cádiz roteiro

Com todas as restrições que existem para viajar (ainda) o ano passado não fizemos nenhuma viagem e este ano estavamos demasiado saudosos (ou ressacados). Por isso decidimo-nos pelo sul de Espanha. Mais precisamente, pensamos em conhecer a zona de Cádiz. Já íamos estar pelo Algarve uma semana e assim sendo, este destino pareceu-nos o mais óbvio pela proximidade e por dar para ir de carro. Preparados para o roteiro de Cádiz?

De Lisboa a Cádiz ainda são algumas horas de carro. Não é nada que não se faça, atenção. Mas preferimos fazer uma paragem de uma noite em Sevilha. Como sabem, é uma cidade extremamente quente. Mas o calor nunca foi problema para mim, pelo contrário, até gosto bastante.

Já tínhamos estado em Sevilha pelo que apenas fomos recordar a boa vibe da cidade. É muito interessante, pois uma zona cheia de movimento tanto de dia como de noite. Passeamos à tarde pela área da Plaza de Espanã / Parque Maria Luiza e à `noite jantamos na zona velha (Alfalfa), conhecemos as setas de Sevilha e andamos pela zona do rio Guadalquivir.

Roteiro de quatro dias em Cádiz

Geralmente passamos o verão em Portugal e viajamos o resto do ano. Desta vez seria diferente portanto optamos pelo sul de Espanha que ao mesmo tempo que nos daria dias de praia também nos ia deixar conhecer sitios novos e passear, como tanto gostamos de fazer nas nossas tão distantes viagens.

Vou dar-vos os nomes dos sítios onde fomos e o que vimos por lá. Importa referir que muitos destes sítios eu nunca tinha ouvido falar e encontrei quando estava em casa a fazer o plano do que ver em Cádiz.

Puerto de Santa Maria

Assim quando saímos de Sevilha o nosso destino era o Puerto de Santa Maria (uma zona bem movimentada e alegre) onde se localizava o nosso hotel – o Soho –  apesar de ter três estrelas, tinha pequeno-almoço e jantar incluídos e um staff muito atencioso – do qual gostamos muito. Foi a partir daqui que construímos todo o nosso roteiro em Cádiz.

Logo no dia de chegada aproveitamos a tarde para estender a toalha na Playa Valdelagrana. Uma praia enorme com um paredão extenso e zona residencial por perto. Logo ali percebemos que em Espanha o conceito de fazer praia varia muito do de Portugal (ou pelo menos do nosso conceito, vá). Todas as pessoas tinham cadeira. A sério. Estar deitado na toalha parecia só parvo. Mas havia mais. Então, além das cadeiras, muito boa gente levava também mesa e toldos (daqueles do campismo). Sim, fazer praia em Espanha é um evento social, um piquenique, uma acampamento, o que quiserem chamar. Mal sabíamos nós que íamos terminar as férias com uma cadeirinha também debaixo do braço que agora vai connosco para todo o lado! Mas olhem teno a dizer que quando está vento dá jeitojá que não se apanha com areia emcima da cadeira!

Jerez de la Frontera

Passámos uma manhã nesta pequena cidade que parece que parou no tempo. Não é uma crítica. Bem pelo contrário, é muito bonita pois mantem uma vibe antiga.

  • Alameda Vieja
  • Cathedral (Centro histórico)
  • San Miguel, La Victoria

Chiclana de la Frontera

  • La Barrosa (zona chique de praia de areia fina e bons restaurantes – merece visita)

Vejer de la Frontera

Se só puderem escolher um sítio desta lista escolham Vejer. O vosso instagram agradece. Hoje em dia dizer que um sítio é instagramable já vos deixa perceber a vibe da coisa. Uma cidade de casinhas brancas, com varandinhas cheias de flores e chapéus de palha. A sério, é muito lindo. Pensem numa pessoa feliz… sou eu a passear aqui. E segurei-me para não meter as fotos todas!

Conil de La Frontera

Outra terra linda de morrer. Muito semelhante à anterior mas com a praia aos seus pés. Há lá coisa mais maravilhosa?

Cádiz

Afinal, esqueçam o que eu disse acima. Se só conseguirem ir a um sítio vão aqui. Olhem nem sei o que vos diga mas não estava à espera de encontrar um sítio com tanto encanto. Do Puerto de Santa Maria até ao centro de Cádiz é preciso passar a ponte, mas é coisa de meia hora.

Aqui encontrei uma cidade que me fez lembrar Istambul ( e eu nunca lá fui). Ruas estreitas coloridas, história, bares e restaurantes, um paredão e uma praia de perder de vista. É um destino tão perto de nós que vale muito a pena.

Foi aqui que provamos o famoso tinto verano que eles vendem na praia. Estão a ver os senhores da bola de berlim? Não há. Em Espanha vendem tinto verano que é uma espécie de sangria geladinha e super saborosa.

  • Plaza de San Antonia
  • San Francisco, Santa Maria (ruas)
  • Pópulo
  • Catedral de Cádis
  • Plaza de San Juan de Dios
  • Playa Santa Maria del Mar

Punta Úmbria

Já fora da zona de Cádis e a caminho do Algarve passamos por Punta Úmbria. Uma zona muito calma e familiar para fazer férias de descanso. A praia é sem ondas e a água é óptima. Aliás, em todas as praias que fomos a água era melhor (a nível de temperatura) do que as portuguesas. Calma, também não era quente que isto é Espanha, não é a Tailândia.

Isla Cristina

A cerca de 40 minutos de Tavira, a Isla Cristina é muito famosa e eu não conhecia. É um dia muito bem passado também sendo que tem estacionamento perto da praia, coisa que no nosso Algarve por vezes escasseia.

Por onde andaram vocês nas vossas férias?