Barcelona: O que visitar em 4 dias
Estive em Barcelona em 2012. Repeti agora o destino, em 2022, com amigos. Percebo cada vez melhor a ideia de repetir sítios que eu antes recusava. Ir outra vez é sempre diferente. Para já ir com amigos torna a experiência de viagem completamente diferente e depois, dá sempre para ver e fazer coisas que antes não vimos ou fizemos. Por isso, sim, repetir Barcelona foi uma excelente ideia e tenho para vos apresentar um roteiro de 4 dias com todas as dicas sobre o que visitar em Barcelona.
Roteiro 4 dias – o que visitar em Barcelona
Barcelona tem espírito de quem anda a pé. É uma cidade descontraída, tem movimento e ritmo. Nos meses de verão fica um calor mesmo forte. Há muita comida e bebida e atrações para visitar.
Conselhos importantes:
- Apesar de se andar bem, algumas coisas não são propriamente perto umas das outras pelo que pode haver necessidade de apanhar algum transporte por questões de tempo ou mesmo para acalmar as pernas. O metro é o melhor. Além de passes de um dia (ou mais) existe um de 10 viagens (sem limite de dias) que em alguns casos pode compensar. O metro é o melhor transporte de e para o aeroporto também (custa 5 euros – é um bilhete diferenciado)
- O Hop on Hop off é aquele autocarro vermelho de turismo. Custa 30 euros, passa pelas principais zonas e pode-se sair e entrar várias vezes ao longo do dia.
- Instalem a app Sygic Travel. É um mapa onde podem assinalar previamente os pontos que pretendem visitar e ele vai vos mostrando o percurso a fazer. Além disso sugere imensos outros sítios e ainda tem a descrição dos mesmos. Usamos esta app em todas as nossas viagens.
- Comer jámon iberico e serrano (e todas as tapas em geral – é tudo frito, cuidado com as dores de barriga) paella e bebam sangria e os sumos naturais do mercado La Boqueria por amor de deus!
- Reservem online os bilhetes para os sítios nos quais pretendam entrar. Não é que não haja depois na hora, mas é melhor prevenir! No geral 4 dias chegam e sobram para conhecer Barcelona, mas eu não entrei em todas as atrações. Caso o façam organizem a vossa viagem de acordo com isso.
- Sei que passes combinados que permitem ver várias atrações por um preço menor- o city pass ou o Go city explorer – mas não vos posso aconselhar porque não usei.
- Hotéis: em 2012 fiquei no Lloret em plenas Ramblas. Em 2022 fiquei no Easy Hotel, muito mais afastado do centro mas com metro à porta.
Dia 1 – Barcelona de Gaudí
Gaudí foi um arquiteto espanhol muito ligado ao modernismo. Para mim as suas construções são muito à frente do tempo em que viveu. Um estilo muito singular, colorido, arredondado, com movimento e com imensas referências e inspirações na natureza, no mar e na religião. Usava muitos materiais que se destacavam, como vitrais, madeiras e cerâmica e, surpreendentemente, já mostrava muito interesse por reciclagem e sustentabilidade. Tudo se liga muito bem e o mais interessante é que todos edifícios que projetou têm símbolos e mensagens escondidas. o que faz com sejam facilmente reconhecidos e lembrados. (Gostaram desta brilhante aula de história da arquitetura moderna?)
» Sagrada família
Se ainda não sabem o que visitar em Barcelona, quando chegaram a este post, comecem o dia com uma visita à obra mais emblemática de sempre idealizada por Gaudí: SAGRADA FAMÍLIA. Esta igreja começou a ser edificada em 1882 e quando Gaudí morreu em 1926 estava longe de ser terminada. Ele não teve tempo de a ver construída. Na verdade, nenhum de nós ainda viu, porque ainda não está acabada. Graças ao projeto que deixou e às ofertas dos visitantes vai sendo construída pouco a pouco e é o cartão postal de Barcelona. Hão de reparar que a verão de vários miradouros e pontos altos da cidade.
Está cheia de símbolos e recados religiosos e a sua arquitetura deixa transparecer completamente a marca firme de Gaudí, que de resto vamos encontrar em mais obras espalhadas pela cidade. Vale a pena dar a volta completa porque nenhum lado é igual ao outro. Reparem nos pormenores. Eu não entrei, mas dizem que por dentro é igualmente bonita. Podem reservar a vossa entrada se acharem melhor através do site oficial, por 26 euros. Cuidado é com as filas. Averiguem se não existe nenhum passe comprado online que permita ultrapassar a fila.
» Casa Milá
Para ir da Sagrada Família até este ponto da cidade aconselho o metro, já que fica um pouco afastado das restantes coisas. Encaminhem-se para o PASSEIG DE LA GRÁCIA. Nesta rua vão encontrar outros edifícios pensados pelo mesmo arquiteto espanhol como a casa Vicens e a magnifica CASA MILÁ, também conhecida por la Pedrera. Para entrarem e ver por dentro podem saber mais pormenores aqui. Não cheguei a entrar mas está nos meus planos para a próxima vez.
» Casa Batlló
Aconselho caminharem mais um pouco até ver o edifício mais giro, na minha opinião, em tons de azul. Chegaram à CASA BATLLÓ. Aqui entrei e tive uma experiência muito gira. Esta casa foi projetada por Gaudí para uma família lá viver. Toda a arquitetura é modernista, inovadora e colorida. Eu diria surpreendente. Ao ouvir o audio guia podemos ficar a saber que há 100 anos Gaudí já tinha preocupações ambientais e noções de sustentabilidade.
Como adultos o bilhete mais barato é 39 euros. Achei caro, mas fiquei feliz por ter achado que valeu a pena por todas as curiosidades que ficamos a saber. Como fomos como crianças em idades que ainda não pagavam tivemos o privilégio de ver também como elas viam através do tablet que lhes foi entregue. Ou seja é uma visita muito gira para crianças também, elas adoraram.
» Park Guell
Para terminar o dia das visitas às obras de Gaudí têm que visitar o PARK GUELL. São 10 euros de entrada e depois passam lá uma manhã ou tarde espetacular. Esta é daquelas visitas obrigatórias. A minha sugestão é que arrumem o vosso dia para lá fazerem um piquenique. Existem mesas de madeira para o efeito. Levem as vossas sandes e bebidas e desfrutem.
Dia 2 – La Rambla, Bairro Gótico e Barceloneta
A partir da PRAÇA DA CATALUNHA, muito grande e gira por sinal, desçam em direção às RAMBLAS. Esta é a principal artéria da cidade e tanto vale de dia como de noite. Comércio de rua e arquitetura. Artistas. Bancas de souvenirs. Cafés e restaurantes. Não deixem de ir olhando para os lados enquanto se perdem por aqui. Quando pensaram “o que visitar em Barcelona” saibam que o MERCADO LA BOQUERIA é um ícone. Aqui vão encontrar imensos produtos regionais que poderão provar. A minha sugestão além de obviamente comerem jámon serrano, é provarem os sumos de frutas. Se o fizerem vão querer lá voltar todos os dias. O que é bom porque depois podem também trazer sacos de gomas e provar as restantes guloseimas. Cuidado com as crianças!
Nas Ramblas, eu diria para fugirem dos restaurantes, porque são caros. É preferivel pararem para uma sangria e depois escolher o local para o almoço nas ruas paralelas. Não esqueçam a visita ao BAIRRO GÓTICO onde terão a PRAÇA DE SANT JAUME, PONT DEL BISBE E A CATEDRAL DE BARCELONA.
As Ramblas vão da Praça da Catanhunha ao monumento a Colombo, com vista para o PORTO VELL. Chegados aqui caminhem um pouco mais e chegaram a um outro bairro característico: LA BARCELONETA. Além de verem as construções, dando um belo passeio, podem aproveitar os restaurantes da zona (aconselho o restaurante La Bombeta para as típicas tapas). Em Barceloneta vão encontrar um paredão imenso, que vale a pena percorrer, e a praia. Se forem pessoas de diversão noturna também é nesta zona que a vão encontrar. A vibe deste lugar é mesmo boa. E sobretudo, é completamente diferente das restantes zonas.
Dia 3 – Montejuic
O que é interessante em Barcelona é que tem várias zonas. A parte de Montejuic vale mais um dia bem passado.
» Praça de Espanha, Fonte mágica e MNAC
Comecem pela PRAÇA DE ESPANHA e venham a FONTE MÁGICA DE MONTEJUIC (à noite também é bonito – há certos dias em que há um espetáculo de luzes). Eu adoro esta zona, talvez seja a minha preferida, pois cá de baixo já avistamos o MNAC (Museu de Arte da Catalunha). Aconselho a subida. E nem precisam de temer a escadaria porque…imaginem… há escadas rolantes. Sim, no meio da rua. Lá em cima é muito agradável e a vista é grandiosa também.
» Poble Espanyol
Construído para a expo 1929, é uma espécie de museu a céu aberto que mostrando diferentes lugares de Espanha. Não entrei, mas acho que é capaz de ser interessante. O bilhete custa 14 euros.
» Estádio Olimpico
O estádio Olímpico foi inaugurado também para a expo de 1929 e posteriormente usado para os jogos olímpicos de 1992.
» Parque botânico, castelo e teleférico de Montejuic
O teleférico de Montejuic que nos leva até ao Castelo também é um bom momento e faz sem dúvida parte do roteiro “o que visitar em Barcelona” em 4 dias. O bilhete do teleférico é 14 euros (ida e volta) e a entrada no Castelo 5 euros. Mas existe um bilhete que incorpora também o jardim botânico.
Dia 4 – Ciutadella
O último dia já requer algo mais descontraído ou livre, por assim dizer. Uma caminhada até ao ARCO DO TRIUNFO que dá entrada para o PARQUE DE LA CIUTADELLA. Dá para fazer um passeio bem agradável por esta zona durante a manhã.
Camp Nou
Quem gostar de futebol e de saber mais das histórias dos seus clubes de eleição não pode perder a visita ao CAMP NOU. Eu nem sou apreciadora, mas o homem tem me convencido a ir ver os estádios em algumas cidades e devo-vos dizer, aqui que ele não vem cá ler, que até acho bastante graça.
Para quem tem pouco tempo em Barcelona fica aqui um top 10:
- La Rambla
- Bairro gótico
- Mercado La Boqueria
- Barceloneta
- Casa Batlló
- Casa Milá
- Park Guell
- Sagrada Familia
- Fonte Mágica de Montjuic e MNAC
- Teleférico de Montjuic
Espero que tenham gostado deste roteiro com o que visitar em Barcelona. Mas se ainda assim, tiverem alguma questão podem sempre falar comigo, comentando ou através do instagram.
Sem comentários