Redes sociais e viagens: Como elas influenciam ou mudam a forma de viajar
Já há algum tempo que tenho vindo a pensar na forma como as redes sociais afetam (ou mudam) a forma como viajamos ou pelo menos como pensamos as nossas viagens. Porque sim. Elas influenciam. Por mais que digamos que somos movidos a livre arbítrio, há situações em que somos inconscientemente condicionados.
Redes sociais e viagens
Sabem aqueles vídeos expectativa vs realidade? Sou eu na vida. E em viagem, já que é disso falamos. Vi as meninas no instagram e no pinterest com vestidos compridos de gala em frente à Torre Eifflel e idealizei as minhas fotos assim. E o que é que eu tenho? Um casaco enorme, um cachecol e uma boina na cabeça. O inverno estraga qualquer fotografia! Leiam isto com ironia.
A fotografia perfeita
Evidentemente eu procurei as melhores ruas para ter fotos bonitas, mas tenho zero paciência para esperar que as outras trezentas pessoas que também procuraram saiam todas para eu ter a rua só para mim. E isso chateia-me um pouco. Não tenho uma foto na rua deserta de forma natural.. Mas também não vou às apps para apagar pessoas porque acho que isso não é real. Não foi isso que eu vi, percebem? Nada contra. Mas a sou uma pessoa impaciente.
Muito menos ainda vou apanhar uma gripe despindo-me ou vou levar uma mochila para trocar de roupa num café (eu já vi pessoas a fazer isto!). Portanto, sim eu quero recordações bonitas porque sou altamente influenciada pelas fotografias que vejo mas não me esforço o suficiente para isso acontecer. Não me permito sucumbir a este ponto a este género de viagem para a rede.
Tiro muitas fotos. Mas também desfruto muito das viagens. Muitas vezes publico stories só à noite, já no quarto de pernas esticadas na cama. Ou no dia seguinte, aproveitando a máxima de que nas redes sociais nada é o que parece. Mas é das coisas que mais gosto de fazer. Partilhar a viagem.
O restaurante da moda
Mesmo sem quererem as redes sociais influenciam a forma como viajamos e podem mudar a vossa viagem, sim. O nosso roteiro, muitas vezes é feito com base no que vemos nos artigos que encontramos no google, nos reels com dicas ou nos vlogs do youtube.
Imaginem que querem muito ir a um restaurante que viram em determinado post. Só o facto de ele ser uma referência na rede vai fazer com haja uma fila sem fim para entrar ou com que exija reserva (para daqui a seis meses). E isto, só isto, vai fazer com que vocês não consigam almoçar no tal sítio. Ou até podem ir. Mas sacrificaram ver outras coisas porque perderam duas horas numa fila. E então, as redes sociais influenciam ou não as viagens?
Sem comentários