reutilização

A reutilização é um tema bastante abordado quando se fala em sustentabilidade. Acho mesmo que é um dos grandes temas do século XXI. A manutenção do ambiente tal como o conhecemos, a poupança de recursos e a reciclagem estão presentes nas nossas vidas (ou assim se espera) das mais variadas formas e ainda bem.

Tenho consciência que ainda há muitas coisas que não faço e que podiam ajudar mas acredito que há pequenos gestos que fazem a diferença. E se não faço umas coisas pelo planeta faço outras. Acho que não temos,ou não devemos, ser polícias uns dos outros. Podemos é educar ou aconselhar e aprender que é bastante diferente.

Por exemplo, não sou vegan nem vegetariana. Já fiz uma experiência em que fiquei um mês sem carne. E consumo menos carne desde então, mas não sou a favor de nomear o meu tipo de alimentação porque eu não deixo de comer nada. Outro exemplo é que ainda não adquiri discos desmaquilhantes de pano ou escovas de dentes de bamboo. Acho que tudo isto é um processo e não temos que mudar todo o nosso estilo de vida e passar a ser radicalistas e insultar toda a gente que não faz. Percebem a ideia?

Há alguns anos atrás as pessoas nem reciclagem faziam, teve que existir uma campanha para ensinar para que servem e como funcionam as cores dos ecopontos. Hoje em dia tudo isto já seria impensável, ,uitos de nós já tem a sua própria “estação” azul, verde e amarela (eu tenho). Eu acho que aos poucos a sustentabilidade vai inserir-se na mente e na vida das pessoas. É pena que não tenhamos todo o tempo do mundo e por isso considero também que é preciso instruir e informar.

Sobre a reutilização

Sobre a reutilização, o que penso é que muita gente acha que tem que ter jeito para trabalhos manuais ou bricolage para poder reaproveitar as coisas. Isto é culpa do pinteres e bom…das pessoas jeitosas que vemos por aí que fazem restauração de móveis antigos e de estofos de sofás, não é?. Estou a brincar. Claro que se soubermos transformar peças que iam para o lixo em arte melhor, mas nem todos nós temos dotes que permitam pegar em qualquer pedaço de madeira perdido e dele fazer um quadro para expôr. E nem é só preciso o jeito, a mim por exemplo falta-me também a paciência.

Em termos de reutilização há muitas coisas que podemos fazer em casa de forma simples e que até nos vão dar vão bastante satisfação. Esta é outra questão. As pessoas precisam de retirar gosto daquilo que estão a fazer. Sendo assim vou dar alguns exemplos, dicas e sugestões.

Reutilização das caixas de plástico dos ferrero rocher

Bem vocês não fazem ideia da quantidade de caixas destas que se compram para esta casa no natal. Qual seria a solução mais ecológica aqui? Não comprar, pois, está certo. Isto não só era ecológico como saudável. Mas como disse, as pessoas precisam de ter coisas que lhes dê prazer e não comer ferrero rocher não é uma opção viável aqui. Então o que fazemos? Reduzimos o mal e não mandamos as caixas fora. Porque elas podem ter utilidade quando têm nada lá dentro.

A minha gaveta da casa de banho está cheia destas caixas retangulares transparentes. Servem para toda a maquilhagem, vernizes e bijuteria. Como são caixas direitas ficam todas bonitas umas ao lado das outras. Numa tenho os frascos de base, noutra tenho as paletas de sombras, noutra os blushes, iluminadores e por aí a fora e ainda outra com vernizes todos agrupadinhos. Fica mesmo fofo.

Para quem gosta de organizar e arrumar, em vez de comprar organizadores na loja do chinês ou em grandes superfícies experimentem estas caixas ou outras do género. Nem sequer precisamos de ter habilidade nenhuma, é só coloca-las lado a lado dentro de uma gaveta e arrumar lá as coisas. Já tinham pensado nesta ideia?

Reutilização dos frascos de vidro com leguminosas ou outros comestíveis

Ora esta questão da reutilização dos frascos de vidro que trazem comida lá dentro é muito interessante. Primeiro, claro que sei que comprar grão, feijão, lentilhas, por exemplo, a granel é muito melhor porque não teriamos sequer a lata de plástico ou de vidro, mas sei que há pessoas que não encontram perto de si ou que simplesmente não estão para estar a cozinhar, no seu dia-a-dia, estes alimentos que necessitam de ser demolhados e por consequência demoram mais tempo a ser preparados.

Eu, quando o faço tenho que ter atenção ao dia que os quero comer para me lembrar de demolhar e depois como não tenho panela de pressão demoro quase duas horas a cozer grão e feijão. Tudo isto para mim pode ser “ok” porque preparo marmitas com antecedência, mas confesso que às vezes o tempo é curto para tudo e então aí opto por comprar as leguminosas em latas de vidro em vez de plástico. Nestes casos guardo sempre os recipientes. E quem diz de grão e feijão diz de polpa de tomate, de gelados, de doces e compotas, mel e por aí a fora.

O que é que acontece? Tenho milhões deles. Para que uso? Para guardar os mesmos produtos quando compro a granel. Para colocar massa, arroz, farinha, açúcar, canela, ervas aromáticas, folhas de chá, frutos secos ou para servir de jarra com água para coentros e hortelã. Muitos destes frascos estão até a servir de decoração na bancada da cozinha.

Reutilização dos sacos de plástico

As compras que faço online trazem sempre muitos sacos de plástico. Alguns hipermercados tentam agrupar o máximo de artigos para poupar sacos mas outros enviam imensos. Estes sacos uso muito para o lixo. Sei que não é o melhor porque teriam muito mais vidas, mas ainda não encontrei solução para eles. Se tiverem ideias digam, please. Que este post seja uma troca de ideias.

Quando ia às compras presencialmente levava os sacos de plástico que tinha para aqui e levava os grandes reutilizáveis. Trazia muitas vezes fruta avulso sem saco ou levava aquele saco de rede para o efeito.

Quanto à congelação de alimentos frescos existem sacos próprios, fortes e resistentes que dão para várias utilizações. No meu caso congelo muito pão e costumo fazer a reutilização desses sacos. Já vi que existem outras soluções aqui na área da congelação mas ainda não investi.

Não tendo a ver com os sacos de plásticos há outro assunto dentro dos plásticos que me deixa pensativa que são as cápsulas de café. Nesta casa bebemos muito. Já encomendei umas cápsulas reutilizáveis para usar com outro tipo de café, mas ainda não as tenho, portanto não posso falar desta experiência. O que fazem às vossas cápsulas de café usadas? Não tenho nenhum sítio perto para coloar (já procurei) e os senhores não recolhem desde que a pandemia começou.

Reutilização das caixas de cartão

Com as encomendas online o excesso de caixas de cartão é imenso e dei-me agora conta disso. Na altura do natal muitas delas serviram para embrulhar presentes disfarçados. (Já sei que o papel é também um desperdício, mas eu avisei que não era perfeita).

Estas caixas podem servir para arrumar coisas na garagem ou arredação, por exemplo, para fazer mudanças quando for necessário ou podem sempre dar a alguém que tenha uma loja e aproveite para fazer os envios das suas encomendas. Não tenho perto de mim ninguém que o faça e por isso muitas das minhas caixas de cartão acabam por ir para a reciclagem.

Algumas distribuidoras de fruta ao domícilio, como é o caso da Frutalverca (passo a publicidade), entream em caixas de cartão que depois recolhem para reutilizar. É bastante positivo haver empresas já com este tipo de acções. A mesma caixa tem várias vidas!

Reutilização na cozinha

Acredito que um tema que custe a muita gente é o desperdício alimentar. Eu detesto. Quando vejo uma fruta estragada na fruteira dá-me nervos. Então, o que fazer na cozinha para evitar isto?

Com a fruta faço sumos ou batidos. Há imensos pratos para utilizar sobras. Os meus preferidos são massas ou quiches. No outro dia a Anabela do White Home Love colocou um post no seu instagram com dicas para aproveitar sobras de comida. Espreitem aqui.

Sugestão de blogs, contas de instagram e lojas

  • O blog e o instagram Terra chama Telma têm imensas dicas de sustentabilidade.
  • A loja Maria Granel tem todos os produtos que possam imaginar, são de altissima qualidade e fazem entregas online.
  • O blog Made by Choices é de onde tiro a maior parte das minhas receitas quando não quero carne. No instagram a Vânia dá também várias dicas de conservação de alimentos e sobre como os demolhar, por exemplo.

Gostaram deste post? Este texto foi uma pequena amostra de coisas que faço para reutilizar materiais, mas também uma reunião de ideias para o futuro. Têm mais sugestões para partilhar comigo?