receitas com tâmaras

As tâmaras são frutas. Têm muitos nutrientes, vitaminas, minerais e muita fibra na sua composição. Por ser uma fruta muito doce, a tâmara é substitui perfeitamente o açúcar em imensas possibilidades de receitas. (Precisamente pelo mesmo motivo não devemos comer carradas delas nem toda a receita de uma assentada!) São muito versátis e podemos fazer com elas várias iguarias. Eu adoro-as seja assim à mão ou em qualquer outra fórmula. Por isso hoje decidi mostrar-vos as receitas com tâmaras que mais vezes faço cá em casa.

Tâmaras Medjool e tâmaras “normais”

Antigamente só usava aquelas tâmaras pequenas com ou sem caroço. Vamos chamá-las neste post de “normais”. Entretanto descobri as medjol que são outra qualidade de tâmara e que se distinguem das outras por serem muito maiores e mais suculentas, fazendo as outras parecer imensamente mais secas. Geralmente quando queremos fazer receitas com tâmaras em que estas funcionam como elo de ligação, açúcar ou caramelo (ou seja o elemento doce que une todos os ingredientes, como se fosse mel) as medjol vão cumprir lindamente e facilmente essa missão.

Vamos por as mãos na massa. Já fiz todas as receitas com tâmaras que aqui vos vou deixar, portanto sei que são maravilhosas. Vamos experimentar?

Receitas com tâmaras: salgadas

Tâmaras com bacon

A primeira vez que comi tâmaras com bacon. Esta não é propriamente uma receita com tâmaras daquelas super elaboradas. Mas decidi incluir e começar por ela porque foi mais ou menos como a minha introdução à tâmara, estão a ver?

Descaroçam-se as tâmaras com a ajuda de água quente (ou então usam-se já descoraçadas, apenas alerto que às vezes são mais secas), Depois enrolam-se fatias de bacon e prende-se o preparado com um palito. Em seguida leva-se ao forno uns 10/15 minutos. Olhem isto nem parecer nada de especial mas para quem gosta de doce e salgado no mesmo paladar é perfeito. Não é lá muito saudável, por causa do bacon, mas um dia não são dias! Aqui em casa fazemos muito como entrada em dias de festa.

Tâmaras com carne

Um clássico para quem consome carne. Muitas vezes existem espetadas ou rolos de carne que já contém tâmaras lá dentro. Mas quando vão ao forno acabam por ficar demasiado pequenas, queimadas ou torradas e ficam impossíveis de comer. Portanto o que eu faço é acrescentar. Como costumo ter sempre uma caixinha das tâmaras normais em casa junto ao preparado da carne quando já está quase pronto, só ali cinco ou dez minutos para “derreterem” e ficarem mais em melaço. Garanto que isto junto à carne depois fica épico. (E olhem que eu sou uma esquisita do pior).

Receitas com tâmaras: doces

Salame de chocolate com tâmaras

Sabiam que dá para fazer salame de chocolate com tâmaras? Já tinham pensado nisso? Vi no instagram do Continente (isto nem sequer é publicidade) e resolvi testar. Vocês não estão bem a ver o sabor disto! O meu salame ficou um bocado desfeito porque não uniu corretamente uma vez que eu não usei as quantidades certas (adoro inventar) nem fiz com as tâmaras medjool. Lá está a qualidade da tâmara influencia a receita. Mas o sabor, esqueçam. Quero comer para sempre.

Anotem os ingredientes e a receita: Partir um pacote de bolachas maria para uma taça e picar 80g de amêndoa (eu usei avelã). Depois num processador de alimentos desfazer 4 tâmaras medjool descaroçadas e juntar 4 colheres de sopa de óleo de coco, 100g de cacau e flor de sal. Isto vai ser a nossa “massa” para juntar ao preparado de bolacha e amêndoa que deve ser amassado com as mãos para formar um rolinho. Enrolar em papel vegetal e levar ao congelador.

Barrinhas de tâmaras

As receitas com tâmaras que mais faço cá em casa são sem dúvida bolinhas ou barrinhas que depois servem de snack para comer ao longo do dia quando apetece uma coisa doce para matar a gula (ou seja sempre)

Portanto tenho várias receitas com tâmaras neste sentido aqui no blog:

Tâmaras com frutos secos

Para o fim deixei a receita dos preguiçosos. Estão a ver uma tâmara? Estão a ver uma amêndoa, um caju ou qualquer outro fruto? Abram a tâmara metam o fruto seco lá dentro e comam. Simples. Fácil. Saboroso.

 

Então que tal? Gostam de receitas com tâmaras? Costumam usar este fruto na vossa cozinha? Já fizeram alguma destas sugestões? Se tiverem para a troca deixem-me aqui nos comentários que eu agradeço.