Golden Boys | Book Review

Lindo. O Golden Boys é lindo (ler com entoação de quem vai desfilar na Avenida!) Agora a sério. Ler este livro traz uma sensação de conforto que vocês precisam experimentar! Não sei se pela linguagem fácil, acessível, descomplicada e prazerosa; se pelas situações que acontecem serem muito relacionáveis e o tema principal ser transversal a muitos de nós; ou se pelas personagens, absolutamente encantadoras. Há qualquer coisa de acolhedor aqui e eu gostava que entendessem porquê. Vamos por partes, então.
Sair da zona de conforto
Sair da zona de conforto é um tema que a mim me diz muito. Já escrevi alguns textos sobre isso e já o fiz muitas vezes. Aliás quando começo a entrar muito na rotina sinto que preciso de fazer alguma nova. A mudança é cada vez mais um motor para me fazer reagir a alguma coisa.
“Golden Boys” foca-se naquela altura da nossa vida em que temos de tomar decisões. No caso, a entrada na universidade. A época em que temos de escolher aquilo que queremos fazer a seguir. Ora, eu adoro este tema, porque um dia eu achei que tinha escolher a minha profissão para sempre. E para mim foi fácil. O que eu não sabia é que uns anos depois ia colocar tudo em questão. A minha escolha difícil não foi aos 18 anos. Nessa altura eu sabia, ao contrário de muitas pessoas. A minha dificuldade foi aos 30 quando deixei de estar contente. Então, este livro de alguma forma é-me familiar e trata um passado recente para mim.
Acredito que não só vai ser fascinante para quem está nesta fase de dúvidas ou de vida, bem como para quem já passou por isso um dia.
“Pareces achar que não posso ser confiante e estar assustado. Somos humanos; podemos ter todo o tipo de emoções ao mesmo tempo”
As personagens: Quem são os Golden Boys?
O Gabe, o Sal, o Reese e o Heath são amigos desde infância e pretendem manter a amizade depois das férias em que vão ficar afastados. Cada um deles tem questões individuais a resolver. Além disso, estão demasiado ligados e quase “dependentes” de amizade e de paixão que os une. Sim porque estes rapazes são apaixonados uns pelos outros. E isso vai ser um dos pontos fortes e mais ternurentos desta história. Quem nunca gostou do melhor amigo mete a mão no ar!
“Poderemos realmente ter tudo? Uma amizade perfeita e um amor perfeito”
O Gabe vai passar o verão como voluntário numa instituição ambiental. em Boston. O Sal sonha ingressar na política e vai fazer um estágio em Washington. O Reese vai para Paris para fazer um curso na área do design (pelo menos era isso que ele achava). E o Heath viaja para conhecer parte da família que nunca viu (confesso aqui a minha preferência por ele).
Estes Golden Boys são cheios de sonhos, bastante carismáticos e de bom coração de modo que este será um livro bastante boa onda e que no geral tem um vibe feliz. Portanto, todos eles terão algo especial na sua personalidade que nos vai cativar. E eu adorei o carisma deles!
A história
Gostaria de não chamar enredo, mas sim história. Nós não temos propriamente aqui uma trama demasiado elaborada. Não esperem grandes reviravoltas, surpresas ou tensão angustiante. Este livro tem outra essência. É mais linear, eu diria. E isso faz dele tanto diferente como envolvente.
Através das visões de cada um deles vão ser tocados vários assuntos: relações familiares, bullying, lidar com as criticas, estagiários a trabalhar além da conta, desilusões, dores de crescimento, amizades e amores.
Recomendo muito a leitura de Golden Boys. É um livro muito querido. Parece que tem mel porque emana boas sensações. E depois, o autor de forma leve aborda assuntos importantíssimos. E isto é um bónus. Nem sempre precisamos de uma grande carga emocional, esmiuçar assuntos, ou de murros nos estômago para interiorizar assuntos, sabem? Por vezes, aprendemos e olhamos para as coisas de outra perspectiva assim mesmo de forma descontraída e sem julgamentos. Golden Boys, vem mostrar que ler pode ser aprendizagem, conforto e entretenimento ao mesmo tempo.
Golden Boys foi-me oferecido pela Clube do Autor e podem encontrá-lo no site. Espero que gostem e desfrutem da leitura.
Sem comentários