Livro “Do outro lado” de Mafalda Santos | Book review

Hoje trago-vos a review do livro “Do outro lado” de Mafalda Santos, uma autora portuguesa que li pela primeira vez. Vou tentar explicar tudinho o que senti e achei durante a leitura para ver se vocês se entusiasmam também para esta ler esta espécie de distopia mascarada de romance contemporâneo com adição de ficção científica leve e suspense moderado em cada virada de página.
Sinopse do livro “Do outro lado”
Gabriel apaixona-se por Sara, mas pouco depois de a conhecer ela desaparece. E com ela o prédio onde vivia. Será que está louco e fantasiou tudo? Ninguém acredita que Sara efetivamente exista. E Gabriel vai ter que se lembrar e reconstruir, na sua cabeça, todos os passos que deu naquele dia em que a conheceu. Como a história tem dois pontos de vista, do outro lado está Sara, num mundo em ruínas e consumido por um vírus, sem saber notícias de Gabriel, que, misteriosamente, deixou de aparecer.
O tema
Esta é uma história que nos desperta para a existência de outra coisas para além da bolha onde vivemos. Este é um tema sobre o qual gostaria de ter sido eu a escrever. Adoro tudo o que esteja relacionado com viagens no tempo e no espaço. Outras realidades, várias dimensões, mundos paralelos. Acho que estas histórias permitem sempre reflexões interessantes e dão aquele nó bom no cérebro. Nó bom? Sim, é isso mesmo. Gosto desta sensação!
O livro “Do outro lado” leva-nos a uma reflexão sobre a ética do comportamento humano. Quanto estaremos dispostos a sacrificar por um bem maior? E já agora, pergunto eu, quem é ou o que deve ser considerado esse bem maior? Hum?
A experiência de leitura
Senti-me desde cedo atraída pela história. Antes ainda de ter o livro nas mãos. Enquanto o lia não parava de pensar na sua conclusão e onde é que aquilo ia dar. Ou seja, envolvi-me bastante.
No entanto, gostaria ainda de ter visto alguns temas mais desenvolvidos porque gosto muito do assunto e então não me importava que o livro fosse um bocadinho maior para haver mais explicação das teorias apresentadas e os acontecimentos não terem de acontecer tão rápido. Mas isto sou eu que sou entusiasta do tema! Percebo que para algumas pessoas esteja bem assim.
O livro parece que vai para um caminho mas depois começa a entrar por outro rumo. O que acaba por ser interessante mas infelizmente deixa algumas pontas soltas, peças desencaixadas e questões para as quais não temos respostas. (Eu tenho perguntas!!! Preciso saber coisas!!! Apesar de lamentar, reconheço que isto abre a possibilidade um dia a autora voltar a esta história.)
O final
O final é absolutamente inesperado. Surpreendeu-me. E apesar de deixar tantas coisas no ar (o que pode não agradar a quem não aprecia finais abertos) eu admito que gostei bastante. Torna o livro distinto.
Este livro é bastante visual, daria perfeitamente uma série e por isso sinto-me assim no final de uma temporada à espera que venha a segunda.
Se ficaram curiosos podem sempre adquirir o livro através do meu link de afiliada na Wook. Estarão a ajudar-me a ler mais e a trazer mais reviews!
Andreia Morais
É um dos livros que tenho na minha lista de desejos. Estou muito curiosa!