio criativo.

Bloqueios criativos existem em todas as áreas

O verdadeiro tema do Projecto 642, iniciado pela Sofia Costa Lima, no A Sofia World, é sobre “bloqueios de escrita” mas eu fiz batota. Contornei as regras para lhe chamar “bloqueios criativos” para assim poder falar de mais áreas. Todos precisamos de criatividade e imaginação e todos precisamos de saber como ultrapassar bloqueios criativos.

Bloqueios criativos existem para lá da escrita. Eu mesma tenho. Às vezes estou a montar o cenário para uma fotografia e quando vou a carregar no botão não é nada daquilo que eu quero. IrrIta-me um bocado. Mais do que na escrita. Mas não é por não sair a foto que eu idealizei. É porque tenho que arrumar o cenário todo de novo sem ter conseguido concluir o que queria! Mas lá está. Tal como na escrita, a foto neste dia não resultou. Os objectos não eram os certos. A luz não era a melhor. A minha habilidade não estava no ponto.

E da mesma forma isto acontece, acredito eu, em todas as outras áreas que exigem criatividade. Um pintor nem sempre encontra a sua cor. Um cozinheiro pode deixar o passar o ponto. Até o músico demora a acertar a nota que quer.

Dicas para saber como ultrapassar o bloqueio criativo

Eu sei que o que resulta para mim, pode não ser ideial para os outros. Respeitar o bloqueio da mesma forma que se respeita (e aproveita) a inspiração e acreditar pode não resultar em contexto de trabalho por exemplo, em que temos prazos que não podemos contornar. Por isso, há outras dicas sobre como ultrapassar o bloqueio criativo.

  • Fazer uma pausa. Dar ao problema uma quebra. Limpar a cabeça. Ir à janela, ao café, passear a pé. Mas, vá depois voltar ao trabalho, hein? Esta quebra faz bem.
  • Começar a fazer coisas mais pequenas antes de chegar à obra final. No caso da escrita: fazer esboços, esquemas, listas, só para treinar o cérebro (e dar ao dedo); Serve o mesmo exemplo para as outras áreas.
  • Ler livros, revistas, blogs. Ver séries, filmes, novelas. As ideias estão em todo o lado e voltam para nós.
  • Estudar. Fazer cursos. Dentro da nossa área de eleição e sobretudo noutras.
  • Descobrir coisas novas. Experimentar e aprender é fundamental.
  • Falar com pessoas, conhecer gente nova. As pessoas têm histórias, manias, comportamentos que não nos passam pela cabeça e são terreno fértil para o processo criativo.
  • Aproveitar quando a ideia está fresca. Eu, sai do blog da Sofia, onde li o texto dela sobre este tema, deixei o meu comentário, e comecei a escrever este texto!

Já escrevi sobre criatividade outras vezes aqui no blog. É um assunto do qual gosto. Quais são as vossas técnicas para enfrentar os bloqueios? Que dicas têm sobre como ultrapassar o bloqueio criativo?

Gostaram deste artigo? Partilha-o no Pinterest.