livro "a troca"

Este mês o ingrediente escolhido para o Páginas Salteadas é o chocolate. Desta forma tinhamos que ler um livro que nos fizesse lembrar este doce. Escolhi o livro “A troca” para ler e foi o melhor que fiz porque ele é chocolate por todo o lado. Parecia de propósito.

Livro “A troca” | sinopse

Leena é uma jovem que está de luto pela morte da irmã. De férias do trabalho decide visitar a avó, que vive numa vila perto de Londres. Eileen, é uma modernaça de 80 anos que procura aventuras. Num acto de loucura ambas decidem trocar de casa e, por consequência, de vida,

Assim, a avó vai morar para Londres com os colegas de casa da neta. Estranha o facto de os vizinhos não se conhecerem e resolve tratar do assunto, pois na vila onde mora todos sabem da vida uns dos outros. Enquanto isso Leena demora a habituar-se às rotinas das pessoas reformadas da aldeia e percebe que a vida da avó lhe vai dar mais trabalho do que imaginava.

Livro “A troca” | review

Quando se fala no livro “A troca” costuma-se dizer, pelo que tenho visto, que elas estão a viver a vida uma da outra, mas na verdade eu acho que elas estão a viver a vida delas, mas no ambiente uma da outra. Na verdade acho que a neta se dedica mais à vida da avó. E a avó vive mais a própria vida (esperta, deve ser da idade). O que acontece no final acaba por ser demasiado prevível, somos capazes de adivinhar como vai terminar cada uma destas mulheres. A personagem da avó é muito divertida e engraçada. Para uma pessoa de 80 anos não se cansa nem revira os olhos às tecnologias. Já a jovem Leena é meio enfadonha.

Achei esta história sem rumo, na medida em que não se percebe exatamente qual é a mensagem que se pretende passar. Fala de luto, de relações entre as várias gerações, de auto estima e auto cuidado e de traição. Mas tudo isto de uma forma bastante leve e superficial. Nem a relação de avó e neta é muito explorada porque elas não estão juntas durante a maior parte da história.

O livro “A troca” é divertido, leve, simples e cumpre o objetivo de entreter mas não lhe encontro um assunto, um tema, uma acontecimento marcante, nem uma emoção dominante. Não há nenhum momento em que queiramos ler para saber o que vai acontecer porque estamos curiosos. Não é um livro mau, mas não é uma história inesquecivel. É perfeito para ler entre leituras densas, por exemplo.

Qual é a relação que vi entre o chocolate e este livro?

Resolvi escolher o livro “A troca” para retratar o ingrediente chocolate por dois motivos:

  • Primeiro: uma história onde as protagonistas são uma avó e uma neta lembra-me logo chocolate. Pelos bolinhos que as avós fazem e nos dão. Lembro-me de ser pequena e não gostar de chocolate (bons velhos tempos em que não sabia nada da vida) mas insistia em comer bollycao. O que é que eu fazia? Comia o pão à volta e deixava o meio onde estava o chocolate e quem o comia era a minha avó.
  • E segundo: O chocolate está presente literalmente ao longo de todo o livro. A avó Eillen serve frequentemente chocolate quente e a neta Leena faz regularmente brownies de chocolate (queimados). Estas eram duas possíveis receitas de fazer para retratar este livro. Mas queria outra coisa.

Receita de mil folhas de chocolate

Ingredientes:

  • Uma tablete de chocolate de culinária (usei do pingo doce e adorei, o sabor era meio amargo, excelente)
  • Massa filo (semelhante a massa folhada mas muito mais fina)

Como fazer?

Olhem-me bem a dificuldade desta receita: Derreter a tablete de chocolate. Estender a massa filo (com cuidado para não partir porque é mesmo muito fininha) e barrar com o chocolate já líquido (tem que ser líquido porque se for no estado de barrar vai quebrar a massa filo) depois meter outra massa por cima e assim continuar com uma camada de chocolate e outra de massa até um deles acabar.

Depois enrolar e partir como se fosse uma torta. Levar ao forno durante poucos minutos. Esta massa é muito rápida a fazer. Depois a ideia é comer desfiando o rolinho, assim folha a folha!

Saibam mais sobre o projecto páginas salteadas, como participar e quais os ingredientes dos próximos meses aqui. E vejam também as receitas da
Joana Clara, da Vânia Duarte e da Catarina Alves de Sousa

Gostaram deste post? Já leram o livro “A troca”? Qual é a vossa opinião?