a vida é como um jogo de futebol

A vida é como um jogo de futebol. Ora vejam bem a analogia que eu fui arranjar. Eu, que, como sabem, ou se não sabem, imaginam, percebo imenso de futebol, venho aqui fazer a melhor comparação da história.

Este texto não pretende ser uma lição e muito menos uma coisa daquelas motivacionais. Sou só eu, a querer deitar cá para fora os disparates que fazem trivela na minha cabeça (e esta referência ao palavreado do futebol? Muito forte! Ou não. Talvez tenha sido só ridícula, mas não se pode ganhar sempre!)

Ataque vs defesa

A vida é como um jogo de futebol e se queremos conquistar alguma coisa temos de “atacar”. Vou colocar entre aspas. Aqui seria mais “agir”, certo? Mas a ideia é: Quando entramos em campo temos de começar a atacar, seja com uma equipa forte ou fraca” porque vejam bem, vamos defender o quê? Começar a defender é segurar um resultado que não serve para ganhar. O zero – zero não é uma vitória então não há nada para defender. Ao começar a atacar demonstramos força e motivação para alcançar o objetivo.

Na vida estamos muitas vezes na defensiva (contra mim falo que também atuo à defesa imesas vezes e depois digo que é para me proteger) mas se não atacarmos não mostramos o nosso potencial e não chegamos onde queremos. Ao defender apenas apanhamos os golpes, não vamos à procura da vitória.

Fora de jogo

Não compreendo esta penalidade. No futebol como na vida temos de ir à frente e desviando-nos dos outros para “marcar golos”. Convém chegar primeiro e não ficar à espera que a concorrência chegue para agir. Ou não é? Então não percebo o fora de jogo porque para mim não faz sentido.

Passar à frente dos outros deve ser visto numa perspectiva de chegar à frente primeiro, como numa corrida, e nunca deve ser confundido com “pisar os outros” isso é falta. Em campo e na vida também.

Problemas? Chuta para canto

Os teus problemas? São para esquecer. Ai, desculpem. Isto é outra história. (Mas os filmes da disney também são capazes de nos ensinar coisas, atenção!) O que é que fazemos aos problemas, estava eu a dizer, mandamos para fora de campo, que é o mesmo que dizer, resolvemos e voltamos a jogar.

Penalti

O penalti é aquele golpe de sorte que nem sempre acontece. Temos de aproveitar, mas se a deixarmos fugir, o jogo ainda não acabou. A sorte e o trabalho não são a mesma coisa e nem sempre um depende do outro, como eu já referi neste texto.

Guarda redes

O guarda redes é a nossa rede de apoio para quando os nossos ataques falham sabermos que há alguém a assegurar a retaguarda.

Depois, vão sempre existir treinadores de bancada, a quem não devemos dar ouvidos, e árbitros ou fiscais de linha, em quem é suposto confiarmos (como a nossa consciência, intuição ou os nossos amigos e família) , sempre sabendo que também se podem enganar e nesse caso, bom…enfim, talvez o melhor seja mesmo seguir o protocolo e…insultá-los!