Formas de viajar em casa
Como estou cheia de saudades de viajar já não sei mais o que fazer se não encnontrar formas de viajar em casa. Eu sei que não é o que se deseja, mas é o há. Não é de longe a mesma coisa (nunca seria) nem mata as saudades. Mas à falta de melhor fala-se disso como uma memória bonita e um desejo profundo de que volte a acontecer (RÁPIDO).
Umas das formas de viajar em casa será certamente esta que estou a usar agora. Escrever sobre o assunto não me preenche na totalidade mas olhem alivia-me um bocadinho e deixa a chama acesa para o futuro. Sei lá. Vamos nessa.
Fotografias de viagem
Eu vejo fotografias de viagem a toda a hora, sabem? Não as apago do telemóvel e por isso vejo-as muitas vezes mesmo sem querer. Neste momento tenho as da última viagem de que fiz, em 2019 (noutra vida, portanto) e vejo milhares de vezes Bali, Kuala Lumpur e Singapura.
Ainda me lembro da primeira viagem que fiz. Em Paris queria tanto ver a Torre Eiffel que lhe tirei trezentas fotos de todos os ângulos e mais alguns. Hoje já não sei onde estão essas fotos mas será com certeza um tédio vê-las porque são todas iguais.
Outras formas de viajar em casa, sem ser através das minhas fotografias, é vendo as fotografias de outras pessoas. Sim, eu sigo muitas contas de viagens no instagram para sonhar com os sítios onde nunca fui e as outras pessoas já. É uma espécie de mal que faço a mim mesma? Bom, sim e não. É mais uma fuga à realidade e uma construção de lista (infinita) de sítios onde quero ir, portanto causa mais sensações boas do que propriamente aquela inveja feia.
Instagrams de viagens que gosto de seguir:
Roteiros de viagem
Eu amo fazer roteiros de viagem. Para mim a aventura começa ai. Logo! Mutio antes de descolar. Dias antes começo a fazer todo um plano com ruas para ver, comidas para provar, museus ou praias para visitar. Faço um estudo intensivo de tudo o que há para saber sobre o local onde vou. Leio muitos blogs para saber dicas e ouço podcasts como o da Catarina, o Mundo Indefinido. E faço mil planos na minha cabeça (definitivamente é uma loucura e uma canseira ser Andreia Moita.)
Quando volto, faço eu mesma o meu roteiro, elaboro as minhas dicas e conto a minha experiência aqui no blog. As minhas viagens demoram mais do que o normal porque começam no planeamento e só acabam depois de contar tudo aqui.
De vez em quando gosto de ir ler as coisas que já escrevi. Recordo-me de como foi estar noutros países, alguns do outro lado do mundo. Faz-me ter noção de como as coisas são tão diferentes. E tenho ainda mais saudades mas isso são pormenores.
Alguns roteiros de viagem que já fiz aqui no blog:
Livros de viagens
De todas as formas de viajar em casa esta é a minha preferida. Ler um livro já é viajar. Pela história de outras pessoas. Pelas ruas de onde elas moram. Pelas descrições que surgem como desenhos na nossa mente. Pelas diferentes realidades que conhecemos quer em locais quer em pensamentos ou formas de agir de outras pessoas.
Mas ler livros sobre viagens é outra coisa.,, vai para além disso. É outra experiência. E é igualmente fantástica e saborosa. Porque estamos precisamente a viajar em casa conforme diz este post. Exitem imensos livros deste género, em formato de roteiro, baseado em experiências reais ou com relatos estilo diário de bordo.
Livros que resultam como boas formas de viajar em casa
- Até lá abaixo, de Tiago Carrasco
- Estou nua e agora, de Francisco Salgueiro
- Um lugar dentro de nós, de Gonçalo Cadilhe
Comida de outros países
Se a anterior é a minha preferida, esta é a que resulta melhor. Comer leva-nos diretamente para outras partes do mundo. O estômago tem esse poder encantador e revelador, o sacana! Somos totalmente atraídos para Marrocos com o cheiro do caril. Levados para a Ásia pelo sabor de um Pad Thai. Damos por nós nos países nórdicos a beber chocolate quente. E somos transportados para Itália só com uma leve massa e o seu molho. O poder que há na comida é capaz de tudo.
Sei que o post é sobre estar em casa e assim sendo não inclui ir ao restaurante, mas há sempre o take away ou então porque não aventurarem-se a fazer um prato de outro continente em casa? Vai um guacamole mexicano? (Tenho receita aqui!)
Decoração de casa
Ora, ora, ora. Aqui está um tema bom porque estando em casa a pessoa já quer redecorar ou mudar as coisas de sitio pelo menos. Neste sentido porque não pensar numa decoração ao estílo nórdico? Ou incluir um tapete marroquino que faça lembrar as mil e uma noites? Pode-se tudo. Costumo jogar muito com quadros com fotos de praias. Tenho um com Paris como fundo e outro com a imitação da placa do aeroporto. Estou sempre a sonhar com formas de viajar em casa e na verdadeira forma de ser.
Que tal? Deu para matar um pouco as saudades? Claro que NÃO. Mas mas menos gostaram das sugestões? Qual vos faz mais sentido?
Green
É como dizes, à falta de melhor já é qualquer coisa.