storytelling

O storytelling apaixona-me. Tive contacto com este termo quando comecei a dar os primeiros passos no marketing digital mas acabei por compreender que afinal não dali exclusivo. O storytelling está em todo o lado. Porque tudo é uma história.

O que é o storytelling?

O storytelling é a arte de contar histórias. E isso existe em todos os lugares, em todas as profissões, em todas as nossas conversas por mais simples que sejam. Tudo é uma história.

Este post da Rock Content é fabuloso, pois está muito completo, e ensina tudo, para quem quiser aprender mais sobre isto.

O storytelling nas profissões

O Storytelling é comummente associado ao marketing e à publicidade porque é um termo que significa que estes profissionais podem/devem usar os elementos das histórias (personagens, enredo, cenários, etc) para passar a sua mensagem de forma eficaz. Ao usar estas técnicas chegam mais facilmente às pessoas. Quem nunca chorou com os anúncios de natal? Eu. Por acaso nunca chorei. Mas reconheço o poder que eles têm. Muitas publicidades, para nos fazer comprar o produto, utilizam conexões e emoções através de situações ou pessoas com as quais nos identificamos contando-nos uma história como se de um filme se tratasse. Isso gera identificação e interesse.

No jornalismo, uma notícia tem quatro coisas principais logo no primeiro parágrafo: o quê, quem, onde e quando. No resto do texto, encontramos o como e porquê? Ora isto não são elementos que facilmente encontramos num livro, por exemplo. Qualquer história tem estes elementos.

E na música? As músicas contam histórias. Disso. não há dúvida. Por isso é que nos identificamos tanto. Quantas vezes se imaginaram a olhar através do vidro do carro como nos videoclips? Ou quantas músicas são de facto a música da vossa vida? E quantas vos fazem lembrar de alguém? Isso acontece porque há identificação com aquilo que lá está retratado.

O storytelling no nosso dia-a-dia

Tudo, absolutamente tudo, dá uma história. Escrever torna-se fácil quando percebemos que qualquer coisa ao nosso redor nos pode fazer ter uma ideia. Que qualquer coisa dá um texto. Eu acredito que o nosso dia-a-dia dá-nos muita matéria prima. E dificilmente vamos copiar alguém porque temos vivências diferentes. A atualidade ajuda. E depois aquela conversa com amigos, o que vemos na janela do condutor ao lado, quando vamos no trânsito. E tudo o que vemos, tudo aquilo sobre o que refletimos e até o que imaginamos ou o que pensamos quando estamos no banho.

A criatividade não é uma coisa para seres iluminados. Ela existe e está em todo o lado. E aquelas nas quais não reparamos ou achamos menos interessantes, normalmente dão as melhores histórias. Porque tudo é uma história.

Eu sou uma apaixonada por histórias. Por escrevê-las, por contá-las, por lê-las. O storytelling, a tal arte de contar histórias, está em todo o lado. Até quando contamos uma anedota ou uma fofoca.