filmes de natal

Prefiro séries a filmes o ano inteiro. Mas chega a Dezembro e começo a ver filmes de natal feita louca. Pois é, não sou dada a filmes, porque prefiro a continuidade de uma série do que o momento de um filme. Mas quando toca a filmes de natal as coisas mudam de figura.

Isto não é hábito antigo. Não sou pessoa de ver o “Sozinho em casa”, por exemplo. Foi uma tradição que inventamos cá em casa recentemente. E depois de montar a árvore começamos a ver filmes e séries de natal.

Geralmente os filmes de natal são coisas bem básicas. São comédias românticas do mais prevísivel que há. Ou então são protagonizados por crianças que têm que salvar o natal. Entre casais de amigos que se apaixonam, pessoas que mudam de vida depois de uma herança, elfos e renas a distribuir presentes, o importante é que seja uma coisa bem levezinha para que possamos ver com alegria e entrar no espírito mágico do natal.

Fiz uma pequena lista de filmes de natal 2020 e deixei nos meus destaques do instagram. Depois pensei que podia desenvolver mais a situação e alargar a coisa para séries e filmes que vi outros anos, por isso, vamos embora!

Dash and Lily (2020)

Comecemos pela série, visto que foi a única que vi com esta temática. Dash é um adolescente que acha o natal a época mais horrível do ano. Encontra um caderno, escrito por uma desconhecida, na biblioteca. A partir daí começa a corresponder-se com ela através do caderno vermelho que vai deixando em diferentes locais da cidade.

Lily é a rapariga mais pirosa de sempre que faz as suas próprias roupas e usa brincos com bolas natalícias. Apesar disso é adorável. Temos aqui uma verdadeira crente. É ela que escreve a primeira mensagem e deixa o caderno numa estante à espera que alguém o encontre.

São oito episódios com 25 minutos cada. E todos são a coisa mais fofa de sempre. Gostei muito. Além de ter Nova Iorque como pano de fundo, neve e natal por todo o lado, conta uma história muito simples entre dois jovens que precisam de amor. Soube depois, que existem já três livros. Só podia, é mesmo ao estilo de um belo YA, tipo Eleanor and Park.

“A princesa e a plebeia” (2018) e ” A princesa volta a ser plebeia” (2020)

Ora então. Vanessa Hudgens interpreta Margaret, uma princesa e Stacey uma pasteleira. São sósias e um belo dia decidem trocar de papéis. Qual é o problema? Vão se apaixonar por alguém fora da sua “condição social” digamos assim.

No segundo filme ambas estão de volta às suas vidas e sâo amigas. Stacey visita Margaret para estar presente no dia da sua coroação. Qual é o problema agora? Há uma terceira personagem, parecida com ambas (sim, mais uma), que quer roubar o lugar da rainha.

São filmes muito engraçados. Com a atriz principal a fazer vários papéis ao mesmo tempo. Além disso, temos decorações de natal dignas de castelo, sendo que até no quarto de dormir esta gente meteu árvores de natal (coisas que eu reparo!)

Crónicas de Natal 1 (2018) e Crónicas de Natal 2 (2020)

Em 2018 conhecemos Kate, uma verdadeira crente, para quem o natal é a melhor altura do ano. Ela e o irmão Teddy estragam acidentalmente o trenó do pai natal. A partir daí é preciso ajudar o senhor das barbas brancas a entregar as prendas todas a tempo. O natal está em risco, percebem?

Já no segundo filme, Kate está de férias no México com a mãe, o irmão, o padrasto e o filho dele. Mas algo inesperado ameaça o espírito do natal. (Não vos posso dizer o que é, ok?) E as crianças vão ter que ajudar o seu velho conhecido a salvar o Polo Norte.

É um filme com o pai natal mais cool de sempre. Ele toca guitarra e tudo! Tem renas, elfos, polo norte, crianças daquelas que aventureiras e músicas fofinhas de natal. Só para true believers!

Um beijo à meia noite (2020)

O filme mais clichê que vão encontrar nesta lista, mas vale, e foi o meu preferido! Maggie e Jack são amigos desde crianças e trabalham no mesmo programa de rádio. Na noite de natal vão apresentar os namorados às famílias em conjunto. Problema…ambos termináram os namoros. Para piorar a situação há uma promoção à vista no dia em que iam apresentar os pares amorosos, então decidem fingir que eles que são o par um do outro. Fácil!

Naturalmente não preciso de vos dizer o que vai acontecer. Mas vejam porque é uma comédia romântica ao mais alto nível e muito fofa!

Amor com data marcada (2020)

Não sei o que se passa com as pessoas que na época do natal precisam de apresentar namorados às famílias. Por favor, não façam isto. Escolham alturas menos movimentadas e importantes, ok?

Neste filme, dois desconhecidos estão cansados de ouvir os cometários das famílias por estarem sozinhos então decidem ser “holidates”. O que é que isto quer dizer? Que vão estar juntos em todos os feriados do ano. É vê-los no ano novo. Na Páscoa. No dia de acção de graças. No Halloween, enfim, já estão a ver mais ou menos o que é que vos espera!

Operação Feliz Natal (2020)

Uma assessora política é enviada para uma base militar para ver onde é que o governo pode cortar gastos. Esta base funciona com donativos e entrega caixas com presentes à população carenciada da micronésia.

Este filme tem todas as mensagens de natal fofinhas sobre partilha e amor já que a assessora e o piloto, enfim, acabam por assumir um certo interesse um no outro, como não podia deixar de ser. Mas tem aqui um ingrediente diferente que me conquistou. Tudo isto acontece numa ilha. Portanto, está calor. É verão, estão a ver? Imaginem fazer mergulho no natal! Este filme de natal foi também para o meu top.

Tudo bem no Natal que vem (2020)

Aqui temos o filme mais “diferente” da lista. Além de ser brasileiro, não temos um par romântico. Nem crianças que querem restaurar o natal. Temos sim um senhor que detesta o natal, bate com a cabeça e sempre que acorda é natal outra vez. Confusos? Também ele.

Eu explico. Depois de um tombo, para Jorge vai ser natal todos os dias. O ano passo normalmente para todos e para ele também uma vez que vai envelhecendo e tudo, mas quando ele acorda no dia 24 de Dezembro, não se lembra de nada resto do ano inteiro. Tudo o que ele se lembra é do natal passado. E vai ser assim durante anos. Toda a família se vai habituar a esse facto.

É um filme bastante cómico, como só os brasileiros sabem fazer. Acaba por ter algumas situações bastante rídículas até. Mas, bom é natal. E a mensagem final apela a isso mesmo. Já que no fim, ela acaba por adorar o natal.

Natal no Alasca (2018)

E se já tivemos aqui um filme passado no verão vamos agora diretos para a neve do Alasca.

Jen é uma excelente publicitária e adora o seu trabalho na grande cidade. Só que acontece que herda uma pousada numa pequena vila no Alasca. Esta vila é gelada e apela a natal por todos os lados. Casinhas decoradas e tradições com bolachas de gengibre. Jen acaba perdida de amores pela vila e pelo advogado que constrói trenós nas horas vagas.

O calendário de Natal (2018)

Uma fotográfa recebe do seu avô uma calendário do advento com poderes mágicos. Em cada dia ela tem um objeto que mais tarde vai ter algum significado e acabar por conduzi-la até ao seu amor. Apesar de ser bastante simples, é um filme muito bonito que eu aconselho.

***

Espero que tenham gostado desta lista de filmes de natal. Digam-me se já viram algum ou se ficaram com vontade de ver.

À medida que eu for vendo mais venho aqui atualizar, que até ao fim do mês está a valer ver filmes de natal.