os sete maridos de Evelyn Hugo

Evitei ler ” Os sete maridos de Evelyn Hugo” durante algum tempo por dois motivos. Primeiro porque todas as reviews que eu via eram boas. (E isso é mau? Sim, porque eu ia elevar as expectativas irremediavelmente.) O segundo motivo é porque achei que não era a minha praia. Enganei-me em ambos.

“Os sete maridos de Evelyn Hugo” comporta várias coisas num livro só. E daí ser tão adorado e tão bom.

Sinopse de Os sete maridos de Evelyn hugo


Muitos anos depois de se retirar dos palcos e de todos à sua volta já terem morrido, a famosa Evelyn decide contar a sua verdadeira história. Escolhe Monique, uma jornalista, para o fazer. Mas a escolha desta pessoa, tal como todas as outras na vida da grande Evelyn Hugo, não foi ao acaso.

A escrita

Este livro está escrito de uma forma muito direta sem rodeios nem descrições ou detalhes desnecessários e enervantes que nos levam para longe da história, sabem? Adorei isso. Vamos conhecendo a essência da personagem principal através de acontecimentos contados pela própria e só somos interrompidos brevemente pela própria história de Monique, deixando-nos respirar um pouco e sentir que há uma estranha e secreta ligação entre ambas. Está escrito de forma a nos envolver completamente e dar-nos tudo no tempo certo.

A minha opinião sobre o enredo

Evelyn é uma atriz de Hollywood cuja beleza se sobrepõe ao talento. E isto dito assim já por si só é uma temática muito interessante pela forma como foi apresentada e explorada e enfim, porque é um tema vivo na nossa sociedade.


A personalidade de Evelyn é outra coisa importante porque senti que esta personagem está feita de forma a que não se goste dela pelas suas ações e escolhas que foi fazendo ao longo da vida, mas o que acontece é que acabamos por adora-la. Eu gostei logo nas primeiras páginas. Vejamos. Ela não é a heroína típica boazinha. Nem a vilã sem carácter. Ela é carismática mesmo quando decide fazer coisas que a nosso ver podem ser menos corretas. Para ela secalhar também eram. Mas ela sentia que eram necessárias de ser feitas.

São nos apresentados os meandros da fama e a forma como os atores têm que aprender a lidar e “jogar” com ela. Ambição, manipulação e poder. Esta é outra temática da qual gostei bastante. Até que ponto podemos achar que conhecemos realmente uma pessoa? Quantas pessoas podemos dizer que nos conhecem intima e verdadeiramente? Evelyn sente necessidade de contar a sua história porque a história que as revistas contavam eram a da uma personagem, entre tantas que ela representou.

Quantos aos maridos na vida de Evelyn nem tudo é o que parece. O conceito de casamento é nos aqui apresentado quase como um negócio. Mas entre tantos relacionamentos, afinal quem foi o grande amor da sua vida? Este é o grande motor do livro. Que à parte de todos os outros grandes temas fala também do poder do amor e da amizade e do que fazemos em prol de ambos.

Se gostaste de…vais gostar deste

Acho que “os maridos de Evelyn Hugo” tem algumas vibes de “A cidade das mulheres” (que não achei arrebatador – a minha review está no goodreads) pela fantasia que rodeia tudo o que é o mundo do espetáculo. Também o posso comparar a “O tempo entre costuras” do qual gostei muito (é espetacular – vejam a review aqui!) Se gostaram destes dois com certeza podem gostar deste. Acima de de tudo é um livro que se lê rapidamente. Porque há pormenores arrebatadores e que podem fazer algum clique em cada um de nós. Aconselho.

Se quiserem adquirir algum destes livros na Wook podem usar o meu link de afiliados clicando aqui. Após entrada no site, só têm que comprar normalmente sem nenhum custo para vocês e a mim ajudam-me a comprar mais livros.