Coisas que já fiz e nas quais eu tenho orgulho
Há tantas coisas que já fiz e das quais me orgulho que às vezes me pergunto porque não falo mais delas? Porque hão de ficar escondidas ou esquecidas apenas na minha memória?
Porque não falamos mais das nossas conquistas?
Ao final do ano e com a chegada de 2021 comecei a pensar na quantidade de coisas que perdi, os convívios que não tive, os lugares que não conheci e as viagens que não fiz. Ou seja nos planos que não se concretizaram. Eu sou uma pessoa de planos, percebam isto. Sei que já fiz muitas coisas, mas o meu sabotador interno fazia questão de me lembrar das imensas coisas que estão em falta.
Pensei então em lixá-lo hoje. Inspirada no excelente texto da Catarina, em que ela diz que está “cansada de menosprezar os conquistas e feitos”, resolvi armar-me em boa e escrever sobre todas as coisas que já fiz e nas quais tenho orgulho.
Lá está…mas por que é que tive que acrescentar “armar-me em boa”. Para parecer bem? Porque falar das coisas que nós fizemos só pode ser um acto de egocentrismo! Mas porquê? Por que é que falar das coisas que fizemos, coisas nas quais temos orgulho é visto como uma vaidade (no seu sentido depreciativo?)
Eu não me canso de elogiar o trabalho dos outros quando vejo que é bom, eu não deixo de apoiar um feito genial de um amigo. Porque é que não posso vangloriar os meus? Porque é que é suposto ter de ser uma vergonha? Se forem os outros a fazer está muito bem feito, mas se for eu é uma coisa menor? Não é. E tenho, TEMOS, de acreditar e valorizar as nossas coisas também, se não, quer dizer, passamos a vida inteira a achar que nunca fizemos nada. E isso não é verdade.
Isto não deve ser visto, de todo, como uma razão para pararmos de fazer coisas novas. pelo contrário, é um motivo para continuarmos a querer fazer mais. E não é porque já fiz estas coisas todas que este ano que passou deixa de ser uma bela porcaria. Não é nada disso. Ele continua a ser um ano ausente de novidade. Pensar nas coisas que já fiz e nas quais tenho orgulho “apenas” serve como ânimo e funciona como motor de entusiasmo. Para eu saber que já fiz muitas coisas boas.
Coisas que já fiz e nas quais tenho orgulho
Experiências em viagem
As experiências em viagem e as coisas que já fiz e vi são das coisas nas quais tenho orgulho que mais me dá gosto falar. Apesar de querer sempre ir a mais lados e conhecer mais coisas (e esta vontade não vai mudar, porque para mim nunca nada é suficiente, talvez seja demasiado inconformada!) sei que já tive muitas oportunidades maravilhosas. Conhecer outras culturas, ver outras cores do mar, comer pratos que nunca tinha imaginado. Acho que viajar é das melhores coisas que levamos desta vida.
Licenciatura na área que sempre quis
Estudei para exercer a profissão que sempre quis desde criança. Queria contar histórias e ser jornalista. Não entrei no curso à primeira. Inscrevi-me noutro e depois mudei internamente porque a minha universidade permitia. Havia duas vagas para esse efeito. Como achei pouco, ao mesmo tempo em que estava no primeiro ano de universidade, estudei para realizar os exames nacionais de novo e entrar em jornalismo por essa via. No final, consegui uma das duas vagas. E orgulho-me muito de ter feito o esforço necessário para estudar aquilo que sempre quis. Acho que nunca tinha contado isto aqui.
Despedi-me e mudei de área
Pode parecer um contrassenso. Mas eu fui aquilo que quis e depois decidi que queria ser outra coisa. Eu mudei de área: do jornalismo para o marketing mas não mudei a essência daquilo que sempre soube que queria fazer, que é contar histórias. Orgulho-me de conseguir fazer o caminho nesse sentido com as escolhas que fui fazendo ao longo dos anos.
Criei um blog e produzo conteúdo digital
Eu gosto muito do que faço aqui. E do que faço no instagram, já agora. E de fazê-lo assiduamente. Às vezes não dou o devido valor a mim própria. Eu dedico muito tempo a isto. Porque gosto. O blog já me serviu de escape numa altura em que não escrevia profissionalmente, como queria, e agora que o faço serve-me de meio criativo. Sou mesmo assim como escrevo. Quanto ao instagram é uma coisa mais imediata. Quando apareço nos stories a falar é sempre genuino, não editado e sem filtros. Olhem não me faz sentido ir meter maquilhagem para fazer um vídeo em que estou a dar cambalhotas no sofá! É verdade isto acontece por lá! É assim que sou.
Comprei uma casa
Olhem que coisa adulta de se dizer. É verdade. Já aqui relatei a experiência. É do caraças. Poder fazer dela o sítio onde me sinto confortável é das melhores coisas que existe. E muitas são as vezes em que vos conto episódios cá de casa e adoro fazê-lo!
Co-organizei dois eventos solidários
É das coisas que mais me orgulho de ter feito e desta não tenho vergonha nenhuma de me vangloriar, sabem? O “Blogging for a Cause” nasceu por causa de ter criado um blog e de ter conhecido outras pessoas que também têm um. Juntas, eu, a Catarina, a Joana, a Vânia e a Helena, achámos que o digital podia ajudar outras pessoas. E assim fizemos. Organizamos palestras e workshops. Contactamos pessoas. Formamos parcerias. Procuramos espaços. E reunimos pessoas para ensinar e aprender. Tudo foi cedido. Os oradores doaram o seu conhecimento. Nós doamos o nosso tempo. Houve pessoas que doaram o espaço sem cobrar aluguer, marcas doaram o lanche. E quem assistiu pagou um bilhete que reverteu na totalidade para cinco associações que estavam presentes no dia do evento.
E agora? O que é que se segue?
Obviamente que tenho muitas coisas secretas que gostaria de fazer. Outras que já não são tão secretas assim porque já vos contei neste post. Mas estas experiências já ninguém me tira. Cada um terá as suas conquistas. São todas validas. Por exemplo, eu podia falar-vos das coisas que antes não gostava e agora já gosto porque foi uma conquista muito grande usar havaianas aos 30 anos ou começar a comer espinafres depois de adulta que seriam grandes feitos na mesma!
Desafio-vos a fazer também uma lista de coisas que já fizeram e das quais se sentem orgulhosos nos vossos blogs, nos comentários aqui, numa folha em papel que guardaram só para vocês, num post it que deitarão fora ou apenas na vossa cabeça!
Green
É ótimo fazer este tipo de retrospectivas e pensar no que já conquistámos, sem dúvida, e já conquistaste tanto…