marmitas para a semana

Já há muito tempo que fazer as marmitas para a semana faz parte do meu ritual aqui em casa ao domingo. Deixar as refeições para os almoços e jantares de segunda a sexta prontas é tão natural para mim como as limpezas básicas, o tratar da roupa e as compras de supermercado.

Por que é que fazer as refeições para a semana toda é tão importante? Para além de saber o que estou a comer é mais barato do que comer fora ou encomendar comida. Mas mesmo em teletrabalho faço questão de fazer marmitas para a semana porque não tenho paciência, nem vontade ou jeito para cozinhar todos os dias. Trabalhando em casa continua a dar-me jeito ter as refeições preparadas. Nunca na vida iria gastar a minha hora de almoço a cozinhar. Portanto, ter a minha caixa de comida preparada no frigorífico deixa-me algum tempo livre para aproveitar melhor essa hora.

Marmitas para a semana: ideias simples e rápidas

Se me seguem no instagram tiveram oportunidade de ver que esta semana preparei três refeições. Uma sopa para o jantar (que depois acompanho com um queijo fresco ou assim) e duas refeições para o almoço que depois como alternadamente para não me fartar.

Vou deixar aqui as receitas do que preparei mas adianto já que não são coisas muito elaboradas, não tenho medidas (é tudo a olho) são coisas rápidas e práticas (porque como faço tudo ao mesmo tempo não posso nem quero demorar horas na confeção) e há versão mais e menos saudável, conforme os vossos gostos. Vamos a isso?

Caril de grão com atum e espinafres

Ora bem. Isto é rápido, rápido. E praticamente faz-se com coisas que todos temos em casa quase sempre. Vá talvez nem todos tenham assim à mão leite de coco, mas de resto acredito que sim.

  • 1 cebola
  • 1 lata de grão
  • 1 molho de espinafres
  • 3 latas de atum
  • 1 lata de leite de coco
  • Caril, alho e pimenta

Fazer o refogado básico. Juntar o grão, os espinafres, o leite de coco e o caril (não sei a quantidade, é ao vosso gosto. Eu propriamente não gosto de pôr muito, até porque gosto do sabor mas não aguento o cheiro enquanto cozinho, é esquisito, mas sou eu!) Depois deste à parte, deixem cozinhar um pouco e acrescentem o atum até o preparado ferver. Está feito, gente.

Bacalhau à brás

Não há coisa mais rápida do que esta. Fazemos muitas comidas com bacalhau cá em casa porque adoramos a sua versatilidade e o seu sabor. Esta receita é rápida, fácil e perfeita para quando temos pouco tempo e queremos algo mesmo bom.

  • 1 alho francês
  • 4 postas de bacalhau
  • 1 pacote de babata frita palha
  • 3 ovos
  • Salsa ou coentros

Ora vamos lá ver. Então, cozinhar o bacalhau e em seguida desfiá-lo. Depois juntá-lo já sem espinhas a um refogado de alho francês. Juntar as batatas (para mim é daquelas de pacote porque olhem…não gosto de mais nenhumas e sinceramente dá menos trabalho do que estar a cortar e fritar das outras – aliás não tenho ólo nem fritadeira ) e unir tudo com três ovos.No dia de comer juntar salsa ou coentros (não sei a diferença) Feito!

Caldo verde com couve flor

Olhem eu descobri que gosto muito de sopa com couve-flor. Esta receita então adoro. Substitui perfeitamente a batata do caldo verde tradicional (do qual também gosto, atenção). Vamos lá a apontamentos:

  • 2 courgetes
  • 1 couve flor
  • 1 cebola ou alguns dentes de alho
  • couve cortada previamente

Cozer as courgetes e couve flor juntamente com a cebola ou os alhos. Destruir tudo com a varinha mágica até formar um creme esbranquiçado. Em seguida juntar a couve e deixar ferver. Acrescentar uma pinga de azeite e está pronto.

Todas as refeições são arrumadas em caixas de vidro no frigorífico. Não congelo porque não vejo necessidade para a quantidade de comida que faço, mas é uma opção que podem considerar, claro. Vocês também fazem marmitas para a semana toda? Identificam-se com o conceito?

Se gostaste deste artigo podes partilhá-lo no Pinterest!