como sair da zona de conforto

Sair da zona de conforto é uma frase que quer dizer nada mais do que enfrentar um desafio. Aceitar o desconhecido. E fazer alguma pela primeira vez, algo completamente novo. Acho importante fugir da rotina, mas sair da zona de conforto é um bocadinho mais do que isso. É experimentar. É fazer alguma coisa que não estamos habituados e portanto alguma coisa que não nos deixe tão à vontade. Sim, a ideia deverá ser mesmo essa. Mas como é que isso pode ser bom? E como sair da zona de conforto? Eis as questões que me proponho responder hoje.

Mas, antes de vos dar sugestões de como sair da zona de conforto, quero falar-vos sobre o porquê. Quando saimos fora da nossa caixa expomo-nos. . Ao saltar para fora da nossa bolha deixamos de estar confortáveis. E isso obriga-nos a aprender. A enfrentar medos. A sentir adrenalina. A desenvolver valências. A acumular experiências. A perceber coisas que antes não sabíamos. A crescer, portanto.

Quando o conforto se torna desconfortável está na hora de mudar

Sempre que estou demasiado confortável ou sei fazer muito bem alguma coisa fico inquieta. Sinto falta de novidade. Sei perfeitamente quando estou acomodada a alguma coisa. Durante algum tempo é perfeito, mas depois começa a dar-me formigueiro. O conforto deixa-me desconfortável. É aqui que temos que saber como sair da zona de conforto.

De todas as vezes em que sai da minha zona de conforto os resultados benéficos em mim. Já aprendi coisas, já aprofundei conhecimentos, Já conheci pessoas. Já me libertei de preconceitos. A última vez que sai da minha zona de conforto foi quando me despedi de um trabalho onde estive 10 anos.

Como sair da zona de conforto?

Mas então tenho que fazer uma coisa em grande? Nada disso. Nem pouco mais ou menos. Não é preciso fazerem coisas como despedirem-se, terminar casamentos ou mudar de casa. Nada disso. Sair da zona de conforto acontece nas coisas mais simples e pequenas. Vou tentar dar sugestões em diversas áreas para que todas as pessoas se possam identificar com alguma coisa e conseguirem agir e vão ver como é fácil e tem resultados tão bons.

Para quem gosta de ler

Ler em inglês (ou noutra língua) é altamente benéfico porque estando a fazer uma coisa que gostam (que é ler) estão ao mesmo tempo a conhecer outros estilos de escrita e mais importante a ganhar vocabulário, conviver com expressões e enriquecer a mente. É como estudar mas com prazer. Também podem ler estilos diferentes. O que é que nunca leram? Biografias? Ficção científica? Fantasia? Young Adult?

Para quem gosta de comida

Experimentar um sabor novo. Um alimento que nunca tenham comido. Beber café sem açúcar. Estar um mês sem comer carne. Eu durante muito tempo não provei coisas insistindo que não gostava só de olhar para elas. Mas porquê? Conseguem imaginar a quantidade de coisas que eu estava a perder?

Para quem gosta de trabalhos manuais

Pintura, colagem, bricolage, costura, ponto cruz, mas porque não? O que é que estão sempre a dizer que um dia vão experimentar e depois nunca chega esse dia? Se não sabem como sair da zona de conforto que tal desenho ou macramé?

Para quem gosta de exercício

Gostas de mexer o corpo mas estás farto de fazer sempre a mesma coisa? Há tantas hipóteses. Como sair da zona de conforto sem arriscar? Então experimenta corrida, dança, yoga, pilates, crossfits, tenis, padel.

Para quem gosta de escrever

Entra em estilos novos. Escreve diálogos ou poesia. Escreve na voz de uma criança. Ou de uma pessoa de oitenta anos. Escreve como se fosses um objeto ou começa todas as frases com a mesma letra. Inventa personagens. Faz uma lista nem que seja de compras.

Sair da zona de conforto é arriscar e experimentar

Como sair da zona de conforto pode influenciar o nosso bem estar? De todas as formas possíveis. Porque mesmo que não dê certo ou não gostem do que experimentaram já sabem, porque já fizeram. Não estão a zeros.Por isso, explorem todas as áreas que vos interessam (ou deem oportunidade a coisas que nunca pensaram).

  • Fazer uma aula de surf
  • Aprender a tocar um instrumento
  • Ter aulas de canto
  • Estudar fotografia
  • Fazer um curso online
  • Fazer meditação
  • Começar um bullet journal
  • Fazer journaling
  • Falar em público ou fazer um direto no instagram
  • Criar uma horta em casa
  • Plantar uma árvore
  • Vender para fora aqueles produtos que fazem êxito entre os amigos

Portanto, resumindo, pensem em todas as coisas que nunca fizeram e lancem-se. Não acham isto importante? Sentem necessidade de fazer coisas novas? Quando foi a última vez que…fizeram uma coisa pela primeira vez?