como ter ideias

Eu sou uma pessoa idiota. De ter muitas ideias, estão a ver? Algumas são parvas, outras estapafúrdias ou rídiculas mesmo. Umas são mais divertidas outras mais sérias. Umas concretizo-as, outras não. Umas resultam bem e outras nem por isso, enfim, é natural. Como ter ideias e onde as encontrar? É disso que vos venho falar hoje.

As ideias ocorrem-me nas situações mais diversas, conforme vão poder ver neste texto. Na verdade, não me posso queixar. Depois se elas prestam ou não, isso são outros quinhentos, mas vamos acreditar que a maior parte se aproveita.

Como ter ideias?

É um bocado cliché e resposta básica dizer que tudo pode dar ou ser uma ideia. Ler um livro, ver um filme, conversar com alguém, ver uma foto no instagram, uma notícia no jornal, fazer o jantar ou até limpar a casa. Mas a verdade é que para mim funciona exatamente assim.

Como ter ideias? O truque é simples: temos de ter atenção. Ao que está à nossa volta mas sobretudo aos nossos pensamentos. Geralmente as melhores ideias são aquelas que à partida não nos dizem nada. A verdade é que não sabemos quando é que uma ideia vai dar frutos. Portanto, mais vale mandar cá para fora. Temos de ser abertos e estar disponíveis a absorver coisas de todos os lados. Temos de saber interpretar. Temos de imaginar. Permitir-nos e deixar fluir.

Como ter ideias? Não há uma fórmula, não é? Obviamente que as coisas não funcionam se nos sentarmos à espera. Nem é “ah agora vou aqui ter uma ideia,” O que é uma pena, eu sei. Não temos ideias todos os dias, e muito menos quando queremos. É como quando precisamos de encontrar alguma coisa que perdemos. Só nos vai aparecer à frente quando não precisarmos. Vocês podem estar uma semana sem ter uma ideia, mas é garantido que quando vos surgir uma…vêm logo duas ou três.

A minha dica é relaxar. Não há mal nenhum não nos lembrarmos de nada fascinante hoje. É como os dias menos produtivos. Hoje não deu, amanhã dará.

No duche

Ora bem, sigam o meu racíocinio: estamos ali no duche a levar com água quentinha na cabeça (ou fria, que cada um sabe de ti) e de repente pumba….uma ideia surge. Isto é possível. Pelo menos a mim acontece-me muito. É um sitio onde se pensa em tudo ao mesmo tempo. Onde nos surgem imagens. E onde se canta, sim também! No banho passa-me tudo e mais um par de botas pela cabeça.

A conduzir

Eu sei que temos que seguir atentos à estrada. Mas quem é que nunca teve uma ideia a ouvir alguma coisa que disseram no rádio? Com uma música? Ou melhor…com alguma situação em pleno trânsito? Isto é muito produtivo. Eu já imaginei vários diálogos no carro. Tipo, coisas que quero dizer a alguém, textos inteiros que quero escrever e listas de coisas que quero fazer.

Antes de dormir

Ora aqui está terreno fértil. Gente, eu tenho montes de ideias naquele momento do adormecer. Enquanto estou meio cá meio lá. E olhem estas ideias são mesmo boas. Às vezes com um olho aberto e outro fechado vou ao telemóvel escrever nas notas uma frase qualquer para me lembrar daquela ideia de génio quando acordar. Claro que no outro dia de manhã quando vejo aquilo nas notas já nada faz sentido nenhum!

Nas conversas

Se prestarmos atenção às conversas que temos uns com os outros vemos que há aqui muita pérola. Mas se nos detivermos a escutar conversas alheias (sim, muito feio) então aqui temos verdadeiros achados. Quando andava de autocarro por exemplo era uma alegria. Dava quase para escrever um livro com as coisas que se ouvia naquele transporte. Estejam atentos no supermercado, no cabeleireiro e na praia (as conversas das pessoas na praia são das melhores – tenho algumas aqui)

Naquilo que vemos

Nas redes sociais (terreno pantanoso mas tão proveitoso). Na rua. Nas atitudes de alguém. Nos livros, nas séries, nos filmes. Ou mesmo da janela (cuidado com isto). Tudo o que vemos por ai…origina boas ideias, pensem nisto.

Espero que tenham gostado. Fico a aguardar as vossas histórias sobre sítios ou situações onde se geraram as vossas melhores ideias.